"Beto, guarda-redes português do Sevilha prolongou por mais uma final a maldição de Bela Guttman sobre o Benfica"...
O papel decisivo do guarda-redes português do Sevilha na final da Liga Europa, ajudando "a cumprir a maldição de Guttman", é um dos principais destaques da cobertura da imprensa espanhola desta quinta-feira.
"Beto Guttmann" é um dos títulos do diário desportivo espanhol mais vendido ("Marca"), acompanhado por uma foto do guarda-redes português a beijar a taça conquistada após a vitória sobre o Benfica (4-2, na marcação de grandes penalidades) na quarta-feira, em Turim.
Relacionadas
"Beto, guarda-redes português do Sevilha prolongou por mais uma final a maldição de Bela Guttman sobre o Benfica, convertendo-se no protagonista indiscutível dos penáltis que deram a Liga da Europa ao Sevilha", escreve o jornal.
A chamada "maldição de Bela Guttman" diz respeito a um alegado prognóstico do ex-treinador húngaro do Benfica de que, após a sua saída do comando técnico, o clube não voltaria a ser campeão europeu durante 100 anos.
O jornal "As" destaca, numa cobertura especial, o facto de o Sevilha se ter sagrado tricampeão desta competição, com uma primeira página exclusivamente dedicada à conquista do troféu. A final da Liga Europa é, porém, remetida para chamadas de primeira página nos dois jornais desportivos catalães, "Sport" e Mundo Deportivo, cujas primeiras páginas destacam uma foto de Xavi.
Na imprensa generalista, o título conquistado pelo Sevilha também merece referências, apesar de os destaques serem, quase sempre, centrados noutras notícias, nomeadamente o assassínio da líder do PP em Léon, Isabel Carrasco.
Exceção feita para o Diário de Sevilha, o qual dedica toda a primeira página à final da Liga Europa. "Sevilha, Sevilha e Sevilha" é o título do diário andaluz cuja primeira página é totalmente dominada por uma foto dos jogadores com o troféu.
"O melhor português em campo foi Beto, o guarda-redes do Sevilha", relatou a RTVE na sua cobertura do encontro, que incluiu as celebrações na noite de quarta-feira e na madrugada de hoje naquela cidade andaluza e a antecipação das cerimónias de hoje. O assunto deverá continuar a marcar os noticiários com a chegada da equipa do Sevilha a casa e um passeio previsto, em barco e em autocarro pela cidade capital da Andaluzia.
Saiba a quem entregará os pelouros se for eleito presidente das águias
Médio sente-se pressionado para corresponder às expectativas depositadas pelo clube
Avançado africano tece rasgados elogios ao treinador português
Antigo médio encarnado nota melhorias no rendimento da equipa comandada por José Mourinho
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma