_
O antigo defesa do Benfica Paulo Madeira disse esta sexta-feira estar "convencido e confiante" num bom resultado dos encarnados no clássico de domingo, frente ao FC Porto, a contar para a Liga Betclic.
"O Benfica está numa onda muito positiva, está a jogar bem e a ganhar. Estou convencido e confiante de que vai trazer um bom resultado [do Estádio] das Antas [do Dragão]", afirmou o antigo internacional português, ao antecipar o encontro em declarações à agência Lusa.
Como "qualquer jogo", o embate da sétima jornada "vale apenas três pontos", mas carrega consigo "uma curiosidade": é que "as duas equipas estão muito bem" neste arranque de época 2026/27.
"O Benfica está moralizado, o [FC] Porto tem vindo a ganhar praticamente todos os jogos do campeonato. Vai ser um jogo daqueles, interessante de acompanhar e de ver, porque, seguramente, vai ser um bom espetáculo", vaticinou.
Com 16 desafios disputados com a camisola encarnada frente ao FC Porto, Madeira projetou ainda "um jogo com golos" e um triunfo do Benfica por "2-1".
Ressalvou que, independentemente do que acontecer, "à sétima jornada ninguém pode dizer que uma equipa ou outra possa ser campeã", admitiu que "quem ganhar, obviamente, vai ganhar um alento extra" para o resto da época, mas colocou alguma 'água na fervura' do entusiasmo dos adeptos.
"As coisas estão a correr bem, o Benfica está, cada jogo que passa, a ganhar, mas também não comecemos já a embandeirar em arco [a dizer] que o Benfica vai ser campeão. Está a ter um bom desempenho, a jogar bem, a ganhar e espero que continue nesta onda positiva", disse o antigo central à agência Lusa.
"Onda positiva", essa, que incluiu um triunfo na visita ao AC Milan, na quarta-feira, na estreia na fase de liga da Liga Europa, com um onze composto, maioritariamente, por jogadores até então pouco utilizados.
Um dado que "moraliza também quem tem vindo a jogar pouco, como [o guarda-redes] Trubin", a quem a vitória em Itália "vem dar moral" e dizer que "o treinador conta com todos".
"Neste momento, a equipa deve estar muito moralizada. O próprio Marco [Silva] deve estar um bocado baralhado [quanto a] qual será a equipa que poderá apresentar nas Antas [no Dragão]. Mas [seja qual for] a equipa que apresentará, dará uma resposta bastante positiva", antecipou.
Instado, depois, a indicar quem poderá resolver o clássico, Madeira, que participou no triunfo dos 'encarnados' no antigo Estádio das Antas, por 2-0, com um bis de César Brito, em 1990/91, lembrou que "este tipo de jogos, muitas vezes, decide-se ao pormenor".
"Num lance de bola parada, eventualmente numa jogada de um ou outro jogador com mais inspiração. Normalmente, é neste tipo de lances que se decidem estes jogos", anotou.
Paulo Madeira representou o Benfica entre 1989/90 e 2001/02, período interrompido apenas por uma época de empréstimo ao Marítimo (1993/94) e duas temporadas no Belenenses (1995/96 e 1996/96). Após o Benfica, fez uma temporada no Fluminense (2023), no Brasil, e fechou a carreira no Estrela da Amadora (2003/04).
Neste percurso, disputou 23 encontros frente ao FC Porto, com um saldo de cinco vitórias, oito empates e 10 derrotas.
O Benfica visita o FC Porto no domingo, em partida da sétima jornada da Liga com início previsto para as 20H30, no Estádio do Dragão, no Porto, e arbitragem de Miguel Nogueira (AF Lisboa).
Os azuis e brancos lideram o campeonato com 18 pontos, resultantes de um pleno de seis triunfos, enquanto os encarnados seguem logo atrás, com 16, fruto de cinco triunfos consecutivos e um empate na jornada inaugural da competição, na Luz, frente ao Académico de Viseu.
Se vencer, a equipa orientada por Marco Silva assume a liderança da I Liga, com um ponto de vantagem sobre os dragões, mas estes também podem distanciar-se e deixar o rival a cinco pontos caso vençam e mantenham o pleno de triunfos na competição.