Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

Benfica

Benfica

20:15

23 setembro

Rio Ave

Rio Ave

Roberto Martínez quer ajudar João Neves a definir futuro: «Próximos 50 jogos serão muito importantes para a carreira dele»

Selecionador nacional confrontado com os rumores sobre possível transferência do médio para o Manchester United

• Foto: LUSA/EPA

O mercado de transferências ainda não abriu em Portugal e nas principais ligas, mas os rumores sobre alguns dos jogadores mais entusiasmantes aparecem a cada dia que passa. Em declarações no podcast 'FIVE', de Rio Ferdinand, Roberto Martínez foi convidado pelo ex-internacional inglês a falar sobre João Neves, jovem médio do Benfica e da Seleção Nacional portuguesa que viu o seu nome associado ao Manchester United, clube que o antigo defesa representou durante várias temporadas.

O selecionador nacional começou por revelar os primeiros jogos que viu de João Neves, percurso esse que acompanhou desde os sub-19, passando pelos sub-21 até ao decisivo clássico entre Benfica e FC Porto, a contar para a 7.ª jornada (29 de setembro), em que o jovem médio foi eleito o Melhor em Campo e assegurou um lugar nos eleitos de Roberto Martínez. "A primeira vez que eu o observei foi quando ele ainda estava nos sub-19 e foi interessante porque ele desempenhava um função diferente. É um jogador que a partir do meio-campo consegue ter uma perceção muito boa do jogo. Depois, lentamente, ele foi ganhando espaço no Benfica e tudo aconteceu muito rapidamente. Houve momentos em que tivemos de esperar um pouco para termos a certeza que ele não queimava etapas. Foi então que o mandámos para os sub-21, onde competiu no Campeonato da Europa, naquele que foi mais um teste para perceber as suas capacidades. Marcou frente à Bélgica e fez um torneio muito boa. Aos poucos, íamos vendo que ele mostrava-se estar preparado. O próximo passo era realmente perceber se ele estaria preparado para a Seleção principal, então acabei por ir ver o jogo dele contra o FC Porto, o grande jogo em Portugal, o Benfica-FC Porto, e ele acabou por ser eleito o Melhor em Campo. São momentos como estes que, enquanto selecionador nacional, sentes 'bem, se num jogo como este ele consegue ser o melhor em campo, então está mais do que claro que ele está preparado para ir para a Seleção'. Quão melhor ou mais difícil for o adversário, ou mais acelerado for o ritmo de jogo, melhores são as decisões que tem em campo", confidenciou Roberto Martínez,

Para Roberto Martínez, um dos fatores que mais o surpreendeu na chegada de João Neves à Seleção Nacional foi o respeito que rapidamente teve dos seus companheiros de equipa: "Como sabem, para um jogador é muito importante ter o respeito do balneário e logo nos primeiros três dias de treinos com a Seleção ele fez a sua estreia contra a Bósnia fora. Enquanto ele ainda estava no banco de suplentes, lembro-me que o João Cancelo marcou um golo e depois deu um 'sprint' em direção ao banco para festejar com o João Neves, que tinha acabado de conhecer há três dias. Acho que isso diz muito do que João Neves é enquanto pessoa. É muito jovem, mas é alguém com valores muito fortes e vincados e isso torna-o alguém respeitado em qualquer sítio que vá. Agora, a grande questão é: será para ele a melhor decisão deixar o Benfica este verão ou deverá ficar pelo menos mais uma temporada? Esta é provavelmente a única dúvida que existe. Agora, se ele é um jogador com capacidades para estar num clube que luta para vencer a Premier League? Tenho 100% a certeza."

Pouco depois, Roberto Martínez enumerou as qualidades de João Neves enquanto jogador e assumiu que fará de tudo para ajudar o jovem médio a tomar a melhor decisão para o seu futuro: "É aquele médio inteligente que, bem, eu não gosto de dar nomes porque depois as pessoas fazem comparações, mas é um '6' que pode facilmente ser '8', alguém que pode chegar a zonas de finalização. Mas aquilo que verdadeiramente o define é que é capaz de estar quase sempre no sítio certo, bem posicionado, muito forte tecnicamente com os dois pés, com um equilíbrio e perceção muito bons que lhe permitem proteger muito bem a bola. Também usa mais o passe curto do que o passe longo, mas ainda tem 19 anos e estamos a falar de um jogador que apesar da sua idade já participa em jogos grandes. Provavelmente, serão os seus próximos 50 jogos que serão muito importantes para a carreira dele e obviamente que todos nós vamos tentar ajudá-lo ao máximo para que tome a melhor decisão."

Durante a conversa com Roberto Martínez, Rio Ferdinand acabou por revelar ter enviado uma mensagem privada ao jovem médio do Benfica através das redes sociais. Na altura, a propósito da morte da mãe do internacional português. "De facto, falei com ele de uma forma bastante estranha. Há umas semanas, a mãe dele morreu, então eu decidi simplesmente enviar-lhe uma mensagem. Passar por aquela situação, sendo ainda tão jovem, no início da sua carreira... ainda por cima jogou imediatamente depois de tudo isto acontecer. Simplesmente disse-lhe que se precisasse de alguma ajuda, de falar ou assim, que poderia contar comigo e ele até me respondeu de forma bem rápida e foi muito simpático", confessou o ex-internacional inglês e capitão dos red devils.

Por Sérgio Magalhães
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas