Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

V. Guimarães

V. Guimarães

20:30

01 novembro

Benfica

Benfica

Humberto Coelho e as funções que terá na lista de Rui Costa: «Se ganharmos é que vamos discutir»

Antiga glória do Benfica é candidato a vice-presidente na lista do atual líder do clube

Humberto Coelho (à direita) e Rui Costa (à esquerda) cumprimentam-se
Humberto Coelho (à direita) e Rui Costa (à esquerda) cumprimentam-se • Foto: Vítor Chi

Apesar de ser candidato a vice-presidente na lista de Rui Costa às eleições do Benfica, Humberto Coelho revelou esta sexta-feira, em declarações no 'Record na Hora', no NOW, que ainda não sabe ao certo que funções irá desempenhar na estrutura do atual líder do clube, algo que ficará apenas definido caso Rui Costa vença a segunda volta das eleições frente a João Noronha Lopes, no próximo dia 8.

"Intervenção na SAD? Vou ser vice-presidente, mas penso que vou ter intervenção mais nas áreas do futebol, do balneário. A minha experiência vai entrar em jogo. Terei um papel na SAD, mas ainda não está definido. Se ganharmos é que vamos definir o que vou fazer", começou por dizer o antigo internacional português e glória do clube encarnado: "Dedo nas contratações? Vamos ver. Se ganharmos é que vamos definir o que vou fazer."

Humberto Coelho, vice-presidente na lista de Rui Costa, no 'Record na Hora', no NOW
Humberto Coelho, vice-presidente na lista de Rui Costa, no 'Record na Hora', no NOW

Mourinho e o plantel

"Quando jogámos frente ao Fenerbahçe, ele disse que o plantel era bom. Podemos olhar para o lado dos 'mind games' ou para outro. Conheço bem José Mourinho. O Benfica já bateu o Atlético Madrid por quatro golos. Já fizeram grandes jogos. Mourinho é um dos melhores treinadores do Mundo. Logicamente ainda não teve tempo para ver a qualidade destes jogadores, porque não houve pré-época. Um jogador tem mais dificuldades quando não tem pré-época. Plantel equilibrado? Podem faltar um ou dois jogadores, que poderiam ser muito úteis. Mas também temos a formação. Ganhámos a Youth League. Não vou referir posições. Nos escalões jovens, na última época fomos campeões em todos os escalões. Temos de olhar para esses miúdos, que têm muito talento."

Mourinho tem perfil para olhar para a formação?

"Mourinho olha para tudo. Tem essa visão e estratégia, ver quem são os melhores. Já pôs alguns a jogar. Uma coisa é jogar na equipa B e outra é na principal. Tem de haver um salto não só em termos táticos, mas também físicos. O campeonato português subiu muito de nível. É difícil esses jogadores já estarem prontos para dar o salto. Estou convencido que, com mais tempo, a equipa vai melhorar e subir de rendimento."

Acha que Mourinho se despede sem Mário Branco?

"Não sou adivinho. Estes momentos são difíceis. Requerem muito cuidado. O Benfica precisa da competência das pessoas que estão ao dispor Não vou dizer que Mourinho se vai embora. Mário Branco é muito competente. Sei que fazem uma boa dupla, isso é que é importante para mim. O Benfica vai ganhar com eles."

É preciso continuar a limpar o Benfica?

"Não sei. A minha especialidade é futebol. Não estou ao corrente do que se está a passar. Para os seus órgãos sociais, Rui Costa tem-se rodeado de pessoas competentes."

Vai ser um Benfica diferente com estas pessoas?

"Não é diferente. Vai ser um Benfica que vai ganhar. Será um Benfica sério. Queremos engrandecer o clube para aumentar o número de sócios."

O que será feito de diferente para o Benfica ganhar mais?

"Eu já disse que o Benfica ganhou. Na formação o Benfica ganhou os campeonatos todos. No feminino, o Benfica é pentacampeão. Temos muitos títulos nas modalidades amadoras. Isso é ganhar. O futebol é que move toda a estrutura, mas o que vamos fazer é recuperar o tempo perdido. Não houve pré-época. Mourinho está a pôr a equipa a funcionar para que possamos jogar melhor. Quando se joga melhor, há mais possibilidades de ganhar. O Benfica quer é ganhar. É a mística que o Benfica tem. O futebol não é uma ciência exata. O Liverpool perdeu com o Brentford. O Chelsea perdeu com o Sunderland. O PSG empatou com o Lorient. Perdemos o campeonato em 1969/70 e a seguir ganhamos 3 campeonatos seguidos. Acreditem no projeto. Temos uma boa equipa, um presidente experiente. Vou contar uma história extraordinária. Um amigo de Santarém tem um amigo que sábado foi para o hospital. Nunca mais era atendido, berrou e chamou o médico a dizer "você atenda-me que tenho 50 votos que tenho de votar no Rui Costa." Espero que o recorde seja batido. Depois de ganharmos ou perdermos as eleições, que tenhamos aquele público que tivemos frente ao Arouca. Fez-me sentir o terceiro anel de há alguns anos. Os benfiquistas querem estar juntos."

Teme o tricampeonato do Sporting? O Sporting mete medo?

"Acho que não. Temos de nos defrontar uns aos outros. Não é medo. Quando se chega a uma equipa como Benfica, FC Porto ou Sporting, ninguém tem medo. É melhor jogar contra uma equipa dessas com o estádio cheio a desfavor do que um estádio meio cheio ou vazio a favor. Quando entramos em campo esquecemos muita coisa. Ficamos focados no jogo. O Sporting está a fazer uma boa carreira. Temos de melhorar para chegarmos lá e ultrapassá-los. Só temos de nos preocupar connosco. Os outros também trabalham bem. As vitórias é que dão luminosidade. Muitas vezes não acontece."

Quem está a jogar melhor?

"Depende dos jogos. As equipas estão todas muito iguais. Há valores semelhantes. O Sp. Braga está a fazer uma boa campanha. O futebol português valorizou-se não só em treinadores como em dirigentes, mas também em jogadores. Há muito tempo de campeonato para ver quem ganha. Esperemos que seja o Benfica."

Vieira disse que Rui Costa era preguiçoso e pouco competente. Como pode Rui Costa convencer eleitores de Vieira?

"Se Rui Costa fosse isso tudo tinha sido despedido mais cedo. Como esteve 12 anos como diretor desportivo? Isso é muito tempo. Não sei se Vieira mentiu, mas fico com a dúvida porque se o Rui Costa esteve 15 anos com ele e se houve esses adjetivos, por que é que Vieira nunca o despediu? Isto é uma campanha. Fala-se mais de política do que de futebol. Tenho uma grande carreira e uma paixão enorme de futebol, mas as campanhas são de políticas. As pessoas têm de ver o projeto: o que se fez e o que se vai fazer. Não mando nos votos dos benfiquistas. Eles têm de decidir por eles. Depois disto acabar, quero que haja uma união geral. O Benfica precisa dos adeptos."

Por Rafael Soares
2
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas