Grupo de trabalho contou com a presença de quatro clubes
O Benfica esteve ausente da reunião do grupo de trabalho da Liga Centralização, apurou Record. Esta sexta-feira, estiveram reunidos por videoconferência Sporting, FC Porto, Sp. Braga e Casa Pia, sendo que os três primeiros, juntamente com os encarnados, formam o lote de clubes que têm lugar fixo no Conselho de Administração, a que se juntam mais três (dois da 2.ª Liga e outro da 1.ª) que são adicionados em cada época. Esta temporada, Casa Pia, Paços de Ferreira e Chaves foram os emblemas que integraram esse trio, tendo sucedido a Arouca, Torrense e AVS SAD, que faziam parte do grupo em 2023/24. Ou seja, têm assento sete clubes, cinco deles do principal escalão.
Recorde-se que as águias colocaram-se à margem deste processo, conforme comunicaram na passada segunda-feira, em desagrado com a arbitragem na final da Taça de Portugal. Nesse comunicado, o Benfica afirmava ter "suspendido a participação nos grupos de trabalho da Liga Centralização" ao mesmo tempo que e solicitava ao Governo uma "audiência com caráter de urgência, informando-o de que, neste momento, não estão reunidas as condições para avançar com este processo."
Relacionadas
A Centralização dos Direitos Audiovisuais, recorde-se, passou a ser obrigatória por lei desde que, em 2021, o Governo publicou o Decreto-Lei que impôs a medida.
Os clubes têm até 2026 para apresentar o respetivo modelo à Autoridade da Concorrência e até 2028 para implementar a comercialização centralizada.
Foi para desenvolver este projeto que a Liga Portugal criou a empresa Liga Centralização, cujo Conselho de Administração é composto por 7 clubes, incluindo o Benfica, a quem compete cumprir as referidas etapas e prazos. Algo que o clube da Luz deixa de fazer ao afastar-se do processo.
Golo frente ao Nacional, aos 90'+5, permitiu 'compensar' em parte os pontos que as águias já perderam nos descontos
Prestianni foi o melhor elemento das águias
Dominar sempre não evitou o sofrimento encarnado. Lutar até ao fim foi o trunfo decisivo
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões