Extremo contratado pelo Benfica brilhou em jogo da seleção
Kerem Aktürkoglu brilhou no jogo da seleção turca, diante à Islândia, assinando os três golos da vitória (3-1), em partida do grupo 4 da Liga das Nações B. A imprensa local recorreu às estatísticas e até o comparou ao capitão de Portugal, Cristiano Ronaldo.
A imprensa turca refere que o extremo contratado pelo Benfica fez um hat trick, tendo um valor de golos esperados de 0,35 com base em dados da Opta. Logo, o saldo foi positivo em 2,65. Ora, apenas CR7 fez melhor num jogo da Liga da Nações, quando bisou frente à Suíça (4-0), em junho de 2022: 2,66. "Extraordinário", aponta.
Relacionadas
O Estádio Gürsel Aksel, em Izmir, é especial para o jogador. Ali já tinha assinado um hat trick pelo Galatasaray, clube que o contratou ao Erzincanspor, na 3.ª divisão turca. À semelhança do que aconteceu diante da Islândia, a 17 de abril de 2021, marcou os três golos da vitória (3-1) diante do Goztepe.
Nascido numa cidade próxima, Gölcük, onde com 10 meses sobreviveu a um violento terramoto, Aktürkoglu, de 25 anos, surpreendeu os compatriotas e o selecionador, o italiano Vincenzo Montella. "Ele teve um desempenho extraordinário. Pensei que pudesse marcar, mas não esperava que fizesse três golos", assinalou, completamente rendido: "Para além de magnífico!"
O treinador destacou a polivalência do extremo-esquerdo. "Não sei se repararam, mas o Kerem jogou os últimos 10 minutos como avançado. Não tinha o 9 nas costas, mas marcou como um número 9."
Chega no ponto
Aktürkoglu, que se prepara para fazer o primeiro treino de águia ao peito, chega ao Benfica no ponto. Entre Galatasaray e seleção, marcou 5 golos e fez 3 assistências em 8 jogos realizados esta temporada, depois da melhor época no clube de Istambul: 15 remates certeiros e 8 passes para golo em 54 jogo. "Kerem disse depois do jogo que vai para o Benfica com toda a força mental. A velocidade é a sua principal característica", assinala Mustafa Özgür Sancar, da Radyospor.
O extremo sente-se preparado para a nova etapa na carreira. "Estou muito feliz, é uma nova aventura está a começa. Tive quatro anos muito significativos, tanto na seleção nacional como no Galatasaray. Fiz amizades incríveis e uma nova aventura está a começar. Gostaria de agradecer a todos os que me ajudaram, desde os técnicos à equipa médica. A partir de agora, representarei bem o meu país e aqueles que me amam em Portugal", sublinhou.
Aktürkoglu, de 25 anos, não se assusta com as exigências. "Há sempre pressão. Haverá mais pressão a partir de agora. Quando as expectativas são altas, há pressão. Estou habituado a isso. Quando se joga a este nível, tem de se ter um alto desempenho. Quando o desempenho é mais baixo, somos criticados. Eu sou um dos que mais experiencia isso", fez notar, consciente de que haverá "altos e baixos". "Continuarei a trabalhar e a deixar o meu país e a minha família orgulhosos", rematou.
À tarde, Rui Costa apelou à união dos candidatos no dia a seguir às eleições e Vieira disse que não comentaria a vida empresarial
Críticas à gestão da atual direção do Benfica
Médio-ofensivo já foi reavaliado e pode falhar duelo com o Chaves
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos