Tacuara sente algumas dores, mas que não impedem o regresso aos relvados...
Oscar Cardozo, ponta-de-lança do Benfica, começou ontem à tarde a treinar-se sem limitações. O internacional paraguaio já suporta a carga máxima, não obstante as dores que ainda sente, normais para quem teve um problema nas costas, mas que não o impedem de jogar.
Excluído das opções de Jorge Jesus desde que fez o último jogo, a 9 de novembro, frente ao Sporting, em partida da Taça de Portugal, o Tacuara integrou o primeiro treino da semana e que marcou o arranque da preparação do encontro com o Gil Vicente, sábado, às 19.15, em Barcelos.
Relacionadas
Cardozo, de 30 anos, está em contagem decrescente para voltar à competição e os planos do técnico das águias passa por lançá-lo na partida com os minhotos, a contar para a 17.ª jornada do campeonato.
Como Record adiantou na edição de ontem, Jesus quer devolver o atacante à competição de forma gradual, para não comprometer tudo o que foi conseguido até aqui e para que posso estar em condições de alinhar nos principais compromissos de fevereiro – Sporting (Liga), FC Porto (meias-finais da Taça da Liga) e PAOK (Liga Europa). Antes dos dérbi da Luz, as águias defrontam Gil Vicente e Penafiel, este em partida da Taça de Portugal.
Motivado
O nosso jornal sabe que o melhor marcador estrangeiro do clube da águia está bem e motivado. Compreende-se. Cardozo, de 30 anos, está há quase três meses impedido de ajudar a equipa, devido a uma lombalgia que lhe provocou fortes dores. O regresso está, agora, a um passo. O futebolista, de acordo com fonte próximo dele, quer voltar a jogar e mostra muita vontade disso. E acrescentou que Cardozo – assim como os responsáveis encarnados – não quis precipitar o regresso até que estivesse definitivamente curado.
O problema nas costas arrasta-se desde que Cardozo esteve ao serviço da seleção paraguaia, em outubro. Apesar das limitações, o Tacuara manteve-se firme no onze, até ao dérbi da Taça de Portugal, encontro em que assinou três golos.
Perante a delicada lesão, o departamento médico optou por um tratamento conservador, evitando recorrer à cirurgia, que manteria Cardozo afastado dos relvados por um período considerável. Inicialmente, as previsões apontavam para que o futebolista integrasse o leque de opções para o encontro com o FC Porto, que se realizou a 12 de janeiro, na Luz. No entanto, o tempo não foi suficiente para que o camisola 7 fosse trunfo a lançar diante do conjunto orientado por Paulo Fonseca.
Cardozo manteve o programa de recuperação definido pelos clínicos encarnados e, na semana passada, já se treinava no relvado, embora submetido a cargas físicas inferiores àquelas que são administradas ao plantel. Ontem deu mais um passo em frente, treinando-se ao nível dos companheiros. A deslocação a Barcelos continua hoje de manhã, pelas 10 horas, a ser preparada e a evolução de Cardozo será avaliada.
Paraguaio jogou só uma vez em Barcelos
O paraguaio apenas defrontou uma vez o Gil Vicente em Barcelos, palco do próximo jogo do Benfica. A 27 de outubro de 2012, numa partida referente à 7.ª jornada do campeonato, Cardozo foi titular, sendo substituído, aos 83 minutos, por André Almeida. OBenfica venceu por 3-0, mas o Tacuara ficou em branco, tendo os golos sido apontados por Lima, Luisinho e André Gomes. O avançado só marcou uma vez ao Gil Vicente – na Luz, a 22 de janeiro de 2012, contribuiu com um golo para o triunfo, por 3-1, na 16.ª ronda da Liga.
Salvio também caminha para a recuperação
Salvio é agora o único representante do plantel no departamento médico. O extremo está a caminhar para a fase final da recuperação à intervenção cirúrgica a que foi submetido, a 4 de setembro, devido a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. O argentino trabalha cada vez com mais intensidade no relvado, mas será alvo de uma avaliação clínica quando passarem seis meses da operação, mesmo que fisicamente se sinta na plenitude. A zona precisa de estar bem consolidada antes de arriscar a competição.
NÚMEROS
80 - Dias que se completam hoje desde a última vez que o Tacuara alinhou pelo Benfica. Defrontou o Sporting a 9 de novembro e rubricou um hat trick
9 - Golos apontados esta temporada pelo paraguaio, o que faz dele o terceiro melhor marcador do Benfica, atrás de Lima e Rodrigo, ambos com 10
1 - Remate para o fundo da baliza que Cardozo conseguiu em jogos com o Gil Vicente, próximo adversário do Benfica. Oúnico golo aos minhotos foi assinado a 22 de janeiro de 2012 e permitiu às águias vencerem por 3-1
Treinador do Farense vai reencontrar José Mourinho, que o orientou no U. Leiria, em 2001/02
Farense-Benfica, dos oitavos de final da Taça de Portugal, joga-se amanhã, às 20H45
Águias tinham recorrido da decisão da decisão do Conselho de Disciplina da FPF
TyC Sport escreve esta terça-feira que argentinos vão enviar representante a Lisboa
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos