Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Ricardo Antunes afirma que cada atleta terá direito a um plano de trabalho individualizado
Seguir Autor:
Seguir Autor:
Ricardo Antunes revelou, esta sexta-feira, a forma como as águias se prepararam para o cancelamento do campeonato imposto pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por tempo determinado devido ao surto de Covid-19.
Em declarações à BTV, o médico das águias realçou a "estrutura profissional à volta dos jogadores", afirmando que cada um dos atletas receberá "um trabalho muito individualizado" contando com o auxílio do Benfica LAB, dos nutricionistas do clube e do próprio departamento médico.
Relacionadas
"Temos uma estrutura profissional à volta dos jogadores que é muito boa e muito forte, obviamente isto estava adivinhar-se e a perceber-se que não havia condições para continuar com o campeonato nesta fase. O que começámos a preparar foi um trabalho muito direcionado para cada jogador. Temos grupos de pessoas, seja da equipa técnica, do Benfica LAB, da nutrição e do próprio departamento médico, com um trabalho muito individualizado com os atletas", começou por dizer o responsável pela equipa médica das águias.
Ricardo Antunes revelou ainda que os jogadores "perceberam a sua responsabilidade civil e social" e aceitaram trabalhar em conjunto com todo o staff, mantendo ainda o plano de alimentação que habitualmente estão sujeitos nas instalações do clube.
"Os atletas perceberam a sua responsabilidade civil e social e acabaram por perceber tudo isto e aceitar dirigindo as suas forças no sentido de também puderem colaborar connosco. Todo esse trabalho relativamente à programação individual é tido em linha de conta mesmo para cada atleta. Um atleta que tenha uma determinada lesão ou tenha alguma queixa especifica tem um trabalho direcionado para ele. O nosso nutricionista, em conjunto connosco, faz a nossa suplementação, prepara toda a alimentação que devem efetuar e estão habituados a fazer. Tudo isso é realizado", apontou.
A 'brincadeira' de André Almeida e a monitorização diária
"O André [Almeida] brincava hoje a dizer: 'Nós só temos de nos preocupar realmente em jogar futebol'. O atleta percebeu tudo isso, está isolado e a comida chega-lhe à porta. O atleta faz a alimentação que habitualmente faz connosco, seja no Seixal ou mesmo em casa. Há um plano que é efetuado pela estrutura. Dentro da estrutura, criam-se grupos que são responsáveis por quatro atletas cada. Monitorizamos isto diariamente para que tenham a sua condição física mantida, um caso igual para a alimentação tal como acontece no Seixal", disse.
É possível prever quando isto vai terminar? Qual é o plano para um jogador estar pronto a qualquer momento?
"Neste momento o plano está traçado. Temos uma avaliação diária deles. Queremos manter toda a condição física deles ao mais alto nível. Eles terminaram a reunião hoje e muitos deles saíam e pegavam numa balança. Têm uma balança digital que o Benfica comprou para cada um deles poder ver o seu peso diariamente e mandar para o nosso nutricionista e para o nosso departamento, de forma a perceber-se se está a evoluir bem. Este é só um exemplo. A nível da forma física tudo será monitorizado via telefone ou vídeo para se perceber se os exercícios que estão a fazer são adequados e se sentem bem. Há trabalho que pode ser alterado de um dia para o outro. A planificação está feita todo este período. Seria muito melhor trabalhar em conjunto mas não é possível. Mantendo esta condição física, a qualquer momento podemos ter a hipótese de ter boas notícias, e aí vamos trabalhar em conjunto. Com o seu planeamento, os jogadores estarão a uma condição física elevada para que começamos a trabalhar em conjunto", referiu.
Acompanhamento parcial com a Federação
"Vamos reunir de três em três dias com a Federação e com os médicos dos outros clubes para avaliar periodicamente o que está a acontecer no nosso país e no mundo. Nesse sentido, vamos planear o regresso à actividade. Se planearmos o regresso de hoje para amanhã não será para jogar, obviamente. Será para os atletas trabalharem em conjunto para a competição", frisou.
Adversário de Portugal no Mundial faz dois jogos de preparação
Adversário dos campeões do Mundo não pode jogar em dois continentes diferentes durante uma pausa FIFA
Encarnados não se conformam com decisão do Conselho de Disciplina e avançam com recurso hierárquico impróprio
Fonte do Benfica garante que o médio apenas trocou algumas bolas para criar conteúdo complementar a uma entrevista dada a um canal da Noruega
Erik Paartalu defrontou, com a camisola dos indianos do Bengaluru, uma equipa sediada em Pyongyang
Melhor registo anterior era de 2010/11, temporada em que FC Porto e Sp. Braga jogaram a final da Liga Europa
Apuramento dos leões para os 'quartos' da Champions permitiram Porugal reforçar o 6.º lugar
Jonathan David e Kolo Muani no centro das conversações