João Noronha Lopes, antigo candidato à presidência do Benfica, anunciou esta terça-feira, nas suas redes sociais, a constituição de uma comissão de sócios que estão a trabalhar na "revisão dos atuais estatutos" no clube da Luz, garantindo que não está "contra ninguém, apenas a favor do Benfica".
"Num momento em que as sociedades são cada vez mais exigentes em relação às práticas democráticas, o Benfica tem o dever de honrar o seu passado pluralista e a sua tradição da participação associativa", começou por dizer. "Para tal, é fundamental avançar para uma revisão dos atuais estatutos. Como um processo bem ponderado e que envolva os associados, sem exceção. Não estamos contra ninguém, mas a favor do Benfica", referiu.
"A história do Sport Lisboa e Benfica assenta num percurso marcadamente popular. O clube fez-se popular porque foi, desde a sua fundação, profundamente democrático e interclassista: um clube de todos e para todos.
Num momento em que as sociedades são cada vez mais exigentes em relação às práticas democráticas, o Benfica tem o dever de honrar o seu passado pluralista e a sua tradição de participação associativa. Mas tem também de levar mais longe a democracia interna, aproximando-se das melhores práticas societárias e associativas a nível nacional e global. Deve modernizar e introduzir mais transparência nas normas que o regulam como instituição de referência e, nessa modernização, ajustar os modelos de funcionamento e de gestão existentes.
Para tal, é fundamental avançar para uma revisão dos atuais estatutos. Como um processo bem ponderado e que envolva os associados, sem exceção.
O primeiro passo deste processo consistirá numa proposta de uma comissão de sócios do clube, que muito me honram terem aceitado o meu convite.
Não estamos contra ninguém mas a favor do Benfica. A proposta que resultar do trabalho desta comissão não será um texto fechado, mas sim um documento aberto à discussão com outros projetos que já tenham sido ou venham a ser apresentados.
Este documento será ainda objeto dum debate alargado com todos os associados, antes de ser submetido à discussão e votação em futura Assembleia Geral do Clube, de acordo com as normas estatutárias.
A comissão, que já se encontra a trabalhar, é composta pelos seguintes associados:
António Bagão Félix - sócio 6102, economista
João Almeida Loureiro- sócio 2541, sócio de mérito, magistrado judicial aposentado.
Manuel Santos Vítor- sócio 3378, advogado
Carlos Perdigão- sócio 4247, advogado
Luís Pedro Duarte- sócio 5436, gestor
Luis Tiago Almeida- sócio 12404, gestor
Viva o Benfica!
João Noronha Lopes, sócio 5001
Augusto Melo, presidente do clube brasileiro, confirmou as negociações com o Benfica
Declarações de Vítor Murta ao 'Podcast Axadrezado-Especial de Natal'
Gerard Struber abordou momento do Benfica e críticas ao alemão
Rui Costa criticou gesto obsceno do brasileiro
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Emblema turco anunciou medidas drásticas em comunicado esta segunda-feira
O que era suposto ser uma partida entre amigos, virou campo de batalha...
Shohei Ohtani ruma aos Los Angeles Dodgers