DUAS coisas destacam Leonardo da maioria dos jogadores: o currículo e a queda para os idiomas. O defesa/médio do Milan AC já ganhou, a nível de clubes, duas Taças dos Libertadores da América, duas Taças Intercontinentais e um campeonato da Série A italiana, e, a nível de selecções, uma Copa América e um Mundial de futebol. Pelo meio, aprendeu castelhano, japonês, francês e italiano, que juntou ao inglês, que estudara na escola, e ao português.
Leonardo nasceu em Niterói, nos arredores do Rio de Janeiro, fruto de uma família muito mais abastada e informada que a da maioria dos futebolistas brasileiros. Começou, no entanto, nas escolas do clube mais popular do Rio, o Flamengo, clube do qual se diz, ainda hoje, adepto. Mudou-se no princípio da década para o São Paulo FC. Em boa hora, porque encontrou o tricolor paulista na melhor fase da sua história e ganhou tudo.
Seguiu-se uma aventura na Europa (Valencia) antes do regresso ao Brasil, em 93. No ano seguinte, integra a selecção campeão do mundo, nos EUA, com Romário, Bebeto e Dunga. O maior êxito da carreira traz-lhe, todavia, más recordações: no jogo dos quartos-de-final com a equipa da casa agrediu com uma cotovelada o americano Tab Ramos e foi suspenso até final da prova.
Passou depois pelo Japão e por França até chegar a Itália, onde se sagrou vencedor do "scudetto". Num ano em que marcou doze golos e que consolidou a sua mudança de posição no campo: de lateral passou a médio ofensivo.
Quem é quem
Nome: LEONARDO Nascimento de Araújo
Data de nascimento: 05/09/69
Local de nascimento: Niterói, Brasil
Idade: 31 anos
Posições: lateral-esquerdo e médio-ofensivo
Altura: 1,77 m
Peso: 1,74 Kg
Clubes: Flamengo (87, 88 e 89), São Paulo (90, 91 e 93), Valência (91/92 e 92/93), Kashima Antlers (94, 95 e 96), Paris Saint-Germain (96/97), Milan (97/98, 98/99, 99/00 e 00/01)
Títulos: 1 Campeonato de Itália (98/99), 2 Taças dos Libertadores (92 e 93), 2 Taças Intercontinentais (92 e 93), 1 Copa América (97), 1 Mundial (94)
Internacionalizações: 54
Acompanhe as incidências do jogo em atraso da 1.ª jornada da Liga Betlic
Águias e vila-condenses acertam o calendário esta terça-feira, em jogo relativo à 1.ª jornada da Liga
Canididato apresenta já medidas que quer ver incluídas
Ex-internacional holandês, vencedor da Champions em 2010 pelo Inter - sob o comando de Special One -, falou ao 'De Telegraaf'
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar