A candidatura 'Benfica Vencerá' liderada por João Diogo Manteigas apresentou neste domingo o seu programa. Ao longo de 172 páginas, o advogado que encabeça a Lista C expõe as ideias e projetos que pretende implementar caso seja eleito. "Apresento esta candidatura porque quero devolver ao Benfica tudo o que o Benfica já me deu. Faço-o com sentido de responsabilidade, com amor profundo ao clube, e com a convicção de que tenho a visão, a competência e a equipa para que este grandioso clube volte a conquistar a hegemonia no desporto nacional e a ser respeitado e temido na Europa. Apresento-me também por ser urgente recuperar a dignidade institucional, com uma atuação transparente, ética e séria, que prestigie o Benfica e o seu nome", escreve no manifesto.
Depois de frisar que o seu projeto "é ambicioso, mas realista; orgulhoso, mas humilde; virado para o futuro, mas honrando o passado glorioso", João Diogo Manteigas divide a sua proposta aos sócios em cinco pilares de ação fundamentais - desportivo, associativo, institucional, empresarial e infraestrutural -, fazendo um apelo direto ao voto. "Escolham o futuro e não o passado. A coragem negando o comodismo. A renovação afastando a repetição", frisa, acrescentando: "Lidero uma candidatura e equipa de rotura geracional, estrutural e total com as últimas décadas do clube, com a experiência e conhecimento do meio desportivo e do futebol necessárias a implementar desde o primeiro dia tudo a que nos propomos."
Depois, o candidato detalhou os vetores principais do seu projeto. "O pilar desportivo é o centro do projeto, que privilegia uma real aposta na formação, na captação e desenvolvimento dos melhores jovens atletas. O objetivo major é garantir a competitividade e sucesso contínuos do Sport Lisboa e Benfica, assegurando que se reafirma como líder no setor desportivo nacional e internacional, alcançando títulos e proporcionando desempenhos e espetáculos ao mais alto nível e qualidade aos seus sócios e adeptos", explica o advogado.
Quanto ao pilar associativo, "visa restaurar e reforçar a ligação entre o Benfica e os sócios, verdadeiros donos do clube e quem o tornou ímpar no panorama desportivo mundial". Comunicar mais, adotar programas de benefícios, valorizar a participação dos associados nas decisões e promover campanhas de angariação de novos sócios e readmissão de antigos são algumas das medidas a aplicar.
Na vertente institucional, Manteigas pretende "reforçar a liderança construtiva junto das instituições do desporto em Portugal, mantendo-se como exemplo de ética, transparência e modernidade dentro e fora de campo, e contribuindo ativamente para o progresso do futebol português e ecletismo no país". "O Benfica deve liderar a urgente e necessária reformulação dos quadros competitivos, defender intransigentemente os direitos dos adeptos e promover os seus valores de solidariedade, respeito, honestidade, dedicação e fair-play", acrescenta o líder da Lista C.
No que diz respeito ao pilar empresarial, o candidato traça como meta "a sustentabilidade económica e financeira do universo Benfica, assente numa gestão eficiente, com vista à otimização da estrutura do grupo", apontando algumas prioridades: "É imperativo reestruturar a dívida de cada entidade, em particular do clube e da SAD. A negociação do Naming do Estádio, a internacionalização da comunicação e o programa Red Points são exemplos do aumento e diversificação das fontes de receita pretendidos."
Já na vertente das infraestruturas João Diogo Manteigas salienta "os planos de expansão do Estádio da Luz e do Campus do Seixal", deixando uma garantia. "O Benfica nunca construirá só por construir, e todas as medidas relativas a infraestruturas terão, logicamente, particular foco em facilitar a perpetuação do sucesso desportivo", sublinha o candidato no manifesto do seu programa eleitoral.
Presidente e treinador no Campus para verem nomes como Banjaqui, José Neto e Anísio Cabral frente ao Felgueiras
Celebração do plantel frente ao Real Madrid, na vitória por 4-2, presente nos dois locais
Lateral sueco passou Aursnes em termos de utilização, tendo falhado apenas um dos 41 jogos oficiais das águias
Logo no relvado, técnico confortou ucraniano pelo erro cometido que permitiu o golo do Santa Clara
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Vitória na final (1-1 e 8-7 por pontapés da marca de penálti) diante do Al-Muharraq de Nandinho
Ortopedista que operou Ibra ou Benzema esteve em Portugal e destaca a evolução no tratamento da lesão