Roger Schmidt fez esta quinta-feira a antevisão do jogo de amanhã, com o Sp. Braga, uma partida da 14.ª jornada da Liga Bwin que se disputa a partir das 21h15, no Minho.
Como vê o jogo com o Sp. Braga? O grupo está a postos?"Estamos felizes por voltar a jogar, voltar ao nosso ritmo. O Sp. Braga tem feito uma boa temporada no campeonato e também a nível internacional. É um bom jogo para regressarmos à competição. Temos treinado muito bem, tenho todo o plantel à disposição com exceção do Neres. Estávamos a jogar bem antes da pausa para o Mundial, com boas dinâmicas. Depois de cinco ou seis semanas a situação é diferente. Precisamos de 'começar do zero' com o Sp. Braga mas estamos prontos".
Otamendi e Enzo vão jogar? E ainda sobre Enzo, está preparado para o perder em janeiro?"Não vou dar o onze inicial hoje. O que posso dizer é que já regressaram, vieram muito bem dispostos e em boa forma. Já treinaram com a equipa, estão muito motivados. Estamos todos orgulhosos pelo que fizeram pela Argentina, pela forma como jogaram. Aliás, estamos assim por todos os jogadores. Sempre que os nossos jogadores jogam torneios internacionais é um bom sinal para nós. Estão novamente focados no Benfica. Enzo? Até 31 de dezembro estamos seguros de que temos os jogadores todos e ninguém pode sair. Para já, estamos em véspera de jogo e estou tranquilo. Depois abre-se o mercado e quando se tem jogadores de grande talento corremos sempre o risco de perder jogadores. Para já, estamos concentrados no jogo de amanhã".
Enzo está nas nuvens, como conta trazê-lo de novo à terra?"Para estes jogadores, vencer o Mundial no meio da temporada... Normalmente quando se vence o campeonato do Mundo vêm umas férias a seguir, mas aqui é diferente. Jogaram o Mundial em dezembro. É difícil para os jogadores, é difícil voltarem a estar prontos para as competições domésticas, mas tanto o Otamendi como o Enzo sempre demonstraram uma grande atitude. Sempre com muita intensidade e ritmo em todos os jogos. São os únicos dois jogadores na nossa equipa que mantiveram o ritmo. Espero que amanhã aproveitem a oportunidade".
A propósito da viagem de Enzo à Argentina no final do ano..."Não sei nada sobre isso. Não sigo as coisas que aparecem nas redes sociais. Somos uma equipa de futebol profissional e as regras são para todos os jogadores. É importante que descansem entre jogos e não há exceções".
Otamendi e Grimaldo entram nos últimos meses de contrato... espera que renovem?"Espero que renovem e fiquem connosco, claro. São jogadores chave para nós. Têm tido uma temporada excelente, não só a nível futebolístico mas como a nível de atitude. São modelos para os mais jovens e queremos mantê-los, há quem esteja a trabalhar nesse sentido".
Falou com Enzo? Pediu-lhe para ficar?"Não posso revelar essas conversas. Quando falo com os jogadores, são coisas que guardo para mim. O que posso dizer é aquilo que já disse. Todos sabemos como é o futebol. Estes jovens têm oportunidades, e não se trata só do Enzo. Se tiverem oportunidades têm de tomar decisões, e eu respeito-as. Posso aconselhá-los, mas eles só têm uma carreira. Se eu os puder convencer ou influenciá-los num determinado sentido tento fazê-lo, mas aceito as suas decisões".
Que análise faz do Sp. Braga?"Penso que é uma equipa muito completa. Têm uma ideia muito clara de como querem jogar. São muito perigosos no ataque, têm dois avançados muito ativos. Temos de defender muito bem. Temos de nos lembrar que também sabemos atacar muito bem, mas temos de fazer um encontro bem equilibrado. Toda a equipa tem a responsabilidade de defender. Amanhã vamos começar com essas bases. Os jogadores têm de estar concentrados para jogarmos bem e defendermos bem. Também temos qualidade e amanhã temos de demonstrar isso, criando oportunidades e marcando golos".