Daniel Ramos fez ao início da tarde desta quinta-feira a antevisão do jogo em Famalicão que abre amanhã, às 20H15, a 6ª jornada da Liga Betclic.
Recorde-se que o Arouca está sem vencer há cinco jogos, com duas derrotas, na Noruega para a Liga Conferência e no último jogo em casa, frente ao Casa Pia, e três empates (Vizela, Portimonense e FC Porto) pelo meio. Isto depois de um início de temporada com três triunfos consecutivos ante o Rio Ave para a Taça da Liga, o Brann e o Estoril, este na abertura do campeonato. Algo que não preocupa Daniel Ramos, como o próprio destacou logo no início das suas declarações.
"Isso é um facto, mas a verdade é que também estávamos há algum tempo sem perdermos antes de sofrermos aquele golo nos descontos com o Casa Pia… Isso não interfere naquele que é o nosso pensamento, que passa por irmos procurando fazer o nosso trajeto e somar vitórias e pontos. Dentro desta lógica, temos é de pensar no próximo adversário que é o Famalicão e temos de aproveitar este jogo para voltarmos a somar pontos. É com essa ideia que a equipa tem de se apresentar em campo, percebendo também o que fez de errado no último jogo ou nos últimos jogos em que não foi possível ganhar. Foi isso que fizemos nos últimos dias e foi com esse ponto de partida que preparamos este jogo com o Famalicão."
O treinador do Arouca, aliás, regista que este período de cinco jogos sem vitórias não tem interferência na equipa mesmo em termos anímicos e explica isso com argumentos: "Em condições um pouco mais normais, toda a gente percebeu que poderíamos ter nove pontos caso não tivéssemos sofridos os dois golos tardios que sofremos. Claro que isso faz parte, como é lógico, e também já ganhámos pontos a acabar os jogos, mas este passado recente diz-nos que podíamos ter agora mais pontos, apenas isso, pois em termos de performance a equipa tem sido idêntica. Daí a tabela ser enganadora, principalmente nesta fase da época, em relação às exibições que fizemos. Ou seja, não há uma relação direta entre os pontos e as exibições. Só nos resta ser muito realistas porque as exibições têm sido boas em termos gerais."
Daniel Ramos, todavia, reconhece que "neste último jogo faltou um pouco de agressividade ofensiva", mas olha "para o todo e esse é muito positivo porque a equipa tem vindo a jogar bom futebol e tem discutido os resultados." "A equipa tem demonstrado competitividade e vai continuar assim porque trabalha para isso e tem jogadores com qualidade que estão agora ainda a crescer dentro do coletivo e que querem dar certamente já uma resposta neste jogo com o Famalicão", assinalou o técnico dos arouquenses, destacando de pronto os predicados que encontra no adversário de amanhã.
"O Famalicão também é muito competitivo. Tem vindo a demonstrar ser uma equipa que não desiste, não tem um único golo sofrido de bola corrida, o que diz bem da sua forma de jogar e é a melhor defesa do campeonato. É uma equipa que tem estado muito sólida do ponto de vista defensivo, mas sempre com olhos pela baliza adversária e isso tem garantido um bom arranque. Estamos a contar com um jogo muito difícil ante uma equipa competente e muito bem orientada. Vamos com um plano de jogo para conseguirmos um bom resultado, mas teremos de correr muito, ser bem organizados, agressivos a defender e audazes a atacar. A nossa equipa tem de entrar em campo com essa convicção."
Daniel Ramos terminou a conferência de antevisão do jogo com o Famalicão a comentar um facto curioso, uma vez que foi ultrapassado por João Pedro Sousa como o técnico com mais jogos pelo… Famalicão, o adversário desta jornada. "Esse acaba por ser um dado natural para quem está a fazer um excelente trabalho como é o caso do João Pedro. No meu caso pessoal não escondo que também me dá satisfação e reconhecimento pela minha passagem muito boa de dois anos e quatro meses pelo Famalicão e numa altura em que oclube estava a pensar por um momento muito difícil e acabou por dar a volta por cima. Recordo-me que o Famalicão estava em zona de descida para os campeonatos amadores, só tinha na altura o Lixa atrás e esse foi um ponto de viragem. Desde aí, o Famalicão continuou a crescer a dá-me satisfação ter feito parte desta viragem na história do clube."
Refira-se que Quaresma e Tiago Esgaio estão ainda em dúvida para o jogo de amanhã. Daniel Ramos divulgou que os dois laterais vão realizar ainda um teste no treino matinal e por isso é que vai convocar mais atletas do que seria normal.