Família e amigos não esquecem o sorriso de Fehér
O sorriso, a mão sobre os joelhos, a queda e a angústia em torno do corpo de Fehér são imagens que não saem da memória dos amantes do futebol português e que fazem hoje, precisamente, 15 anos. O dia 25 de janeiro de 2004 ficará para marcado como a data em que o húngaro faleceu naquela fatídica noite de Guimarães, nos instantes finais de um jogo que o Benfica venceu, por 1-0.
Apesar da distância temporal, ninguém esquece o então jogador do Benfica e as homenagens àquela que era uma das mais promissoras figuras do futebol húngaro vão voltar hoje a ter lugar, nomeadamente em Gyor, cidade natal e onde deu início à carreira.
Alguns jogadores do ETO, clube local, o atual treinador e responsáveis da equipa irão visitar o túmulo no cemitério em Gyor. As cerimónias prosseguem amanhã, com o clube e a família a organizar uma noite em memória do jogador que, além de Benfica, representou FC Porto, Salgueiros e Sp. Braga. Nessa sessão estarão vários convidados, como os líderes do ETO, ex-companheiros e membros da federação húngara.
"Ficarás para sempre connosco, manteremos o teu sorriso" é o mote do evento e tal é explicado por Dorottya Kelemen, responsável do ETO. "Este evento não é para ser triste e esta é também a vontade da família. Queremos uma noite para recordar o Miklós como ele era. E ele era realmente um rapaz muito bom, sempre sorridente", realçou.
Benfica volta a atribuir prémio
O Benfica recupera este ano a atribuição do Prémio Miklos Fehér. O galardão, instituído em 2009, conheceu um interregno o ano passado. Destina-se a premiar os atletas húngaros que mais se destacam na escola Bercsényi Miklós, em Gyor. Essa instituição de ensino, que Fehér frequentou na juventude, é especializada na formação desportiva de jovens e já ‘fabricou’ medalhados olímpicos. Os vencedores deste ano estarão em Lisboa, entre 25 e 28 de março próximo, para visitar o Estádio da Luz e o Caixa Futebol Campus.
Entretanto, o Benfica já deixou esta manhã uma mensagem no Twitter para recordar o jogador húngaro. "Nunca esqueceremos os nossos", pode ler-se na legenda de uma fotografia do jogador.
Nunca esquecemos os nossos.#EPluribusUnum pic.twitter.com/RPjI7ZDrw7
— SL Benfica (@SLBenfica) 25 de janeiro de 2019
Comitiva húngara visita estádio
Uma comitiva, de que fará parte o embaixador da Hungria em Portugal e o responsável pelo Museu Nacional daquele país, estará dia 31 no Estádio da Luz. O pretexto é a celebração dos 120 anos de Béla Guttmann, treinador que fez do Benfica bicampeão europeu, mas também será lembrado Fehér.
Candidato à presidência do Benfica concedeu uma entrevista à CMTV
'Vice' de Noronha Lopes foi colega de equipa e trabalhou o atual líder do clube da Luz e candidato
Treinador do Bayer Leverkusen justificou ausência do lateral no duelo com o Bayern
'Vice' de Noronha Lopes em entrevista exclusiva no programa 'Record na Hora'
Águias triunfam por 5-2 na 4.ª jornada do Campeonato Placard
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Marcou e assistiu na vitória por 3-1 frente ao Instituto