_

Bernardo Silva lamenta falta de oportunidades no Benfica: «Quando cometem o erro de deixar a nossa geração toda sair...»

Bernardo Silva não renova contrato com o Man. City
• Foto: Lusa/EPA

Bernardo Silva voltou a abordar a sua ligação ao Benfica, nomeadamente, a importância que considera que depois de o deixarem sair a ele e aos colegas da mesma geração, é que se começou a perceber e a valorizar os jovens talentos oriundos do Benfica Campus. Em entrevista à DAZN, o jogador que está de saída do Man. City, recordou que a aposta nos jovens da casa na equipa principal arrancou depois disso. 

"Falando do Benfica especificamente, a formação do Benfica durante muitos anos passou por uma fase difícil em que não conseguia produzir os jogadores. E eu acho que se criou uma desconfiança na formação do Benfica durante muitos anos em que o jogador da formação não funcionava, não servia. E depois, quando cometem o erro de deixar a nossa geração toda sair, que depois acaba por ter muito sucesso, eu acho que foi um acordar para: ‘Calma aí, afinal a formação do Benfica se calhar serve.’ E eu acho que a geração a seguir à nossa já é aproveitada, quando olhamos, por exemplo, para o [João] Félix, para o Renato [Sanches], para o Gonçalo Guedes, são alguns exemplos e há mais, depois mais tarde ainda vêm mais. Vemos que, se calhar, a nossa geração serviu um bocado para voltar a acordar", anotou o internacional português, recordando, ainda, que os rivais levavam vantagem na formação quando deixou Portugal: "O Sporting não tanto porque o Sporting sempre conseguiu lançar e sempre conseguiu formar. O FC Porto não com a frequência do Sporting, mas também. Mas principalmente o Benfica para: Calma aí, o jogador da formação, se calhar nós temos aqui um... outro método de conseguir ter sucesso na equipa principal do Benfica e eu acho que foi bom". 

Olhando para trás, Bernardo Silva recordou alguns dos nomes com quem deu os primeiros passos no futebol e recorda a carreira de alguns deles, com destaque para Cancelo. "Eu tive muita sorte da minha geração. Tivemos muita malta que teve muito sucesso, em patamares diferentes, mas que teve muito sucesso. Olhando desde o Cancelo, que é da minha idade, e que tive com ele sete anos no Benfica, para depois outros colegas de equipa, como por exemplo o Fábio Cardoso, que fez um caminho diferente e depois acabou por ir para o Porto, ou o Bruno Varela, ou... ou mesmo rivais como o Bruno ou como o Palhinha. O Horta, um grande amigo, que acaba por sair do Benfica e agora faz um caminho espetacular no Braga e outros exemplos. Mas é bom ver que conseguimos tantos de nós ter sucesso e chegar onde queríamos chegar", finalizou o jogador que procura definir o novo clube até ao início do Mundial 2026. 

PUB

Por Valter Marques
9
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB