Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

Benfica

Benfica

20:15

12 setembro

Santa Clara

Santa Clara

09/03/2025

Novos estatutos do Benfica aprovados de forma clara em Assembleia Geral

Mais de 8 mil sócios encarnados exerceram o seu direito ao longo do dia no Pavilhão da Luz e 91% votou a favor

00:54 09.03.2025

Rui Costa: «Benfica está, a partir de hoje, blindado por uns estatutos mais modernos e mais robustos»

O comunicado de Rui Costa após a aprovação dos estatutos:

"Enquanto Presidente do Sport Lisboa e Benfica quero congratular todos os sócios por este momento definidor para o futuro do Clube: a aprovação de novos Estatutos.

É para mim importante nesta altura sublinhar a enorme expressão democrática que presidiu a todo este processo, desde o primeiro momento, e ao longo de todo o tempo, com contributos de diferentes visões para o nosso Benfica, a par de uma ativa e empenhada participação dos sócios, num envolvimento sem precedentes na história do Sport Lisboa e Benfica.

No momento em que se cumpre uma das premissas mais importantes do mandato desta Direção, quero agradecer com particular relevância a todos os elementos da Comissão Inicial de Revisão dos Estatutos, ao antigo vice-presidente Jaime Antunes pela coordenação dos trabalhos e aos vários interlocutores de diferentes sensibilidades que contribuíram para a Proposta Global Final de Consenso.

É-me imperativo, igualmente, deixar uma palavra de significativo apreço e gratidão ao antigo presidente da Mesa, Fernando Seara, e ao atual presidente da MAG, José Pereira da Costa, pelo papel relevante que desempenharam na condução dos trabalhos que nos trouxeram até aqui, bem como a todos os sócios presentes nas diferentes assembleias gerais e cujo contributo tornou ainda mais viva a nossa discussão.

Estou convicto de que o Sport Lisboa e Benfica está, a partir de hoje, blindado por uns Estatutos mais modernos e mais robustos na defesa e na afirmação da sua essência: o seu singular traço associativo e a sua imensa glória.

No fundo, um Sport Lisboa e Benfica mais bem preparado para enfrentar e vencer os desafios do futuro.

O Benfica está de parabéns!

Viva o Sport Lisboa e Benfica."

00:03 09.03.2025

Novos estatutos do Benfica aprovados de forma esmagadora

Os sócios do Benfica não tiveram dúvidas e uma larga maioria votou a favor dos novos estatutos do clube da Luz. José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, apresentou os números e revelou que os novos estatutos tiveram 91 por cento de votos a favor e apenas 9 contra. No total, 162.780 votos aprovaram o novo regulamento dos encarnados e 16.144 não desejavam romper com os estatutos que vinham desde 2010.

Estratificando os sócios, de acordo com os dados revelados pela MAG, dos que tinham direito a um voto, só 24 votaram contra, enquanto 1.060 aprovou os novos estatutos. Nos 5 votos, houve 7.720 a favor e 390 contra, enquanto nos 20 votos, registaram-se 63.500 votos a favor e 4.680 contra. No que diz respeito aos 50 votos, a diferença também foi substancial: 90.500 votos a favor e 11.050 votos contra.

23:50 08.03.2025

«A sala não está preparada para ter sócios»: Pereira da Costa recusa ceder a pedidos e protesto

Concluída a votação da proposta final dos novos estatutos do Benfica, José Pereira da Costa explicou como se processa a contagem e apuramento dos resultados. O presidente da Mesa da Assembleia Geral dos encarnados recusou ter sócios a assistir à proclamação dos resultados no pavilhão n.º 1 da Luz, apesar das pressões, e revelou que houve um protesto que ficou lavrado em ata.

 

"Ao longo do dia, alguns sócios, não muitos, questionaram-me e há um protesto. Queriam assistir à proclamação dos resultados. Não podemos permitir nem o vamos fazer, apesar da insistência desse protesto, que, aliás, está lavrado. E não o fazemos por uma questão muito simples. Estiveram aqui trabalhadores até às 5 da manhã, depois estivemos nós e os escrutinadores, uma equipa enorme. A sala não está preparada para ter sócios. E mesmo que estivesse tinha de ser garantida a integridade do processo deliberativo e dos votos", explicou, à BTV. "Foi dia de jogo, houve especiais medidas de segurança, que ainda estão em prática. Mal tenha os resultados finais e definitivos, anunciá-los-ei", acrescentou.

Pereira da Costa, que falava antes das das 23h30, estimou que a contagem deve demorar "menos de três horas", numa altura em que se procedia à abertura das urnas. "Não se prolongará noite dentro", deixou claro, elogiando todos os que estiveram envolvidos na assembleia geral extraordinária deste sábado. "Está tudo a correr como planeámos", congratulou-se, destacando a participação de mais de 8.000 sócios. "Votou um bom número de sócios. Somos o maior clube de Portugal e do Mundo e não sei se haverá na história um tão grande número de sócios a votar num processo deliberativo."

Pub
22:47 08.03.2025

Urnas fechadas: votaram 8.241 sócios

Urnas encerradas: um total de 8.241 sócios do Benfica exerceram o seu direito nesta Assembleia Geral Extraordinária.

18:13 08.03.2025

Boa afluência: votação de Estatutos a decorrer na Luz

Pub
13:17 08.03.2025

Número de votantes até às 12h30: 1.637

13:16 08.03.2025

Marco Galinha: «Gostava de ver o Benfica campeão e o ruído não ajuda nada»

"O Benfica sempre foi uma casa da democracia mesmo na ditadura sempre teve eleições livres. Foi sempre um exemplo mesmo nos períodos mais difíceis deste país. Voltei a favor com esse princípio.

Sempre disse que não era candidato porque não tenho tido o apoio da familia, contudo não faz sentido ser candidato se este passo não for dado, não tenho ânsia nem correria alguma de ir para onde quer que seja mas este passo é fundamental, sem a aprovação dos estatutos tecnicamente não era possível.

Aprovando os estatutos, estando reunidas as condições, penso que si.  Não vejo condições para que não mas gostava de ter o apoio da família, o que até hoje não senti. E digo porquê. Infelizmente há muitos interesses, ódios, nas redes sociais, pessoas com agendas próprias ou pagam-lhe para isso e isso não representa a boa vontade de ser benfiquista e da democracia do Benfica. Não estou à procura de lugar algum nem voo algum mas este passo é fundamental para fazer uma reflexão profunda se é para avançar ou não."

Se não avançar há alguém do movimento que possa avançar?

"Qualquer pessoa é livre para a avançar. O movimento tem pessoas muito boas capazes disso."

Luís Filipe Vieira faz parte de Movimento?

"Não, nunca fez."

Tem apoio de Luís Filipe Vieira?

"Nunca senti que tinha ou deixava de ter. Nunca falei sequer sobre isso com ele".

Varandas Fernandes tem falado de Luís Filipe Vieira...

"Ocupo-me muito a trabalhar no dia a dia, tenho mais de 80 empresas para gerir ou controlar e isso impede-me de dar a atenção devida a fait-divers. O doutor Varandas Fernandes é uma pessoa muito competente, se disse isso deve ser verdade."

Aprovando os estatutos, quando é que pensa desfazer o tabu?

"O Benfica primeiro tem o campeonato nacional, gostava de ver o Benfica campeão e o ruído não ajuda nada. Esperamos quer o Benfica ganhe com o menor ruído possível. Na altura devida será apresentada a decisão."

12:42 08.03.2025

Marco Galinha e 'Bibi' já votaram

Os empresários Marco Galinha e Vítor Santos, mais conhecido por 'Bibi’, já exerceram o direito de voto.

Pub
12:24 08.03.2025

Ambiente de tranquilidade

O ambiente segue de tranquilidade junto ao Pavilhão n.º 1 da Luz. A afluência decresceu um pouco na última meia hora e a votação segue sem demoras

11:34 08.03.2025

Duas horas depois do arranque da votação, continua a ser grande a afluência. Os sócios chegam de guarda-chuva aberto em sentido único rumo ao voto e o ambiente continua a ser de tranquilidade. Alguns envergam cachecóis, outros casacos do Benfica, face ao frio que se faz sentir.

10:22 08.03.2025

Chuva continua a não dar tréguas

Pub
10:21 08.03.2025

Presidente da Mesa da AG: «Contamos com uma grande afluência»

presidente da mesa da AG, José Pereira da Costa, fez um primeiro balanço à BTV de como está a decorrer o processo de votação: "Está a correr muito bem. Às 9H30, infelizmente com bastante chuva, já tínhamos uma fila de sócios que está a fluir rapidamente. Há uma grande afluência, contamos com um dia de muita participação. Recebi inúmeras mensagens de sócios a congratularem-se com este exercício de poder ver o que se passa [transmissão do Benfica, em direto de dentro do pavilhão, como pode ver acima]. É um dia intenso".

Votação em dia de jogo dedicado às Casas: "Era uma promessa da Mesa fazer esta experiência de coincidir com dia de jogo. Contamos com uma grande afluência muito perto da hora de jogo [18 horas], contamos com isso. A fila de votação só encerra às 22H30 para que, mesmo aqueles que não podem vir antes do jogo, poderem votar depois. E atenção que não é preciso ficar aqui dentro: é entrar e votar. Esta não é uma AG de discussão, é de deliberação, por isso não é preciso estar o dia todo".

Conselhos logísticos: "Venham mais cedo por causa do estacionamento. Quem não vem ao jogo não venha à hora da partida votar. Não prevemos que as filas tenham mais de um quarto de hora"

Votação no Dia Internacional da Mulher: "O Benfica é uma democracia desde 1904 e as mulheres sempre tiveram participação democrática. Ainda não participavam na vida política portuguesa e já participavam na vida associativa do Benfica. As mulheres benfiquistas, celebrando o estatuto de igualdade, virão votar e levam um grande abraço da Mesa!"

09:42 08.03.2025

«Achas que vão ser aprovados?»

Os sócios vão chegando a conta-gotas e as conversas acabam por dar ao mesmo: as expectativas para a AG, a aprovação ou não dos estatutos, "és a favor ou contra?" como a reportagem de Record pôde testemunhar.

O processo de votação está a decorrer de forma célere.

09:34 08.03.2025

Começam a entrar (e a votar!) os primeiros sócios

Arranca a votação! No Pavilhão n.º 1 da Luz já começaram a entrar os primeiros sócios.

Pub
09:24 08.03.2025

Ambiente ordeiro

A menos de 10 minutos da hora prevista do arranque da votação, são cerca de 70 os sócios do Benfica que aguardam para entrar no pavilhão. O ambiente é ordeiro e de calma...

08:51 08.03.2025

Manhã de chuva na capital

Lisboa acordou este sábado com muita chuva, pelo que são muito poucos os sócios que se encontram ainda junto ao Estádio da Luz.

08:47 08.03.2025

As principais alterações propostas

Limitação de mandatos

Os presidentes dos órgãos sociais só podem candidatar-se a três mandatos ininterruptos, de quatro anos cada. Atualmente, não há limitação de mandatos.

Candidatura

Um sócio efetivo com 15 anos ininterruptos de filiação e com 35 anos de idade no mínimo pode ser candidato a presidente do clube da Luz. Os estatutos atuais obrigam a ter pelo menos 25 de filiação e 43 de idade.

Remuneração

É das principais alterações previstas. O montante global das remunerações fixas e variáveis da totalidade dos membros da Direção não pode ultrapassar os 0,5% do valor da faturação consolidada de todas as sociedades participadas pelo Benfica.

Comissão de Remunerações

Na proposta dos novos estatutos, está prevista uma Comissão de Remunerações, eleita para mandatos de quatro anos. Também aqui há limitação de mandatos e requisitos para se poder concorrer.

Voto eletrónico

Foi uma novidade introduzida nas eleições de 2006, mas nos últimos atos gerou muita desconfiança. Com os novos estatutos, o voto eletrónico só será possível em complemento do físico, "desde que decidido por unanimidade dos representantes das listas concorrentes".

Fim dos votos das Casas

Foi um ponto polémico e aprovado na última sessão da discussão na especialidade, em dezembro passado. Se houver maioria de 75 por cento, as Casas do Benfica deixam de poder votar. Agora, têm direito a 50 votos, à semelhança do que acontece com os sócios mais antigos.

Número de votos

A proposta que vai a votos prevê uma redução na diferença de votos, entre os sócios mais recentes e mais antigos: 3, 10, 20 e 50 são os escalões sugeridos. Atualmente, são de 1, 5, 20 e 50 votos.

Listas separadas

Em caso de aprovação dos novos estatutos, as candidaturas aos órgãos sociais far-se-ão através de listas separadas. Até agora, os sócios têm votado em listas únicas.

Segunda volta

Se nenhuma lista atingir a maioria absoluta dos votos expressos, haverá uma segunda volta com as duas mais votadas no prazo de 15 dias.

Queda da Direção

Em caso de dois chumbos do mesmo relatório e contas, a Direção cai e serão convocadas eleições intercalares para esse órgão. Com os estatutos atuais, não há qualquer consequência.

Assembleia geral

Os novos estatutos dão à assembleia geral o poder de "autorizar a Direção a contrair empréstimos, a realizar outras operações de crédito ou prestar garantias, quando o seu valor acumulado exceda um milhão de euros, no período do mandato". Com os novos estatutos, bastarão 10 mil votos para se requerer uma AG extraordinária.

Três assembleias

O clube da Luz terá uma terceira assembleia geral, em caso de aprovação dos novos estatutos. Além das do orçamento e do relatório e contas, haverá uma para  debater a época desportiva. As reuniões magnas serão realizadas em dias não úteis e convocados com 30 dias de antecedência.

Pub
08:46 08.03.2025

30 postos de check-in e 20 urnas: tudo sobre a logística

Terminado o período de consulta, a votação foi marcada para hoje. Haverá 30 postos de check-in e 20 urnas, onde serão depositados os votos. Para votar, precisa de apresentar os cartões de sócio e de cidadão. A votação também trará luz sobre as próximas eleições.

O advogado Cristóvão Carvalho e o empresário Marco Galinha só poderão concorrer com os novos estatutos. Explicando: o primeiro tem 21 anos de filiação e o segundo 20. Ora, os atuais estatutos obrigam a ter 25 anos de filiação ininterruptos e 43 de idade. Já João Diogo Manteigas, o primeiro a anunciar a candidatura, não poderá concorrer com os atuais estatutos, em caso de antecipação, uma vez que completará 43 anos no início de outubro. Com os novos estatutos, poderá ser candidato, com ou sem antecipação.

08:44 08.03.2025

A proposta de consenso foi aprovada na generalidade em setembro passado, numa sessão que teve demissão. Seara não gostou que os sócios tivessem votado a alteração da metodologia aprovada antes e bateu com a porta. Mas isso não impediu os sócios de fazerem acertos na especialidade, processo que se concluiu em dezembro passado.

08:44 08.03.2025

Discussão que dura... e dura

As alterações à carta magna do clube começaram a ser discutida ainda antes das últimas eleições, mais de dez anos depois da anterior revisão estatutária. Esta foi, aliás, uma das bandeiras de Rui Costa na campanha eleitoral de 2021. Pouco depois de ter sido eleito, avançou com a constituição da referida comissão, coordenada pelo ex-vice-presidente Jaime Antunes e constituída pelos sócios António Bagão Félix, João Almeida Loureiro, João Pinheiro, João Varandas Fernandes, Fernando Neves Gomes e Raquel Vaz-Pinto, representando várias sensibilidades.

Não foi um processo fácil e obrigou a cedências. A proposta da comissão sofreu alterações quando chegou à direção. Mais tarde, o presidente da Mesa da Assembleia Geral na altura, Fernando Seara, promoveu e mediou reuniões, em julho de 2024, entre os subscritores das três propostas recebidas: Comissão, movimento 'Servir o Benfica' e a própria Direção. Destes encontros, saiu um texto de consenso.

Pub
08:43 08.03.2025

Pavilhão a preparar-se para abrir portas...

08:43 08.03.2025

As principais mudanças

Mesmo que haja dúvidas quanto à legalidade do artigo 66.º, nomeadamente a alínea sobre a constituição do Conselho Fiscal da SAD (o documento, em caso de aprovação, ainda será analisado pelo Ministério Público), têm sido inúmeras as vozes a defender que os novos estatutos devem ser aprovados, para que estejam vigor nas próximas eleições, representando uma viragem acentuada no clube.

A limitação de mandatos, a redução da idade e dos anos de filiação permitidos para um sócio se candidatar, a remuneração dos órgãos sociais, a queda da direção em caso de dois chumbos do relatório e contas, a apresentação de listas separadas, a segunda volta das eleições e o fim dos votos das Casas do Benfica estão entre as principais mudanças.

08:42 08.03.2025

Novo Benfica pode nascer hoje

A votação final da proposta dos novos estatutos do Benfica decorre hoje, entre as 9h30 e as 22h30, no pavilhão n.º 1 da Luz, três anos, três meses e 18 dias - quase um mandato - depois da primeira reunião da Comissão de Revisão de Estatutos. Se houver uma aprovação de pelos menos 75 por cento, nada ficará como antes. Acompanhe tudo connosco ao longo do dia!

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas