Benfica joga esta quarta-feira em Turim para a 8.ª e última jornada da fase regular da Champions
A ausência de Carreras pode alterar a dinâmica do corredor esquerdo?
"Não altera muito porque não alterou a dinâmica entre Álvaro e o Aktür por isso também não acredito que a saída do Álvaro vá alterar a dinâmica. A nossa ideia de jogo está vincada. O Álvaro tem feito um trabalho muito bom, tem tido uma evolução muito boa e estou realmente muito satisfeito. Não conhecia o Álvaro e fiquei realmente muito surpreendido por todo o potencial que ele apresenta. Acredito que ainda tenha muito para evoluir. Aquilo que eu vi no último jogo, em particular no momento ofensivo e no nosso primeiro golo, com o cruzamento, acho que é um fator onde pode crescer, evoluir e dar ainda mais contributo à equipa. É um jovem valor e estou muito feliz pela progressão que tem feito ao longo desta época."
Disse que não o surpreenderá se surgirem mais áudios. Algum conteúdo em específico que poderá aumentar a contestação dos adeptos? Disse que Lourenço Coelho estava consigo e que a comitiva também estava consigo. Já agora, em caso de não conseguir o apuramento, vai colocar o seu lugar à disposição amanhã?
"Temos um jogo para preparar e ganhar. Se fez a viagem de Portugal para Itália para ver se eu coloco o meu lugar à disposição, perdeu a viagem. Não pense nisso. Eu penso em preparar o jogo. Eu sei o que tenho de fazer e como tenho de fazer, enquanto equipa técnica e temos de continuar a trabalhar."
Falou na importância do jogo. Só uma vitória fará inverter a situação e resolver o problema interno? Arrepende-se do que aconteceu na garagem tendo em conta todo o ruído que já teve e do facto de ter de falar sobre isto quando não queria?
"Eu repito o que disse na última conferência. Falei na última conferência sobre determinadas situações que enquanto equipa não podemos fazer, ponto. Temos treinado muito para inverter isso. Os problemas resolvem-se dentro do campo. Treinar, praticar, fazer crescer a equipa e depois mostrar no jogo. Isto é o que eu sinto. Eu sei o que tenho de fazer, que passos temos de dar para sermos mais consistentes. Há questões que temos de ter tempo para treinar. Mas há detalhes que apenas com treino não se resolve. E também não é de um dia para o outro que se resolvem. Demora tempo, muita dedicação e temos que saber fazer crescer a equipa nesse sentido para sermos mais consistentes. Estou de consciência tranquila de que aquilo que fiz foi em defesa do grupo. Tal como já disse, foi uma conversa num espaço de uma área de futebol e estavam 100 pessoas. Fiz em defesa do grupo."
Atentendo à importância do encontro, à dificuldade que é jogar contra a Juventus em Turim e atendendo ao facto de estarmos em Itália, como é que o Benfica vai descalçar esta bota?
"É olhar para aquilo que temos feito de bom. Também vi um registo de que a equipa não vencia o Monaco há algum tempo e a equipa foi lá determinada e venceu. É o que nós temos de fazer amanhã. Sabemos que é o último jogo desta fase, tivemos uma excelente oportunidade, pela excelente exibição que fizemos e pelos quatro golos que marcámos, no último jogo de poder ter já os pontos necessários para seguir em frente. Não conseguimos. Vários fatores foram determinantes para não termos conquistado pontos e estarmos já hoje numa posição privilegiada do ponto de vista de já estar garantido. Amanhã temos essa oportunidade. Temos de fazer uma grande exibição, é a nossa ambição. Jogar melhor que o nosso adversário, marcar os nossos golos para podermos seguir em frente porque temos mesmo muita vontade de fazer uma grande campanha nesta Liga dos Campeões."
Quem vai jogar à esquerda? Vai puxar o Bah da direita para a esquerda como diz o Record de hoje, vai apostar em Beste...?
"Vai jogar um jogador que esteja 100% fisicamente e 100% comprometido com a equipa."
A Juventus tem a 3.ª melhor defesa da Liga italiana e uma das melhores desta fase. A organização defensiva é um dos pontos fortes desta equipa?
"É uma equipa que vale pelo seu todo, quer pelo momento defensivo quer pelo ofensivo. É uma equipa muito competente, o que temos de fazer é dar o melhor de nós. Temos mais uma oportunidade para conquistarmos os pontos necessários para seguirmos em frente na prova. Preparámos o jogo para vencer, ainda temos o dia de hoje e amanhã para ultimar detalhes e definir o onze. Mas aquilo que queremos é colocar em prática tudo aquilo que sabemos, que já mostrámos, a qualidade dos nossos jogadores, da nossa equipa e de todos. Queremos muito seguir em frente na prova."
Diogo, um dos adeptos que apedrejou o autocarro, esteve na conversa dos áudios. Sabia quem era?
"Já percebi. Estamos aqui para falar sobre o jogo da Champions. Marcámos uma conferência de imprensa para falarmos sobre esse assunto. Não queria trazer este assunto para o dia de hoje porque temos um jogo para preparar e para ganhar. Sobre o que aconteceu nessa noite, tudo o que foi dito foi dito diante de 30 adeptos e com a intenção de defender o grupo. Não me escondi, fui falar com os adeptos perto do autocarro. Não falei baixinho, falei ao tom com que a conversa estava a ser feita. Tive de falar alto para me fazer ouvir. Usei a mesma linguagem da conversa, também sei usar a linguagem de rua. E ao meu lado estava toda a comitiva que tinha chegado para o jogo do Casa Pia. Passei a polícia, tinha o Dr. Lourenço Coelho, toda a comitiva do Benfica, o Ricardo Lemos também estava perto de mim, os jogadores e o capitão perto de mim, ninguém saiu dali. Estavam os polícias e os seguranças. No espaço de uma área de futebol estavam 100 pessoas a assistir a esta conversa. A conversa foi longa, de 30 minutos, e não me espanta se saírem mais áudios, estou tranquilo. A pessoa estava a tratar pelo meu nome, perguntei-lhe o nome, ele disse-me que se chamava Diogo, curiosamente com o mesmo nome que um elemento da minha equipa técnica, não sei quem é, nunca o vi, percebi que é um adepto benfiquista e não tenho mais nada a acrescentar sobre esse assunto."
Bruno Lage faz esta terça-feira a antevisão ao jogo com a Juventus, duelo da 8.ª e última jornada da fase regular da Liga dos Campeões que está marcado para as 20 horas de amanhã (quarta-feira).
Leia aqui tudo aquilo que o técnico irá dizer no lançamento do jogo que será determinante para o futuro do Benfica na Champions League.
Avançado não foi convocado para o jogo o Trabzonspor e clube de Istambul até aceita baixar as exigências
Aperto de pescoço a um sócio em AG podia ditar expulsão, mas parecer jurídico externo indicou prescrição
Sessão terá lugar no Auditório José Silvestre, na Universidade do Algarve, pelas 20 horas
Pantera Negra chegou a Lisboa há 65 anos para entrar na história
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'