O investimento de mais 12 milhões de euros na segunda metade dos direitos económicos de Raúl Jiménez – os primeiros 50 por cento já tinham custado perto de 10 milhões – catapultou Raúl Jiménez para o topo das transferências mais caras da história do futebol português, mas na Luz a expectativa é de que estes 22 milhões de euros avançados possam não só ser reavidos, como... multiplicados. Ao que Record apurou, Luís Filipe Vieira aponta a vender o internacional mexicano por valores a rondar os 60 milhões de euros, tendo certo que o mínimo pelo qual aceita negociar são... 50 milhões.
"Se o Benfica foi campeão, muito o deve aos golos dele. Se chegou aos ‘quartos’ da Champions, também. Estou convencido de que este ano ele vai justificar todo este investimento. Acredito que ele vá ser dos avançados mais temidos. O meu ‘feeling’ é que ele vai ser a mais cara transferência do futebol português. Não posso abrir o jogo todo, mas daqui a uns meses vão dizer-me: como é que ele teve aquela visão? Não é só ‘feeling’; é estar bem informado", disparou o presidente encarnado em recente entrevista. Ora, segundo as informações recolhidas pelo nosso jornal, a dita convicção do responsável máximo advém de um conjunto de fatores, sejam estes mais, ou menos, mensuráveis.
Em primeiro lugar, Vieira dispõe de dados de informação que atribui a Jiménez algumas características mais raras num avançado, como a sua potência, disponibilidade física e versatilidade. Para além disso, é um homem de área e o presidente acredita que, depois de já ter vendido Renato Sanches por 35 milhões de euros (mais 45 por objetivos, sendo o alcance dos 60 milhões relativamente simples), Witsel por 40 milhões e, mais recentemente, ter visto o rival Sporting vender João Mário por 40 milhões, mais 5 por objetivos, será sempre mais valioso o passe de um goleador. Para além disso, a SAD encarnada aponta ao referido encaixe dentro de um contexto favorável, ora por títulos alcançados pela equipa, ora por feitos individuais do próprio jogador.
À margem deste cenário, há ainda, claro, o fator Jorge Mendes. É que o empresário português também tem dado, sabe o nosso jornal, sempre a garantia a Vieira de que Jiménez valerá uma fortuna dentro de alguns meses. E é precisamente enquadrado nestes valores (entre 50 a 60 milhões de euros) que o agente vai dando ‘garantias’ ao responsável máximo do emblema da Luz de que, sem pressas, será possível rentabilizar com elevada margem de lucro a aposta no jogador contratado ao Atlético Madrid.
Mais. Apesar de ter completado no último mês de maio 25 anos, todos os dados de avaliação que chegam a Filipe Vieira apontam a que o jogador ainda tem uma boa margem de progressão, o que na prática significa... valorização. De resto, ainda nos últimos dias um reconhecido goleador como foi Iván Zamorano veio a lume desfazer-se em elogios para com Jiménez, sublinhando que vê o ponta-de-lança vestir a camisola de um grande emblema europeu num futuro próximo, assim também consiga afinar melhor alguns aspetos na finalização.
Muitos golos importantes na conta pessoal
Titular em apenas 15 jogos, Raúl Jiménez logrou ainda assim chegar ao final da temporada com uma dúzia de golos festejados, muitos deles revestidos de grande importância para a equipa. Exemplo disso foi o tento da vitória (2-1) nas meias-finais da Taça da Liga, contra o Braga; ou o festejo triunfante (1-0) a rasgar sorrisos entre os encarnados em Vila do Conde, à passagem da 31.ª jornada do campeonato. É preciso referir ainda, claro, o tiro certeiro a oferecer os três pontos em Coimbra, frente à Académica, naquele jogo de nervos à 29.ª ronda da Liga, sem esquecer o papel de relevo também ao nível da Champions. Aí, não só faturou contra o Bayern Munique na Luz , como fez um ‘bis’ decisivo no empate em Astana, que acabou por colocar desde logo a águia nos ‘oitavos’.
Luta para voltar na Champions
Raúl Jiménez está neste momento a recuperar de uma entorse do joelho esquerdo (com lesão do ligamento lateral interno), sofrida enquanto estava ao serviço da seleção mexicana. O goleador lesionou-se na ponta final do compromisso do México com El Salvador e acabou por ser naturalmente dispensado da partida seguinte, contra as Honduras. Agora, o camisola 9 do emblema da Luz aponta a poder estar em condições de voltar a todo o gás na Liga dos Campeões, por altura da deslocação a Nápoles, no próximo dia 28. A recuperação do jogador tem vindo a decorrer dentro dos prazos previstos (cerca de três semanas), mas o dianteiro não afasta por completo a possibilidade de ainda vir a estar clinicamente apto para a viagem a Chaves, agendada para dia 24. Dessa forma, poderia tentar embalar para a Champions.
Único avançado a faturar na Liga
Com um golo em cada uma das duas jornadas em que ajudou a equipa na Liga, Jiménez é para já o único homem de área com festejos na conta pessoal. O internacional mexicano faturou contra V. Setúbal (1-1) e Nacional (3-1), sendo que os restantes golos das águias foram apontados por Lisandro López (2), André Horta, Nélson Semedo e Carrillo.