Último desafio do atacante foi frente ao Sporting a 9 de novembro...
Cardozo está prestes a voltar à competição após uma paragem de quase três meses. No final do jogo com o Gil Vicente, relativo à Taça da Liga, Jorge Jesus confirmou a recuperação do Tacuara e abriu portas à sua utilização, em Barcelos, no próximo sábado. Desta forma, caso não surja qualquer imprevisto, o internacional paraguaio estará às opções de JJ para os jogos mais complicados do mês de fevereiro.
A intenção do treinador das águias é assegurar ao atacante um regresso à competição de uma forma gradual, para evitar qualquer recaída que possa aumentar o período de ausência. O ponta-de-lança, de 30 anos, já foi dado como apto pelo departamento clínico mas ainda tem trabalhado com cargas físicas inferiores àquelas que são administradas ao restante plantel.
Relacionadas
Hoje, dia em que o Benfica inicia a preparação do jogo com o Gil Vicente, Cardozo, que já está integrado nos trabalhos do grupo, dará mais um passo para os treinos sem limitações. Se não registar queixas na zona lombar durante os próximos dias, será convocado e tem grandes possibilidades de alinhar alguns minutos em Barcelos, de forma a ganhar ritmo de jogo.
O objetivo da equipa técnica encarnada passa por assegurar que o atacante já estará em condições razoáveis para ser utilizado no dérbi e para a deslocação ao Estádio do Dragão, onde os encarnados vão procurar assegurar um lugar na final da Taça da Liga. O facto de o Benfica ter de disputar oito jogos em 27 dias vai obrigar Jorge Jesus a uma gestão mais cuidada do plantel. O técnico entende que nesta fase, com a equipa a disputar quatro frentes, é importante ter todos os avançados nas melhores condições possíveis.
Três meses
O último jogo disputado por Cardozo foi o Benfica-Sporting (4-3), para a Taça de Portugal, onde o sul-americano assinou um hat trick logo nos primeiros 45 minutos. Desde então, o futebolista ficou entregue aos cuidados médicos devido a fortes dores nas costas provocadas por um nervo comprimido entre duas vértebras. Dada a complexidade da situação, os médicos do Benfica chegaram a equacionar uma intervenção cirúrgica, mas acabaram por apostar num tratamento conservador.
O camisola 7 chegou mesmo a deslocar-se a Munique para debelar um problema que parece ter sido finalmente ultrapassado. Cardozo já não se queixa de dores na região lombar e já se tem treinado, ainda que com algumas cautelas.
À partida, a pior fase foi ultrapassada, e o regresso do Tacuara ao onze deve ser uma mera questão de tempo. Apesar de estar sem competir há quase três meses, Cardozo só tem menos um golo do que Lima e Rodrigo, que contabilizam 10 tentos cada.
Salvio é o único indisponível
Confirmada a total recuperação de Cardozo, o único jogador entregue ao departamento clínico é Salvio. O internacional argentino, de 23 anos, já se treina em campo mas continua a ser atentamente seguido pelos médicos do clube dada a complexidade da sua lesão. O extremo, recorde-se, foi operado ao ligamento cruzado anterior do joelho direito em setembro de 2013, após se ter lesionado do dérbi com o Sporting (1-1), relativo ao campeonato.
Assim que tiverem passado os seis meses exigidos pelo gabinete médico para o período de reabilitação, o jogador vai ser reavaliado. Se as indicações forem as esperadas, Salvio será então reintegrado no grupo de trabalho e declarado apto para voltar à competição.
Águias esclarecem o que está em causa para que se chegue aos 80 mil lugares
Médio do Manchester United conta mais pormenores sobre quando foi hipótese para as águias
As comunicações entre árbitros e a análise de Duarte Gomes aos principais lances das jornadas 11 à 13 da Liga Betclic e ainda Allianz Cup
Médio integrado por José Mourinho no Seixal
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA