Águia garante empréstimo do internacional suíço, que há muito agrada a Schmidt
Está a chegar mais uma cara nova à Luz! Zeki Amdouni aterra hoje em Lisboa para reforçar o Benfica, apurou Record. O internacional suíço é emprestado pelo Burnley, uma cedência que custará 4 M€ aos cofres das águias, com opção de compra.
Como o nosso jornal adiantou ontem durante a tarde, através do site, as negociações ficaram praticamente concluídas na manhã de terça-feira. Amdouni ainda treinou com a equipa inglesa, que compete no Championship, mas o dia em Burnley foi dedicado sobretudo a despedidas.
Mas esta mudança até já podia ter acontecido há cerca de um ano. É que Amdouni, um desejo antigo de Roger Schmidt, esteve nos planos do Benfica no verão passado. Já neste mercado de transferências, as águias partiram para a contratação do avançado móvel, de 23 anos, depois da saída de David Neres.
Assim que o brasileiro se mudou para o Nápoles, as negociações entre Benfica e Burnley intensificaram-se, com os detentores do passe de Amdouni a mostrarem alguma resistência. Isto porque os ingleses davam preferência a uma transferência em definitivo, com intenção de encaixar 18 milhões de euros. Os encarnados torceram o nariz a uma possível compra por tais valores.
E o principal trunfo de Rui Costa neste dossiê acabou por ser... o próprio Amdouni. Como o nosso jornal já havia revelado, o atacante ficou entusiasmado assim que soube do interesse das águias. O suíço, que no último verão trocou o Basileia pelo Burnley, revelou-se rapidamente convencido com a hipótese de se mudar para a Luz, muito pela possibilidade de se estrear na Liga dos Campeões e de lutar por títulos. Nos últimos dias, Amdouni pressionou e sensibilizou os dirigentes do Burnley. Tanto que, internamente, a notícia da saída não apanhou ninguém desprevenido.
Treinador deixa indireta
O treinador, Scott Parker, deixou inclusivamente uma indireta ao avançado, após a derrota (0-1) frente ao Sunderland. "Vai ser uma semana atarefada para nós, de certeza. Os problemas que temos tido são aqueles que se enfrentam quando se é uma equipa que foi despromovida da Premier League. As pessoas estão a trabalhar incansavelmente para fazer bem as coisas, temos uma noção perfeita de quem quer estar aqui e de quem não quer", afirmou o técnico, que lançou Amdouni aos 63 minutos.
Desde o final da temporada passada que o jogador tem vindo a perder protagonismo no Burnley. Agora, em 2024/25, não havia indícios de mudança. Mesmo na jornada anterior, a goleada por 5-0 ao Cardiff, o suíço tinha começado do banco. Acabou por marcar, até, um dos golos da equipa de Scott Parker. Amdouni não estava feliz e tinha várias hipóteses em cima da mesa para poder prosseguir a carreira.
Terceiro helvético nos encarnadosAmdouni será o terceiro suíço a vestir de águia ao peito. E o último deu várias felicidades aos benfiquistas. O reforço dos encarnados tentará, assim, seguir as pisadas de Seferovic, ponta-de-lança que conquistou um campeonato, em 2018/19, e duas Supertaças, em 2017 e 2019. Já nas contas individuais, Seferovic apontou 74 golos, em 188 encontros. Antes deste avançado, que joga atualmente pelo Al Wasl, o Benfica já havia contado com Loris Benito. O lateral-esquerdo, ainda assim, teve uma passagem discreta pela Luz, sendo que só somou 6 jogos pela equipa principal do Benfica, em 2014/15.
Adeptos dão boas-vindas
Assim que o nosso jornal deu conta de que o suíço estava a caminho da Luz, as redes sociais de Amdouni foram invadidas por benfiquistas. Os adeptos dão já as boas-vindas ao avançado.
Responda às 10 questões deste quiz e partilhe o seu resultado na caixa de comentários
Eleições estão marcadas para 25 de outubro
Os sócios do Benfica elegem, a 25 de outubro, o homem que vai presidir aos destinos do clube nos próximos quatro anos
Selecione os candidatos e os temas e saiba o que cada um defende
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga