Craque do Manchester City tem relação de grande amizade com benfiquista
Jérémy Doku, o jovem craque belga do Manchester City, lança no dia 23 de dezembro um documentário onde retrata a forma como se uniu a Deus e à fé cristã. O internacional pela Bélgica, de 23 anos, tem lançado nas redes sociais pequenos ‘teasers’ sobre o projeto e Dodi Lukebakio, do Benfica, vai ter um papel de destaque.
O futebolista das águias foi o responsável por esta aproximação de Doku a Jesus Cristo, uma vez que é um homem devoto e que nunca esqueceu o papel determinante que a religião tem na sua vida. Nas imagens postas a circular vemos os dois jogadores num encontro durante os trabalhos da seleção belga e, posteriormente, uma pequena entrevista onde Dodi explica como a relação fria (e estranha) que mantinha com Doku, quando se cruzavam na seleção, se transformou numa união fraternal de empatia e partilha de fé.
“No início não tínhamos conexão. Éramos apenas dois conhecidos. Jogávamos juntos e éramos colegas de equipa, nada mais do que isso. Dizíamos ‘olá’ um ao outro e pouco mais. Era de loucos. Lembro-me de dizer à minha mulher – ‘Não pecebo como é que não tenho conexão com o Jeremy. Não entendo… O que será que ele pensa de mim?’”, iniciou.
“Porque eu, na verdade, sou um tipo bastante aberto e comunicativo. Sou bom para todas as pessoas. Portanto, quando não sou bom com alguém, não é por minha causa. Grande parte das vezes é a outra pessoa, entendes? Depois, com o tempo, como também temos várias pessoas à nossa volta, acabámos por nos entender. Nem sei bem porquê… Provavelmente foi Deus”, remata o jogador do Benfica.
Doku não fica atrás nos elogios a Dodi Lukebakio e a este verdadeiro renascimento que teve junto de Deus: “Eu renasci e fui salvo por um amigo. Deus tocou-me através de um amigo que joga comigo na seleleção nacional. O nome dele é Dodi Lukebakio e esse momento mudou a minha vida.”
Esta jornada pela fé de Jeremy Doku, que chegará ao YouTube a 23 de dezembro, tem como destaque esta relação com Lukebakio que, curiosamente, também já faz parte da vida de outros futebolistas. E sempre com a mesma premissa – ajudar alguém a tocar o sagrado.
Foi o caso do irreverente Kevin Pince Boateng: “Eu cresci num sítio onde lidava unicamente com muçulmanos, maioritariamente árabes turcos, porque em Berlim a imigração de turcos é tremenda. Cresci com eles mas nunca fui verdadeiramente religioso ou crente. Sabia apenas que acreditava num poder maior. O meu irmão mais velho [Jerôme Boateng] é muçulmano, por isso sempre fui confrontado com essa cultura e tradições. Mas há 5 anos fui apresentado a Jesus. Isso acontece quando alguém planta uma semente dentro de ti. Fiquei curioso mas acabei por deixar essa ideia de lado. Mais tarde, quando jogava no Hertha, estava lá o Dodi Lukebakio. Começou a falar comigo sobre Jesus, a Bíblia e tudo isso…”
“E até me comecei a interessar pelo tema, a fazer perguntas, a pensar sobre as coisas. A entender porque é que é impossível dizer que não é verdade, coincidências, esse tipo de coisas. Depois fui para o Mundial Feminino em Sydney e aí é que me bateu. A pessoa rezou por mim e foi a primeira vez que senti alguma coisa dentro do meu corpo que era impossível de explicar”, resumiu.
Em agosto, destacou o 10º aniversário do seu ‘renascimento’, colocando nas redes sociais um agradecimento e indicando que foi em Toulouse, onde alinhou por empréstimo do Anderlecht, que tudo começou.
Mais recentemente, aquando da lesão que o afetou e que o impede de alinhar na equipa de José Mourinho, Dodi escreveu a Deus nas redes sociais: "Eu sei que nem sempre vou conseguir entender tudo aquilo que pode acontecer comigo, mas uma coisa é certa: eu não escolhi seguir-Te só nos bons momentos. O amor que me dás todos os dias supera tudo que eu passo desde o primeiro dia. Mais fiel do que Tu, não há; melhor do que Tu, não há. Estás acima de tudo, os teus planos são perfeitos. Então eu escolho glorificar-Te nesta situação, em nome de Jesus Cristo. Mas graças a Deus, que sempre nos conduz em triunfo em Cristo, e através de nós espalha por todo o lado o perfume do conhecimento d’Ele! Obrigado por todas as vossas mensagens. Até breve."
Clube argentino pretende empréstimo de um ano com opção de compra
Adeptos encarnados correram na direção dos napolitanos e a polícia foi forçada a intervir
Ponta-de-lança do Benfica assume, no entanto, que isto traz uma pressão extra
Avançado das águias concedeu uma entrevista ao portal 'Athletiko'
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura