Benfica e Ajax tratam transferência de Dani

Antes de avançarem para o “acerto de agulhas” com o jogador, os encarnados estão a negociar com o clube de Amesterdão, aproveitando a circunstância de Dani a partir de 2001 ficar a “custo zero”

Benfica e Ajax tratam transferência de Dani
Benfica e Ajax tratam transferência de Dani
Adicione como fonte preferencial no Google

O BENFICA está em negociações com o Ajax de Amesterdão para garantir o concurso do médio português Dani. O jogador, que termina contrato em 2001, está receptivo à ideia de transferir-se para a Luz e, embora não tenha ainda acertado agulhas com os encarnados, encara o regresso ao futebol português com bons olhos. Nesta altura, os contactos oficiais entre o Benfica e o Ajax prosseguem, tendo o clube da Luz apresentado já uma proposta formal. Michel Preud’homme tem estado à frente da delegação encarnada que negoceia com os holandeses.

Dani, de 24 anos, não consta dos planos do treinador do Ajax, por influência da direcção do clube de Amesterdão, que tem feito, nos últimos tempos, um “forcing” pela renovação de contrato do internacional português.

O facto de em Julho de 2001 o jogador ficar ao abrigo do “custo zero” leva a que, para já, o Benfica esteja a adoptar com o Ajax uma estratégia muito semelhante à que o Sporting tem seguido com a Real Sociedad por Sá Pinto, ou seja, tentar baixar ao máximo o preço de um passe que terá, nesta altura, um valor de mercado de um milhão de contos.

UM "ENFANT TERRIBLE"

A carreira de Dani tem sido pautada por diversas polémicas extrafutebol. O jogador cedo deu mostras de uma classe digna dos predestinados, mas o seu futebol foi grande parte das vezes ofuscado pela sua vida fora dos relvados.

Os primeiros problemas começaram ainda no Sporting com Carlos Queiroz no comando da formação leonina. No decorrer da temporada 95/96, os responsáveis do clube de Alvalade decidiram emprestar o jogador ao West Ham.

O futuro no Sporting já estava comprometido e no final da época, Santana Lopes acedeu a vender o médio português ao Ajax, então treinado por Louis van Gaal.

O clube holandês depositava enormes esperanças em Dani tendo-lhe mesmo concedido a honra de envergar a camisola 14 do mítico Johan Cruijff. Em quatro temporadas em Amesterdão, Dani alternou o muito bom com o mau e a titularidade indiscutível com o banco de suplentes. Cabe agora aos responsáveis do Benfica conseguir tirar o máximo de rendabilidade de um dos "meninos bonitos" do futebol europeu.

REENCONTRO COM NUNO GOMES NA LUZ

Caso o Benfica concretize a transferência de Dani, o médio vai reencontrar na Luz Nuno Gomes, seu companheiro nos diversos escalões das selecções jovens.

Em 95, Dani e Nuno Gomes formavam a dupla de ataque da selecção de sub-20 que participou no mundial de juniores realizado no Qatar. Os dois jogadores percorreram caminhos paralelos e naquela altura tudo apontava para que o então jogador do Sporting fosse o primeiro a "explodir" para a alta-roda do futebol. Contudo, Nuno Gomes acabaria por alcançar maior sucesso, sendo neste momento um dos pontas-de-lança mais cobiçados do futebol europeu.

Apesar da amizade que une Dani e Nuno Gomes, os dois nunca jogaram juntos sem ser ao serviço da selecção. O Benfica vai agora juntar duas das maiores promessas do futebol português, de quem se espera que venham a tornar-se a curto prazo nos jogadores mais influentes da selecção nacional.

QUEM É QUEM:

NOME: Daniel da Cruz Carvalho (Dani).

DATA DE NASCIMENTO: 2 de Novembro de 1976 (23 anos).

ALTURA: 1,75 m.

PESO: 73 kg.

CLUBES REPRESENTADOS: Sporting, West Ham e Ajax.

ESTREIA AJAX: 29 de Setembro de 1996 (Twente-Ajax, 1-1)

TÍTULOS: Campeão pelo Ajax (98/99)

CLAUDIO HUSSEIN E ZAHOVIC

Na busca de um médio de nível internacional, além de Dani, outros dois nomes foram equacionados pelos encarnados. O argentino Claudio Hussein, do Velez Sarsfield, foi oferecido ao Benfica pela empresa Planeta Futebol, de António Santos e Carlos Conde. Também o esloveno Zahovic, do Olympiakos, preencheria os requisitos de Jupp Heynckes, mas, depois de um Campeonato da Europa brilhante, o seu preço disparou para preços absolutamente incomportáveis.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas