Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Duas das votações serão feitas de braço no ar, enquanto a última decorrerá com voto físico, em urna
Seguir Autor:
A Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, marcada para sábado, às 9h30, e na qual será votada a proposta global única de revisão dos Estatutos do clube, terá três votações, não tem tempo limite e pode mudar de local. As águias prevêem organizar o evento no Pavilhão n.º 1 da Luz, mas podem mesmo passar para o relvado, já que admitem realizar o evento "se necessário, em outro espaço do complexo desportivo."
O primeiro ponto da ordem dos trabalhos incide na discussão e votação na generalidade da proposta global de revisão de estatutos apresentada pelo Benfica. Segue-se a "discussão e votação das propostas na especialidade admitidas" e, por fim, a "votação final global das alterações aos Estatutos nos termos da proposta da metodologia aprovada."
Para os novos Estatutos serem aprovados, é necessários haver "três quartos dos votos dos associados presentes, quer na votação final global, quer na votação inicial global, quer nas votações intermédias na especialidade", como explicou, à BTV, José Pereira da Costa, vice-presidente da Mesa da AG. De resto, a primeira e a segunda votações serão feitas de braço no ar. Já a última é feita por voto físico, em urna.
De resto, ainda antes da votação inicial, "haverá um tempo de debate com todos os associados que entendam que devem participar", daí que não seja possível prever a hora do fim desta AG. "Sabemos a que horas começará a Assembleia Geral. Não temos ideia nenhuma sobre a que horas encerrará. Discutir o Sport Lisboa e Benfica não tem tempo", destaca o dirigente, garantindo que "nenhum sócio vai poder participar na Assembleia Geral sem estar informado, querendo estar informado."
De qualquer forma, José Pereira da Costa apelou a que o debate se restrinja aos Estatutos. "Não poderá haver, no momento em que está a ser debatido um instrumento desta natureza, tempo para discutir outras questões, que, aliás, terão tempo, lugar e oportunidade, em breve", expressou.
Entre outros tópicos, esta proposta prevê limitação de 3 mandatos para os presidentes dos órgãos sociais, a remuneração desses mesmos órgãos sociais. Os sócios com filiação entre um a cinco anos passam a ter direito a três votos, em vez de terem um. Os filiados entre 5 a 10 anos passam a ter 10 votos, o dobro dos 5 que tinham. Já os sócios entre 10 e 25 anos mantêm os 20 votos, assim como os sócios com filiação superior a 25 anos, que continuam com direito a 50 votos. De resto, está previsto o voto físico em urna nos atos eleitorais, a não ser que as listas concorrentes aceitem, por unanimidade, o voto eletrónico. As portas de entrada para a AG abrem às 8h30.
Lukebakio, Prestianni e Trubin deixaram mensagens nas redes sociais
A equipa de Mourinho apresentou-se com a lição bem estudada e afinada. Ríos deu dimensão física e Aursnes pegou na batuta
Mourinho promove ajustes estratégicos e a águia conquista os três pontos no último suspiro
Vitória sobre o Tondela e o resultado no dérbi deixam portistas cada vez mais bem colocados
Triunfo tranquilo por 4-0 frente ao Al Wasl de Rui Vitória
Holandeses e italianos ficaram sem representantes nas provas europeias
Juiz português envolto em polémica na sequência de um lance com um ex-Benfica, no duelo entre Estrasburgo e Mainz
Rui Costa protagonizara momento naquele espaço antes do início do dérbi entre Sporting e Benfica