Conversas entre o empresário e o jogador do Manchester City estão bem encaminhadas
João Noronha Lopes quer fechar Bernardo Silva já em janeiro se for eleito presidente do Benfica, apurou Record. O nosso jornal sabe que o candidato à liderança das águias até já tem preparado o contrato para o internacional português e esse documento está pronto para ser assinado logo no dia 1 de janeiro. Nessa altura, o centrocampista, de 31 anos, já pode negociar com qualquer clube, tendo em conta que termina a ligação com o Manchester City em junho de 2026.
Perante este cenário, há duas hipóteses. Ou os ingleses aceitam libertar Bernardo Silva de imediato e, nesse caso, ainda recebem algum dinheiro do Benfica. Ou, se não houver acordo, o regresso à Luz fica adiado para o próximo verão: a custo zero, neste cenário. Perante este contexto, o empresário, de 59 anos, já está em conversas bem encaminhadas com Bernardo Silva para garantir esta contratação.
A ideia de Noronha Lopes e da estrutura que o acompanha passa por tornar o centrocampista na grande referência da formação do Benfica. O médio, que chegaria a custo zero, tem uma boa relação com o empresário e mostrou-se muito crítico da gestão de Luís Filipe Vieira, em 2020, quando Noronha Lopes se candidatou pela primeira vez. Em 2022, Noronha e Bernardo estiveram juntos no NOS Alive tal como fizeram questão de demonstrar numa fotografia, em que também aparece Nuno Gomes, que faz parte da atual lista de Noronha Lopes como vice-presidente para a pasta do futebol.
Em entrevista a Record, no passado mês de junho, Noronha Lopes foi confrontado sobre o possível regresso de Bernardo Silva, mas foi evasivo. "O Bernardo é um grande benfiquista e alguém que todos os adeptos gostariam de, um dia, voltar a ter aqui. Ele tem contrato com outro clube e, portanto, não vou fazer quaisquer comentários sobre essa situação", salientou.
Já Bernardo Silva nunca escondeu a ambição que tem em voltar à Luz. "Eu penso nisso todos os anos. Sempre foi um objetivo. Não consegui cumprir o meu sonho de jogar no Benfica quando tinha 19, 20 anos, mas ainda o quero cumprir", disse, também numa entrevista a Record, em 2023, na qual assumiu que "não teria votado em Rui Costa", nas eleições em que o atual presidente teve a concorrência de Francisco Benitez, em 2021.
Ainda assim, fez uma ressalva em relação ao atual líder das águias. "Desde que chegou à presidência, enquanto benfiquista estou muito contente com o que tem vindo a fazer. Tem sido muito transparente, direto com os sócios, tem tomado boas decisões desportivas para o clube", sublinhou. Mais recentemente, em junho, Bernardo Silva garantiu que tem as suas prioridades bem definidas para o seu percurso pós-Manchester City. "Já sei o que vou fazer", garantiu.
Por agora, Bernardo Silva terá o foco na equipa de Pep Guardiola, sendo que no próximo domingo tem já um jogo importante frente ao Manchester United, de Rúben Amorim.
Candidato critica ausência de Rui Costa e apela ao consenso entre as listas no sentido de aprovar um Regulamento Eleitoral
Richard Ríos é o último a chegar e também integra o treino desta quinta-feira, o único em que o técnico terá o grupo completo
Recuperação média desta lesão é de 15 dias, pelo que os receios de uma lesão grave não se confirmam
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos