Chega ao final o acompanhamento em direto da festa do Benfica na Câmara de Lisboa. Obrigado por ter estado connosco. Continue por aí.
"É um momento muito bonito para Lisboa, para a cidade, ter aqui os campeões nacionais, que são hoje campeões de Lisboa. É uma alegria partilhar este momento extraordinário para a cidade. É a história de um clube incrível para a nossa cidade. O presidente da Câmara deve estar aqui nestes momentos a agradecer aqui que os clubes fazem pela cidade. Vamos guardar a camisola porque eu aqui não estou como pessoa mas sim como presidente, a agradecer a este clube, Sport Lisboa Benfica, pelo que fez por Lisboa."
Lucas Veríssimo falou, ainda que por breves segundos, com alguns jornalistas que estão à entrada da Câmara Municipal de Lisboa. O defesa-central assumiu ter gostado da festa. "É muito bom estar com os adeptos desta forma", disse.
Os adeptos benfiquistas chamaram por Roger Schmidt e o treinador alemão... apareceu na varanda. O técnico apontou para o troféu de campeão, de seguida apontou para os adeptos e dedicou-o. Os adeptos pediram a Roger Schmidt para saltar e o "obreiro do título", como disse Rui Costa há poucos minutos, saltou.
Muito aclamado pelos adeptos, Grimaldo não escondeu a emoção
"Tudo a saltar, tudo a saltar", ouve-se na Praça do Município. E adeptos chamam agora... por Neres
Equipa levanta a taça de campeão nacional na varanda da CM Lisboa e ouve-se o "We are the Champions"
Gonçalo Guedes não está presente na Câmara Municipal de Lisboa por estar a ser operado, esta tarde, ao joelho esquerdo
Carlos Moeda oferece à equipa um Santo António vermelho e recebe uma camisola autografada por toda a equipa
"Senhor Presidente da Câmara de Lisboa, fica já a promessa de que tudo faremos para voltarmos na próxima temporada. Viva ao Benfica, a todos os benfiquistas. Viva ao Campeão Nacional."
"Procurámos sempre uma postura positiva, capaz sempre de defender o espetáculo, valorizando o futebol português e lutando contra uma permanente crispação que em nada ajuda a nossa Liga e o nosso futebol. Assim, continuaremos a pugnar pela valorização do futebol português, devemo-lo a todos os benfiquistas. Aos que apoiam nas bancadas e aos muitos milhões que sofrem nas bancadas. Termino com uma dedicatória especial: Fernando Chalana. Meu amigo, meu ídolo, ídolo de todos nós, este título também é teu e também é para ti."
"A todos a nossa gratidão por terem engrandecido o Benfica e a nossa história. Para todos os benfiquistas, este título é vosso, é de todos nós, é o título da recuperação do orgulho. É nos momentos difíceis que mais sentimos este poder, esta mística que só o Benfica tem. Na Luz, tivemos 16 partidas com mais assistências do nosso campeonato. Pela Europa, a nossa equipa esteve sempre acompanhada por milhares e milhares de benfiquistas. O meu apreço e sentido de agradecimento. Conquistámos mais um título para o Benfica, contra ninguém, por nós, pelo Benfica."
"Aos nossos jogadores, a todos eles sem exceção, lembrar que começámos a época com 39 jogadores, por toda a crença que tiveram e por terem jogado à Benfica. Muito obrigado a todos. A todo o staff que está atrás dos jogadores, sem eles não estaríamos aqui. Obrigado por toda a dedicação e apoio à equipa."
"Caro presidente, meu querido amigo Carlos Moedas, presidente da Assembleia, benfiquistas, tal como prometi nas celebrações da Youth League, estamos de regresso, conquistámos o 38.º como tanto ambicionávamos. É com sentida honra e muito orgulho que aqui estamos, em representação do Sport Lisboa e Benfica e convite da Câmara de Lisboa. É uma enorme honra que sentimos ao servir o Benfica. Uma honra porque Lisboa foi a cidade que viu o Benfica viu crescer e tornar-se o clube mais popular e amado, o clube mais ganhador, o clube como cantam os nossos, o maior de Portugal. Finalmente encontrámos a nossa casa em São Domingos de Benfica. Somos desta cidade e temos orgulho disso, mas também somos do Mundo. Somos um clube global que se estende por todas as geografias. O Benfica é um clube mítico feito da paixão e glória. É um tremendo orgulho aqui estar, é sinal que fomos campeões, que conquistámos o 38 e que estamos à altura dos nossos pergaminhos e da nossa história. Esta conquista vale também pela forma como conquistámos este campeonato, com futebol ofensivo e de valores. Traçámos o nosso rumo e não mais olhámos para trás. Olhámos sempre para nós, em união e compromisso".
"Estivemos no topo da classificação desde a primeira jornada, ganhámos mais vezes, marcámos mais golos e sofremos menos. Este era um campeonato desejado pelos nosso adeptos. Quero agradecer-vos todo o compromisso e o que fizeram sonhar durante toda a época. À equipa técnica, liderada por Roger Schmidt, a qual desde o primeiro dia percebeu a nossa história com a frase: "Quem ama o futebol, ama o Benfica", à pessoa que considero o grande obreiro deste feito, muito obrigado Roger."
"Uma palavra ao treinador Roger Schmidt. Treinador, sei que não fala português. Por isso, apenas sabe o que custa, na sua vida, todos os dias, fazer acontecer. Não apenas profissionalmente mas a nível pessoal e fisicamente, ver a emoção com a sua família. Você é um homem fantástico. Sabe que está tudo em dar tudo. O meu pai quando era miúdo contava sempre [uma historia] sobre o primeiro treinador do Benfica, o Manuel Goulard, em 1904, que comprava do seu bolso as bolas para os jogadores treinarem; que pagava as traduções de inglês para português para os jogadores levarem e lerem livros sobre o futebol, que mandava vir apitos de Londres para os jogadores conhecerem melhor o jogo, ser treinador é verdadeiramente dar tudo e você deu tudo. Obrigado, treinador".
"A minha última e mais importante mensagem é para os jogadores, os nossos campeões. Vocês deram tudo, deram a vossa vida, a vossa juventude, os momentos, a família, o vosso sacrifício em prol do desporto. Muito olham, os mais pequenos que estão aqui, para o olhar de todos os que estão aqui e não sabem o sacrifício, não sabem o que é todos os dias dar tudo na vida. É isso que fazem e é isso que vos agradecemos. Ser uma equipa gloriosa não é apenas ser uma equipa que vence. É uma equipa que aguenta todos os dias, que supera, que persiste, é uma equipa que acredita, que sonha, que nunca perde a esperança. Vocês representam a esperança que todos tantos precisamos. Esperança de acreditar que é possível, com aquela ambição desta juventude que é possível porque vocês conseguiram. A vossa equipa é onde cada jogador confia no outro como irmão, onde colocamos de lado as nossas diferenças para dar tudo. Eu diria mesmo que a vossa força é a diferença. Essa é uma mensagem importante para os dias que correm: a diferença é o nosso maior ativo. Sermos diferentes, estarmos acima da diferença. A liderança do Otamendi, a segurança do Vlachodimos e do Grimaldo, a irreverência do João Neves, do António Silva e do Florentino, a superação do Morato, do Musa, do Bah, a garra do Neres, do Gilberto, do Chiquinho, a experiência do João Mário, do Aursnes, do Draxler e a pólvora do Guedes, do Rafa e do Gonçalo Ramos. É essa união indestrutível entre todos os jogadores. É esse o vosso exemplo, no banco, no campo e no balneário. Dar sempre tudo pelo vosso Benfica. Há quem diga que o Benfica é uma nação. Hoje o Benfica é uma cidade, é Lisboa. Estamos aqui nesta sala todos juntos porque a história do Benfica é a historia da nossa cidade, de mãos dadas na nossa cidade. Foi aqui numa farmácia, em Belém, onde o Cosme Damião juntou 24 pessoas para se tornarem os fundadores do Benfica. Num pequeno negócio de bairro, num encontro entre amigos, numa folha de papel improvisada escrita à mão, nasceu o sonho lisboeta, nasceu o Benfica. Essas são as vossas raízes. Esses são os ases que vos honraram no passado e este ano, pela primeira vez, tivemos os símbolos de Lisboa estampados no vosso equipamento principal, com a nossa ponte sobre o Tejo. No alternativo, com o eléctrico da Carris. Esses são os símbolos que vocês levam aos quatro cantos do Mundo, levam ao peito a bandeira da cidade como verdadeiros embaixadores. Se estou aqui com este colar é porque não sou eu, represento todos os lisboetas para vos agradecer aquilo que têm feito. Nunca se esqueçam, o vosso nome é também o nome de uma grande cidade. Que hoje vos saúda e vos admira, que hoje vos glorifica. Viva Lisboa, viva o Benfica! Viva o Sport Lisboa e Benfica! Obrigado."
"Quero começar por felicitar o presidente Rui Costa. Ele tem uma capacidade única de nos transmitir paixão. A todos nós. Mas, sobretudo, o Rui é um homem simples e é essa simplicidade que fez dele um grande líder. É um homem que, quando olhamos para os olhos dele, vemos o coração. Ele é isso mesmo. É essa simplicidade dos grandes líderes, que está sempre atrás e ao lado, com a equipa, com os jogadores, como se fosse um deles. O desporto, Rui Costa, deve-lhe muito. Lisboa, deve-lhe muito. O Benfica deve-lhe muito. Obrigado, Rui".
Presidente da Câmara de Lisboa toma a palavra: "Hoje é um dia de glória, para festejar, mais do que para falar e por isso a minha mensagem vai ser curta. Vou tentar fazer 15 minutos à Benfica. É um orgulho como presidente da Câmara e hoje os campeões nacionais são campeões de Lisboa".
"Nunca se esquecam que ninguém é campeão sozinho. Toda a glória dos vossos feitos só é possível porque os outros clubes também deram tudo, lutaram, sofreram, deram o corpo à rivalidade saudável, que faz a magia do desporto. Por isso, quero também saudar todos os clubes de Lisboa que contribuem para o desporto da cidade que contribuem também para um grande campeonato. Mas no fim só há um que vence! Só há um que alcança a gloria. Este ano, o Benfica, pela 38ª vez – é obra – parabéns Benfica!"
Marisa Liz, conhecida benfiquista, canta a esta hora uma das suas músicas 'Foi assim que aconteceu', nos Paços do Concelho.
Comitiva do Benfica tira fotografia com Carlos Moedas e a taça de campeão nas escadarias dos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa.
Otamendi e João Mário levam a taça de campeão para dentro do edifício da Câmara de Lisboa, seguidos pela comitiva do Benfica, rumando depois ao Salão Nobre da mesma.
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, abraça Rui Costa perto da entrada do edifício. Altura da fotografia entre a comitiva do Benfica e Carlos Moedas.
Plantel, Roger Schmidt e Rui Costa dirigem-se agora para a entrada da Câmara Municipal de Lisboa.
Alguns jogadores já saíram do autocarro, assim como Roger Scmidt e Rui Costa. Otamendi segura a taça de campeão.
Há adeptos que se atrasaram a chegar à Praça do Município e já não podem entrar nessa zona, visto que já não é possível juntar mais ninguém nessa zona.
Já não é permitida a entrada de mais adeptos do Benfica na Praça do Município.
Águia Vitória também está junto à Câmara Municipal de Lisboa e vai fazendo as delícias dos adeptos, que aproveitam para tirar fotos com a ave.
O autocarro do Benfica - já atualizado com a referência ao 38.º campeonato ganho pelas águias - sai agora do Estádio da Luz rumo à Câmara Municipal de Lisboa.
Órgãos Sociais do Benfica chegam a esta altura aos Paços do Concelho, no primeiro autocarro que traz elementos da comitiva encarnada. À chegada, Simão Sabrosa, diretor de relações institucionais das águias, não se alongou muito em palavras, dizendo apenas que está "feliz" e que "os jogadores é que são protagonistas".
Por esta altura, já há centenas de pessoas no exterior da Câmara Municipal de Lisboa à espera para ver os campeões nacionais.
Mais logo, o plantel das águias terá ainda um jantar de celebração do 38º título, a realizar-se no Convento do Beato.
A Câmara Municipal de Lisboa felicita o @SLBenfica pela conquista do 38.º Campeonato Nacional de Futebol.
— Lisboa (@CamaraLisboa) May 27, 2023
Os jogadores, equipa técnica e direção do clube serão recebidos nos Paços do Concelho na segunda-feira, dia 29 de maio.
@SLBenfica pic.twitter.com/zNbBX1yd5f
A equipa de Roger Schmidt conquistou o 38.º título nacional no sábado, após o triunfo sobre o Santa Clara por 3-0. Após o jogo, plantel e equipa técnica das águias fizeram a festa no relvado e seguiram para o Marquês de Pombal, onde se juntaram aos adeptos.
O Benfica será esta segunda-feira, dois dias depois de se ter sagrado campoeão nacional, recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moedas, nos Paços do Concelho, pelas 17 horas. Acompanhe aqui tudo ao minuto.
O ex-jogador do Inter, clube que representou entre 2005 e 2009, sentou-se ao lado de Javier Zanetti
O Benfica-FC Porto centrou-se mais no debate sobre os casos de arbitragem
Médio regressou a uma casa que conhece bem
Antigo avançado sueco abre o livro da sua carreira em entrevista a Piers Morgan
Médio ganês recorda a chegada ao Barcelona e a resposta 'forçada' a questão sobre o argentino e Ronaldo
Equipa de Luís Castro foi para o intervalo a perder com o Istiqlol, mas deu a volta na segunda parte
Avançado italiano foi convidado do podcast ‘PlayTv’