O Benfica não foi além do segundo lugar da Liga Portugal Betclic na última temporada, e, por isso, falhou a entrada direta na tão ambicionada Liga dos Campeões. Mas ainda tem possibilidades de entrar na fase regular. Para tal, terá de ultrapassar duas eliminatórias de acesso à principal prova do futebol europeu.
E é amanhã que os encarnados irão conhecer qual o primeiro obstáculo que terão pela frente para lá chegar. O sorteio da terceira pré-eliminatória realiza-se esta segunda-feira, em Nyon, na Suíça, a partir das 11 horas e as águias estão no pote dos cabeças de série, tal como o Feyenoord, o Club Brugge e o Rangers e o Panathinaikos, que ainda irão defrontar-se na segunda pré-eliminatória de acesso à Champions.
Mas, para amanhã, o que interessa é saber quais os quatro possíveis adversários das águias para a terceira pré-eliminatória: Os franceses do Nice, os turcos do Fenerbahçe (equipa liderada por José Mourinho), além dos vencedores do Viktoria Plzen-Servette e do Brann-Red Bull Salzburgo, jogos referentes à 2.ª pré-eliminatória, que irá começar a disputar-se esta semana.
O Nice terminou em quarto lugar do campeonato francês, a apenas um ponto do Monaco, que já teve entrada direta na Liga dos Campeões. Já o Fenerbahce chegou a esta fase de acesso à Champions depois de ter alcançado o segundo lugar da liga turca, a 11 pontos do campeão Galatasaray, mas com mais 20 do que o Samsunspor, o terceiro classificado. Estes são, do ponto de vista teórico, os adversários mais exigentes para as águias.
Os noruegueses do Brann e o Red Bull Salzburgo vão medir forças, depois de terem ficado em segundo lugar dos referidos campeonatos, tal como os checos do Viktoria Plzen e os suíços do Servette. Os encarnados ficarão amanhã a saber quem terão de defrontar na terceira pré-eliminatória, que irá disputar-se a duas mãos, nos dias 5/6 de agosto (1.ª mão) e 12 do mesmo mês (2.ª mão).
Se o Benfica ultrapassar esta fase, terá ainda o playoff para depois entrar na fase regular da Liga dos Champions. Esse é o principal objetivo dos encarnados, pois, além do prestígio, permitirá um enorme e essencial encaixe financeiro para os cofres. Na temporada transata, a participação na competição rendeu 71,8 milhões de euros.
Amanhã, na mesma altura, também o Sp. Braga e o Santa Clara irão ficar a conhecer os possíveis adversários das terceiras pré-eliminatórias da Liga Europa e Liga Conferência, respetivamente. Mas as duas equipas ainda terão de lá chegar, uma vez que os arsenalistas terão de ultrapassar os búlgaros do Levski Sofia na segunda pré-eliminatória da Liga Europa, enquanto que os açorianos terão ainda pela frente os croatas do NK Varazdin.
Acompanhe todas as incidências do encontro da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal
Encontro da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal agendado para as 20h30
Cirurgia para tratamento da fratura do tornozelo esquerdo realizada esta sexta-feira
Avançada do Benfica na convocatória para os jogos decisivos com a Alemanha
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa