1/2
Rui Costa considera que o Estádio da Luz antigo, que foi demolido em 2003, tinha um encanto especial, ainda que sublinhe que o atual é "um dos estádios mais bonitos e modernos do Mundo do futebol, o que se procura neste momento".
"Independentemente de ter tido o prazer de jogar muitos jogos neste e ser um estádio lindíssimo, o outro tinha uma magia que era inigualável. Dificilmente, um jogador que tenha jogado nos dois estádios não falava do velhinho estádio da Luz com uma paixão e um carinho tremendo. Sobretudo, recordando jogos em que esse estádio estava cheio. Só a enormidade do estádio já te assustava, mesmo vazio. Agora imagina-o completamente lotado, a energia que dava à equipa da casa. Muitos jogos naquele estádio foram ganhos assim: com a multidão, pelo inferno da Luz, pela paixão das bancadas que vinha para dentro de campo. Era fantástico", vincou em declarações no documentário 'Copa 90 Stories' divulgado este domingo.
Mundial sub-20
"Um desses jogos com a Luz completamente lotada foi no Mundial sub-20 e a sua final. Tive o prazer de ganhar a Liga dos Campeões, de ganhar muitas competições, de poder jogar num dos melhores clubes do Mundo para além do Benfica, o Milan. Quando chegou essa altura e quando ganhei a Champions, já estava pronto para a ganhar. É o título mais importante que tenho na minha vida, evidentemente, ao passo que no Mundial sub-20 nenhum de nós está pronto para aquilo. [Na altura] estou emprestado ao Fafe pelo Benfica e na jogava para 200, 300, 500, 2000 ou 3000 pessoas, na melhor da hipóteses. Naquele dia, estava a jogar para 130 mil. O barulho que vinha das bancadas era arrepiante. Era assustador até para nós, garotos de 19 anos. Chegámos a dizer: ‘Para onde é que nós vamos?’ Ser campeão do Mundo sub-20, no Estádio da Luz, contra o Brasil, o maior expoente do futebol mundial, marcar o penálti decisivo que nós dá o Mundial para Portugal… Nem a sonhar, o melhor quadro teria saído tão perfeito. A medalha desse Mundial, ainda hoje e depois de te ganho a Champions, continua a ser a distinção que tenho como ganha com mais carinho na minha vida"
Retirada no Benfica
"O que estava planeado com o Benfica era eu ser substituído pouco antes do jogo acabar, para a ovação. No final, faria a volta olímpica, de honra, e despedir-me-ia das pessoas. Era agarrar nos meus filhos assim que saísse do relvado e chamar o meu pai para lhe dar a minha última camisola. Depois, sou chamado ao meio do campo para falar e despedir-me das pessoas. Metem-me o microfone à frente e não sabia o que havia de dizer. ‘Acabei aquilo que comecei a fazer com 9 anos de idade mas em vez de chorar vou rir, rir muito porque acabei onde mais sonhei acabar, no Benfica. Acabo cansado e exausto mas acabo muito feliz. No meu estádio e no meio da minha gente. Obrigado’. Isto, por mais anos que passe, é dos dias mais felizes da minha vida mas é, sem dúvida, o dia mais triste da minha vida."
Por Flávio Miguel SilvaAcompanhe todas as incidências do encontro da Liga Betclic
Encontro está marcado para as 18 horas no Estádio da Luz
Antigo assessor dos encarnados sublinha os problemas que os sócios estão a ter ao tentar votar na app e no site
O antigo avançado do Benfica admite que esteve envolvido nas negociações
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Avançado de 44 anos continua sem vontade de terminar carreira
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Jovem de 18 anos bateu Ryan Searle nas meias-finais