O apuramento do Bayer Leverkusen para a final da Liga Europa manteve o Benfica na corrida pelo acesso direto à fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, mas os resultados desta noite abriram uma outra porta para esse cenário para os encarnados, já que também o triunfo da Atalanta nessa final pode dar o passaporte milionário às águias. Mas com uma condição...
Comecemos pelo Bayer Leverkusen de Alejandro Grimaldo. Aí a conta é simples: se os alemães ganharem na final de Dublin, a 22 de maio, o Benfica entra diretamente para a fase de grupos. Por isso, a opção segura é os encarnados torcerem pelos alemães nessa partida. Aí não há volta a dar: as águias garantem os milhões da Champions de forma direta.
Quanto à Atalanta, uma vitória dos italianos nessa final pode também servir os interesses do clube da Luz, mas apenas se o conjunto de Bérgamo conseguir também ficar numa posição de apuramento direto para a Liga dos Campeões através da Serie A, ou seja, nos primeiros quatro lugares do campeonato (de momento está no 5.º, com menos um jogo e menos quatro pontos do que o 4.º, o Bolonha). Caso termine em 5.º ou pior, como Itália terá direito a uma vaga extra de performance do país, a Atalanta garante Liga dos Campeões via Liga Europa e uma sexta equipa da Serie A também se apurará para a fase de grupos de forma direta.
Contudo, há um dado importante a ter em conta: caso a Atalanta vença a Liga Europa, o Benfica provavelmente terá de esperar quatro dias para saber o seu destino, já que a Serie A se encerra depois da disputa da final da segunda prova da UEFA, a 26 de maio.
Saiba a quem entregará os pelouros se for eleito presidente das águias
Médio sente-se pressionado para corresponder às expectativas depositadas pelo clube
Avançado africano tece rasgados elogios ao treinador português
Antigo médio encarnado nota melhorias no rendimento da equipa comandada por José Mourinho
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português