Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Benfica

Benfica

20:00

10 dezembro

Nápoles

Nápoles

Damásio: O presidente mais votado

Manuel Damásio foi o presidente do Benfica mais votado desde os anos 60. No primeiro mandato (1994) venceu José Manuel Capristano com 87 por cento dos votos. E três anos depois repetiu o êxito frente a Vale e Azevedo com um novo resultado esmagador: 87,6 por cento.

Apesar deste triunfo em toda a linha que parecia reflectir a hegemonia entre os adeptos, Damásio foi vulnerável aos resultados desportivos medíocres e demitiu-se um ano depois.

Vale e Azevedo perdeu a primeira eleição a que concorreu e é essa a tradição no Benfica, porque enfrentou um presidente em exercício. Sempre que um dirigente se recandidata tem a história do seu lado, apesar de existirem excepções.

Antes de Ferreira Queimado conseguir ganhar o acto eleitoral de 1966, perdeu em 1964 para Adolfo Brito. Precisamente como Jorge de Brito, que foi derrotado em 1983 e voltou à carga nove anos depois, dessa vez com sucesso.

O pior resultado eleitoral no Benfica foi o de Abílio Rodrigues nas últimas eleições. Conseguiu apenas 1,5 por cento dos votos (4521), esmagado pelas votações de Vale e Azevedo (51,5) e Luís Tadeu (46,9).

Na lista de piores resultados, segue-se Carlos Cardoso Lopes em 1992, que se ficou pelos 1,9 por cento, contra os 76,1 de Jorge de Brito e 22 de Alexandre Alves. Nos dois casos, só o facto de terem concorrido três candidatos tornou possível números tão baixos.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas