_
O AVS SAD recebe este sábado (20h30) o Moreirense com o objetivo de somar a primeira vitória no campeonato. João Henriques acredita que os jogadores vão responder à altura, mas deixou elogios ao adversário.
“É uma equipa muito estável, com 21 pontos na tabela. Está confortável, apesar de vir de um momento sem vitórias. Tem um ADN próprio, continuidade da época passada, e em todos os jogos é muito competitiva. Começaram bem a época, agora passam por um período menos positivo, mas continuam perigosos porque mantêm as mesmas ideias. É uma equipa que tem sempre os olhos na baliza adversária, muito sólida defensivamente, sabe quebrar os pontos fortes do adversário, até porque é a terceira equipa da Liga com mais faltas; sabem quando devem parar o jogo.”
Qualidade do adversário: “As individualidades estão lá. Têm um goleador em grande forma, o Schettine; o Dinis Pinto, o melhor em assistências, está muito bem; envolvem muito bem os laterais e médios, que dispensam apresentações. O Benny, que já passou por aqui, tem muita qualidade; o Alanzinho é um desequilibrador. A estrutura central e o guarda-redes, conheço bem o André Ferreira, é um conjunto de jogadores centrais que está junto há bastante tempo. E têm um treinador com ideias muito boas.”
Como contrariar: “Dar continuidade ao que temos feito nos últimos dois jogos: 45 minutos muito bons com o Nacional e um bom jogo com o FC Porto, onde fomos uma equipa sólida no processo defensivo. Vamos continuar a melhorar com toda a certeza. Os jogadores acreditam muito e é isso que nos dá alento para o próximo jogo.”
O que sentiram no Dragão: “Cada vez mais perto da primeira vitória, foi isso que vimos dentro de campo. A concentração da equipa foi um aspeto-chave. Sofremos o golo e soubemos manter-nos no jogo, algo que não acontecia antes. Fomos sólidos defensivamente, permitimos poucas situações ao FC Porto. A equipa sentiu-se confortável, organizada, confiante. É esse o AVS que, independentemente do adversário, tem de ser competitivo e procurar sempre os três pontos. Isso ficou claro.”
Momento da equipa: “Utilizei isso desde a minha entrada: estamos a iniciar o campeonato, temos 1 ponto em dois jogos, com exibição em crescendo. Temos uma teoria sustentada em dados: a tabela, muitas vezes, é mentirosa, porque não reflete a qualidade individual e coletiva das equipas, reflete resultados. Olhando para o nosso adversário de amanhã, tinha uma derrota e quatro vitórias nas cinco primeiras jornadas. Esses 12 pontos, transportando para nós, se os fizermos nas próximas cinco jornadas, vamos colar-nos aos outros. Se nos preocuparmos em crescer qualitativamente, tenho a certeza de que vamos vencer jogos. Tenho a convicção de que o campeonato português é difícil; as equipas que lutam pela permanência têm sequências de duas vitórias e depois voltam a perder. O que nos interessa é a sequência. Se continuarmos a trabalhar para melhorar a tarefa, respira-se saúde, porque sabemos fazer as coisas. Falta apenas o clique de sair um resultado positivo. Sabemos que, no final desta jornada, queremos ter 7 pontos. Se fizermos uma média de 1,4 pontos por jogo, vai dar, as contas não são difíceis.”
Reforço Adriel: “Os que cá estão têm feito um trabalho fantástico. Não é por falta de qualidade que vamos trazer jogadores novos, chegam para aumentar a competitividade interna e darem passos em frente. Quando chegam de novo, não trazem o peso do passado. Queremos aumentar a competitividade do plantel. Estamos muito satisfeitos com o trabalho dos outros guarda-redes. O Adriel vem com a sua qualidade, é um jogador que nos pode ajudar, mas tem de trabalhar como os outros e superar-se em termos de qualidade.”
Reforços: “O nosso foco é sempre o próximo jogo. Os nossos reforços são os que já cá estão. Os jogadores estão confiantes, têm qualidade. Sabemos que vamos entrar numa janela de mercado em que todas as equipas terão entradas e saídas, e não fugimos à regra.”
Por José Santos
Técnico quer vencer o Moreirense para iniciar a recuperação
Guarda-redes já treinou com o plantel
Os dados da GoalPoint
Tal como em Tondela, os dragões acordaram logo a abrir a 2.ª parte, bem a tempo de vencer o jogo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo