Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Benfica

Benfica

18:00

25 janeiro

Estrela

Estrela

Rui Costa: «Jamais teríamos contratado o Rafa novamente se entendêssemos que tinha tido um mau comportamento»

Presidente do Benfica aborda ainda situação da equipa na Liga dos Campeões e reforça confiança em Mourinho

Seguir Autor:

A carregar o vídeo ...
«A história continua»: Benfica oficializa regresso de Rafa Silva

À margem do último dia de alegações finais do processo 'Saco Azul', Rui Costa abordou a situação do Benfica na Liga dos Campeões e explicou o regresso de Rafa Silva ao clube da Luz.  

É preciso um milagre para o Benfica se manter na Liga dos Campeões? "É um momento que não é positivo. Acabámos por perder duas competições num espaço curto. A Champions está como está e o campeonato não está como desejávamos. Não queríamos estar nesta posição obviamente, mas temos uma época para afrontar e vamos jogá-la com toda a nossa determinação. Não podemos ficar neste estado. Temos muito ainda para conseguir resolver".

Mas acredita num milagre na Liga dos Campeões ainda? "Não é uma questão de milagre, é uma questão de termos de fazer o nosso trabalho e ver depois o que pode resultar. A nossa obrigação é lutar até ao último segundo nessa competição como em todas as outras".

E o Rafa poderá ser uma boa ajuda nesse sentido? "Contra o Real Madrid não porque não pode jogar ainda, como sabem. Mas é um jogador que é determinante, foi sempre determinante nos oito anos que representou o Benfica. Volta a casa com o mesmo espírito. E deixem-me só referir uma coisa que parece pertinente. Há muito adepto, muito sócio que acredita que o Rafa não se portou bem com o Benfica porque saiu a custo zero. E não é verdade. No último ano de contrato com o Benfica, falou-se muito se o Rafa saía para o Qatar. E até houve a tal conversa em Inglaterra com o presidente do Benfica, isso foi badalado. E o Rafa acabou por aceitar ficar no Benfica mais um ano, assim como o Benfica aceitou não ganhar dinheiro com o Rafa naquele ano e ficar com o Rafa mais um ano, mesmo sabendo que poderia sair a custo zero. Na altura entendemos que as verbas em cima da mesa não compensavam a saída do Rafa, e o Rafa teve um comportamento exemplar com o Benfica, ao ponto de, na última época em que fez, ser a melhor em termos de números".

E este regresso é uma espécie de prémio? "Não é um prémio, é contratar um jogador que acreditamos que sirva para o Benfica, que conhece o Benfica, que tem a prontidão para chegar e jogar. E sobretudo porque, internamente, e percebo que externamente haja quem pense que o Rafa não teve o melhor comportamento porque saiu a custo zero, teve um ótimo comportamento no Benfica. Caso contrário, ainda tenho os meus valores e sei representar o Benfica e os seus valores. E jamais teríamos contratado o Rafa novamente se entendêssemos que tinha tido um mau comportamento. A palavra que quero deixar aos sócios é que o Rafa jamais estaria no Benfica se tivesse tido algum mau comportamento em prol do clube. Tenho os meus valores e sei quais os que representam o Benfica. Bem-vindo Rafa, é um excelente jogador que jogou 8 anos no Benfica e quis regressar. Tivemos essa oportunidade e entendemos que seja uma mais-valia tremenda. Tenho a certeza absoluta que o Rafa virá com a mesma vontade e convicção de representar o Benfica, tal como fez durante oito anos. Entendo que haja quem pense algo de errado pela forma como saiu".

Mas percebeu que ele, na altura, quisesse sair para fazer outro tipo de contrato? "Completamente compreensível. Aos 30 anos, depois de oito anos de Benfica... Mas, mais do que isso, não forçou saída nenhuma e no ano anterior poderia tê-lo feito. E o Benfica poderia ter ganho algum dinheiro com o Rafa na altura. Foi uma decisão do Benfica, na altura até aplaudida porque tínhamos acabado de ser campeões e era importante manter o Rafa. O Rafa é muito bem-vindo à sua casa, que representou oito anos, e com a vontade que teve".

E a partir de quando é que podem contar com ele? "Já. Já está pronto".

Depois de Lopes Cabral e Rafa, com o que é que os adeptos do Benfica podem contar? "Não posso prometer nada, mas vamos ver até final do mercado. Como sabem, já falámos sobre a parte desportiva. Não é um ano positivo. Iremos lutar até ao último segundo pelos nossos objetivos. Ainda há o campeonato para lutar".

Mas a moral da equipa não está em baixo? "É evidente que quando a equipa não ganha ou perde competições não pode estar ao seu melhor nível, mas sabemos o trabalho que eu estou a fazer, toda a gente reconhece internamente o que está a ser feito. Temos tido muitas lesões, e a situação de poder ou não vir mais alguém também depende disso".

Resink é um nome em cima da mesa? "Há vários nomes em cima da mesa. Não é garantido que venha mais alguém ou não porque vamos avaliar no tempo que ainda resta até final do mercado".

Pode dizer algo mais sobre isso? "Não é para vos esconder o jogo, mas as situações estão a ser avaliadas. Atendendo às inúmeras lesões que temos tido e que também têm condicionado a equipa".

Tentaram trazer Rafa logo no início do mês? "Não, por uma razão simples, pelos valores em cima da mesa. O Benfica, ao tomar esta medida de trazer o Rafa, também teve de ter em conta os valores. Se pudéssemos ter trazido o Rafa logo no primeiro dia, para entrar nas competições que já acabaram, era o que teríamos feito. Mas isso podia ter custado mais 15/20/25 milhões. Teve de ser avaliado e o Rafa acaba por vir numa oportunidade também que tivemos".

Está desiludido com José Mourinho? "Não. É um excelente treinador e já deu provas disso. Não é uma época fácil. Trocar o treinador? Isso está fora de questão".

42
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas