17:30

Tudo sobre a saída de Mourinho, o vídeo que "incomodou", os 15 M€ que ainda não chegaram e a escolha de Marco Silva: o que disse Rui Costa

Presidente do Benfica esclareceu tudo sobre a ida do Special One para o Real Madrid e a chegada do novo treinador

Momentos-chave

18:50 há 22 minutos

Apresentação de Marco Silva será amanhã às 17 horas no Museu do Benfica

"A apresentação de Marco Silva será amanhã às 17 horas no Museu do Benfica".

Fim da conferência

18:50 há 22 minutos

«Não é indiferente o modelo de jogo de Marco Silva ser quase idêntico àquele que temos utilizado»

Já confessou que admira os treinadores portugueses. Quais as caraterísticas que trouxeram Marco Silva ao Benfica? Uma delas foi o sistema tático?

"Também, precisamente. A capacidade que entendemos que tem. Mas não é indiferente o modelo de jogo de Marco Silva ser quase idêntico àquele que temos utilizado. Também teve essa grande influência. Está pronto para pegar neste plantel e fazê-lo funcionar. E depois, pela carreira que tem tido e pelo facto de ser conhecedor do futebol português, muito embora esteja há 9 anos lá fora nunca deixou de acompanhar o futebol português e de estar identificado com os pergaminhos e exigência do Benfica. Vimos de um ano que não foi bom, e alguém ter a coragem e força para levantar a equipa do Benfica...".

18:48 há 24 minutos

«Capitães do Benfica agora são António Silva, Aursnes e Tomás Araújo]".

Na renovação de António Silva está também a braçadeira de capitão?

"A menos que haja uma revolução, os capitães do Benfica mantêm-se. Saiu Otamendi. Agora são António Silva, Fredrik [Aursnes] e Tomás [Araújo]".

Pub
18:47 há 25 minutos

«Um treinador com a experiência e capacidade de Mourinho deixou algo muito importante para nós. Merecia a continuidade»

Os resultados que Mourinho alcançou no Benfica não foram os desejados. Sente que na estrutura ficou algum legado de Mourinho?

"Todos os treinadores, de uma forma ou outra, deixam uma marca no clube, estrutura, jogadores, no seu espaço de trabalho. Um treinador com a experiência e capacidade de Mourinho deixou, claro, algo muito importante para nós. E daí reconhecer que o trabalho que ele estava a desenvolver merecia a continuidade. Grato ao que tentou fazer no Benfica. Sou testemunha do que procurou melhorar na equipa e que tentou fazê-la chegar aos títulos, mas, como tenho dito... Percebo que haja muito para esclarecer sobre esta história, mas neste momento já estamos a preparar a próxima temporada".

18:45 há 27 minutos

Reação às palavras de Villas-Boas sobre Rui Costa ser um "senhor do futebol": «Não estou aqui para ser o menino querido de toda a gente»

André Villas-Boas disse que o Rui era um "senhor do futebol". Isso significa que tem de trabalhar mais?

"Isso é uma pergunta que, peço desculpa, não faz de todo sentido. Não estou aqui para ser o menino querido de toda a gente, estou aqui para defender os interesses do Benfica. O facto dessa questão ser levantada por André Villas-Boas não faz com que esteja aqui a dormir ou a ver os outros passar".

18:44 há 28 minutos

«Exigimos que a próxima época seja igual para todos. Não queremos ser beneficiados, mas não podemos continuar a ser prejudicados»

Mourinho também chegou a dizer que não gostava de lidar com um campeonato real e outro virtual... Acredita que vivemos com esta dualidade em Portugal? O que pode dizer aos adeptos sobre isto?

"Ninguém gosta... Pronunciámo-nos sempre que entendemos que essas questões aparecem. Temos exposto às entidades competentes a nossa tristeza a ver o que se tem passado, o nosso mau-estar. O que José Mourinho disse era o que sentíamos. Em várias situações, sentimo-nos muito prejudicados pela arbitragem. Não vou esconder uma coisa que foi um facto só por termos falhado objetivos. Não foi essa a única razão que nos levou ao fracasso, mas também contribuiu. Não me lembro de uma equipa ser tão prejudicada. Já fizemos todas as reclamações ao Conselho de Arbitragem e exigimos transparência. Exigimos que a próxima temporada seja igual para todos os clubes. Não queremos ser beneficiados, mas não podemos continuar a ser prejudicados".

Pub
18:43 há 29 minutos

«Zalazar não era um jogador que, àqueles valores, interessasse ao Benfica»

O que correu mal para Rodrigo Zalazar ter terminado no Sporting?

"Desejado pelo Benfica? Conhece alguma proposta? É que se eu tiver de analisar todos os jogadores que saem na imprensa, temos de fazer uma conferência de 24 horas. Não era um jogador que, àqueles valores, interessasse ao Benfica".

18:42 há 30 minutos

Esclarecimento sobre a cláusula de Marco Silva: «Se for campeão, estende automaticamente mais um ano»

Pode explicar que cláusula é a extensível que Marco Silva tem no contrato?

"É uma opção de campeão nacional. Se for campeão, estende automaticamente mais um ano".

18:41 há 31 minutos

Ponto de situação sobre propostas de renovação para Schjelderup e António Silva

Renovação de Schjelderup?

"A proposta de renovação está na mão dele. Não é um caso urgente porque não está a acabar contrato, mas vamos aguardar pela decisão. Quando acabar, conversaremos com ele".

Em que momento ficou a saber que Mourinho queria ir para o Real Madrid? Proposta de renovação por António Silva... Vai ficar?

"António Silva também tem proposta de renovação em cima da mesa. A nossa competência é renovar os jogadores que entendemos que merecem. A competência deles é aceitar ou não e espero que ele aceite. O momento em que soube? Soubemos, e por isso toda esta situação, na semana em que depois são marcadas as eleições no Real Madrid. Acredito que não tenham apanhado de surpresa só o Benfica, mas também Mourinho. O prolongar deste tempo teve a ver com isto e não com outra coisa. Não me quero estar a repetir. Aquilo que Mourinho disse naquela conferência de imprensa era a comunicação que tinha tido comigo".

Pub
18:39 há 33 minutos

«Se tivesse ficado desiludido com o trabalho de Mourinho, não lhe dava proposta de renovação. Relação com ele é boa»

Ficou desiludido com o trabalho de Mourinho?

"Se ficasse desiludido, não lhe dava uma proposta de renovação."

Como ficou a relação com Mourinho?

"É boa, não adianta tentarem criar especulações. Respeito a decisão dele e nós já temos treinador para a próxima temporada".

18:38 há 34 minutos

«Não me lembro de um clube ter sido tão prejudicado como o Benfica foi este ano»

Até que ponto acha que as arbitragens condicionaram a época passada?

"A época correu mal. Foi atípica em muitos aspetos. E falando da época e justificando-a: é atípica em vários aspetos. Estamos a falar da situação da Liga Europa, mas nada é mais preocupante do que aquilo que aconteceu o ano passado. Logo a forma como começou, vir do Mundial de Clubes e começar a competir passados 20 dias, sem férias, sem nada. Isso custou-nos bastante, muito mais do que este período agora. Nessa altura, tivemos um foco muito grande nas competições imediatas que tínhamos pela frente, vínhamos quase do Mundial de Clubes diretos para a Supertaça e pré-eliminatória da Champions. Os objetivos foram ambos alcançados, mas levaram a uma dureza e sacrifício enorme por parte dos atletas e da estrutura. Ninguém teve o desligar. E depois tivemos uma descarga enorme física e mental que nos custou bastante no campeonato. No campeonato cometemos erros que não devíamos ter cometido. É atípico um clube acabar o campeonato sem derrotas e em 3.º lugar, mas não se pode ter 11 empates durante o ano. Perder tantos pontos em casa... Ficámos afastados do título devido a esses erros. Muitos empates e perdas de pontos cruciais. Mas se nós cometemos muitos erros durante o ano, e não posso fugir deles, também não podemos escamutear tudo o que aconteceu na arbitragem. Não me escondo atrás disso, mas não me posso esquecer do que foi feito. Não me lembro de um clube ter sido tão prejudicado durante um ano como o Benfica foi este ano. E se isso teve implicações na classificação? Claro. E não podemos ficar indiferentes a isso. Não vou dar desculpas porque assumo a má época e responsabilizo-me e peço desculpa, mas não posso esconder o que aconteceu com as arbitragens. Os casos são muito flagrantes e vocês foram comentando ao longo da temporada. O que exigimos é que o Benfica seja respeitado e que o próximo ano seja bem diferente. Já tínhamos vindo de uma Taça da maneira como foi, e agora o que aconteceu em Famalicão, em que vou ter de levar com um castigo... O árbitro que dirigiu aquele jogo ainda ontem estava a fazer de 4.º árbitro".

18:33 há 39 minutos

«A nossa parte financeira permite-nos passar um ano sem Champions e não temos sobressaltos de maior»

O que é que aprendeu ao longo desta época que não fará na próxima, mesmo relacionado com uma eventual cláusula de Marco Silva? Ainda não foi apresentado...

"A cláusula de rescisão do Marco é a mesma, 15 milhões de euros. Marco Silva será apresentado amanhã. Não nos podemos esconder. Temos três pré-eliminatórias para chegar à Liga Europa. O Benfica tem de se assumir como um dos candidatos. Não estou a dizer que o Benfica vai ganhar, mas tem de ser um dos candidatos. A nossa parte financeira permite-nos passar um ano sem Champions e não temos sobressaltos de maior, pese embora se perceba que tem o seu impacto. Estamos prontos e preparados para superar isto também. Não vai ser por essa razão que não iremos apetrechar a equipa e fazer um plantel digno dos pergaminhos do Benfica, lutando por todas as competições".

Pub
18:32 há 40 minutos

«Marco Silva está identificado com o projeto, assistiu aos jogos do Benfica ao longo do ano e está a par das lacunas»

Olhando para a frente, o que é que Marco Silva lhe disse em relação ao projeto Benfica? E o que lhe pediu? Quem é que não pode sair na perspetiva de Marco Silva?

"Desde logo, enquanto a imprensa dizia que Marco Silva exigia fazer o plantel, ainda nem tínhamos chegado a acordos financeiros... Desmistificar um bocadinho isto. É evidente que ir buscar um treinador à Premier League nunca é fácil, mas houve o respeito de percebermos o valor de Marco Silva e de Marco Silva perceber que vinha para Portugal, que não poderiam ser valores similares ao que se paga no campeonato mais bem pago do mundo. Está mais do que identificado com o projeto do Benfica, assistiu aos jogos do Benfica ao longo do ano e está a par das lacunas. Não vou referir o que já pediu ou deixou de pedir. É exigente e ainda bem para nós, iremos tentar chegar a um consenso em relação às possibilidades do clube para formar o melhor plantel para atacar todas as frentes. Vou assumir claramente: toca-nos um ano diferente. Primeiro passo é entrar na Liga Europa, uma vez que temos três pré-eliminatórias. Depois temos de nos assumir como candidatos. O campeonato falha-nos há três anos e queremos ter um plantel pronto para todas essas frentes. Vejo o Marco muito otimista, confiante com a matéria-prima que temos em casa. Evidentemente, com mais alguns reforços que sejam necessários. Mas, para já, posso dizer que há um grande otimismo da parte dele e estamos muito satisfeitos com a positividade que traz. Saídas? Posso adiantar que, até agora, o mercado está muito parado. É um ano de Mundial e não estamos com urgência nenhuma em ter de fazer vendas. Mesmo com o facto de Liga dos Campeões ou não, não vai ser isso que nos vai apressar a tomar medidas que possam ser prejudiciais".

18:28 há 44 minutos

«A pior temporada que tive enquanto presidente foi logo a primeira»

Acaba a época sem conseguir troféus, apenas com a Supertaça, e sem Champions. É a sua pior temporada enquanto presidente?

"A pior temporada que tive enquanto presidente foi logo a primeira. Ficámos em 3.º mas acabámos por ir à Liga dos Campeões. Pós-isso não aconteceu mais e este é um ano frustrante, muito negativo da parte do Benfica. E peço desculpa a todos os benfiquistas por um ano que defraudou todas as nossas expectativas. Agora é corrigir o que não correu bem - que foi muita coisa - e entrar com otimismo para a próxima temporada. Essas são as nossas premissas desde já".

18:27 há 45 minutos

«Considero que Mourinho tenha escolhido outro caminho para a carreira dele e vou respeitar isso»

Sente que Mourinho disse não ao Benfica e sim ao Real Madrid?

"Isso foi uma frase de Mourinho... Considero que tenha escolhido outro caminho para a carreira dele e vou respeitar isso".

Pub
18:27 há 45 minutos

«Marco Silva já tem em posse dele tudo aquilo que é o relatório da época passada»

Quem preparou esta pré-época até agora? Em relação às próximas AG, o que espera?

"Quem está a preparar? A estrutura do Benfica, como é óbvio. Para dar ao treinador as melhores condições para decidir em conformidade. Não ficámos à espera que tudo passasse e agora vamos lá ver o que precisamos... O treinador já tem em posse dele, e como sabem até já está a trabalhar, tudo aquilo que é o relatório da época passada, do que consideramos que não funcionou bem, para fazer o 'fato à medida'. Foi um momento chato porque estivemos neste silêncio, mas não estivemos sem preparar a próxima temporada. AG's? Espero que sejam à Benfica. Respeitosas. Críticas, naturalmente, porque foi um ano em que não ganhámos o que devíamos ganhar".

18:24 há 48 minutos

«Mourinho nunca nos escondeu que tinha havido uma aproximação do Real Madrid»

Estava a par, desde o primeiro momento, do interesse do Real Madrid e das conversas com Mourinho? Sentiu-se atraiçoado quando, depois de apresentar a proposta, a recusou?

"Mourinho nunca nos escondeu que tinha havido uma aproximação do Real Madrid. O resto... Teve de ter o seu percurso. Basta lembrar a última conferência de Mourinho ao serviço do Benfica. Ele próprio, naquele dia, não vos disse se ficava, mas disse que havia grandes possibilidades disso. Fizemos uma proposta séria a José Mourinho e respeitámos que tivesse tomado outra decisão na carreira. É um caso já ultrapassado, será treinador do Real Madrid, e o nosso será Marco Silva".

18:23 há 49 minutos

«Assim que Marco Silva se mostrou disponível, a nossa opção foi Marco Silva»

Se o Benfica falhar novamente a conquista de títulos esta época, vai ponderar demitir-se? Marco Silva foi a 2.ª ou 3.ª opção? Falou-se no nome de Ruben Amorim...

"Não posso esconder uma situação dessas nem o Marco está longe dessa tomada de decisão. Se apresentámos uma proposta de renovação a Mourinho, Marco Silva só chega ao Benfica porque Mourinho não ficou, isso é uma coisa óbvia. Em relação a todos os nomes que foram falados, deixem-me dizer uma coisa muito clara e transparente: em Portugal gosta-se muito da questão da 1.ª, 2.ª escolha. É uma questão recorrente. Mas nenhum clube nesta decisão deixa de fazer uma shortlist. Não vou estar a falar em nomes que foram ou não contactados ou que foram ou não oferecidos ao Benfica. Assim que Marco Silva se mostrou disponível, a nossa opção foi Marco Silva. Tenho de pensar como o Benfica conquista títulos".

Pub
18:21 há 52 minutos

O que aconteceria se Florentino tivesse perdido as eleições no Real? «Havia um acordo de cavalheiros entre as partes no qual o Benfica não sairia prejudicado, mas já estaria a pensar no futuro treinador»

Sente-se desiludido pela decisão de Mourinho? Se Florentino não tivesse vencido, hoje Mourinho seria treinador do Benfica?

"Equacionámos todos os cenários porque não ficámos na mão de Mourinho nem do Real Madrid. Todos os cenários foram equacionados. E depois deste turbilhão, tivemos de nos fazer ao caminho e programar a próxima temporada. Havia um acordo de cavalheiros entre as partes no qual o Benfica não sairia prejudicado, mas já estaria a pensar no futuro treinador. Respeitosamente, ambas as partes chegaram a esse acordo e ninguém sairia prejudicado. Desiludido? Não, tenho de respeitar. Foi um imprevisto para nós, não escondo, mas tenho de respeitar e seguir em frente".

O que o Benfica faria se Florentino não tivesse ganho as eleições?

"[Mourinho] Não seria mais treinador do Benfica face a todas as circunstâncias num acordo feito entre as partes de forma amigável. Iria sair neste momento".

18:20 há 52 minutos

«Queremos manter a base do plantel e retocar o que precisa de reforços»

Dada a proximidade do arranque da pré-época, o planeamento do plantel está feito à volta da continuidade? Há intocáveis?

"Não são todos os jogadores negociáveis, não temos a lista total do mercado e pusemos todos os jogadores à venda. Sabemos, de antemão - e não vou estar a esconder -, que o facto de não termos Champions vai obrigar a alguns esforços. Mas queremos manter a base do plantel e retocar o que precisa de reforços. Desde logo, e a olho nu, a saída de Otamendi vai obrigar a reforço na zona central. A ausência da Champions pesa em qualquer clube, mas vamos estar prontos a investir no mercado para podermos lutar por todas as competições".

18:19 há 53 minutos

«Mourinho sempre soube da minha parte que não iria começar a próxima época sem a renovação»

Se Mourinho era o seu treinador, por que motivo é que, a 1 de março, o Rui não embarcou, após as declarações de Mourinho, nessa proposta feita pelo treinador? Mourinho tinha a possibilidade de ele próprio querer sair por um valor mais baixo...

"Certo. É um facto. Se pagasse a cláusula ao Benfica, sairia por esse cláusula. Em relação à renovação, já o referi. Fizemos a proposta quando entendemos fazer. Não estamos a falar de um treinador que estivesse a prazo nem a acabar contrato. O nosso foco naquele momento era recuperar a temporada, que naquela altura já estava atrasada em relação ao título. Vamos pôr de parte que foi esse momento que teve influência na decisão de Mourinho. Se eu tivesse renovado em março e aparecesse o Real Madrid no final da temporada, não invertia nada. Mas não deixa de ser engraçado que eu ainda hoje seja tão criticado por, em março de 2023, ter renovado com um treinador que a 9 jornadas do fim tinha 10 pontos de avanço. E agora ser criticado pelo contrário. Mourinho sempre soube da minha parte que não iria começar a próxima temporada sem a renovação. Nunca esteve em causa a continuidade de Mourinho e ele sabe isso. Conversávamos todos os dias e não há como fugir a este tema. Mas entendemos alongar este período e, no final da época, fazíamos a renovação. Outro aspeto importante e que fique claro: a proposta oficial a Mourinho surge antes da última jornada, à qual tínhamos uma esperança remota de chegar ao 2.º lugar".

Pub
18:15 há 57 minutos

«Marco Silva é um grande treinador e está no momento ideal da carreira para treinar um clube como o Benfica»

Só Roger Schmidt, o seu único treinador estrangeiro, teve verdadeiramente sucesso. Por que razão apostou num único treinador português?

"O Benfica vai mudar de treinador porque o treinador entendeu sair neste momento. Assim como aconteceu no meu primeiro ano com Jorge Jesus, que em dezembro havia o Flamengo pelo meio e gerou a complicação que gerou. Procurarei sempre que os nossos treinadores tenham o maior prazo no clube. Mourinho escolheu um outro projeto para a carreira. A aposta no treinador português, neste momento, visa duas coisas: uma porque gosto e acredito, outra porque considero que Marco Silva é um grande treinador e está no momento ideal da carreira para treinar um clube como o Benfica. A partir do momento em que cheguei a Marco Silva, as outras escolhas foram completamente eliminadas".

18:14 há 59 minutos

«Quem quisesse Mourinho teria de pagar sempre os 15 milhões. Os 7 M€ seriam só para o Benfica e para Mourinho»

Em relação à cláusula eleitoral de Mourinho. Não tentou eliminar isso para ter poder de decisão até final da época?

"Desde logo, quando essa cláusula foi feita, estamos em período eleitoral. Permitia que, se eu não ganhasse as eleições, quem chegasse tivesse uma mobilidade diferente para continuar ou não com José Mourinho. Tenho visto muita confusão. Essa cláusula valia para o Benfica e para Mourinho. Se o Benfica quisesse despedir Mourinho, teria de pagar os tais 7 M€, e se Mourinho quisesse sair, idém. Esta cláusula é só para estas duas entidades. Em qualquer momento, mesmo nos tais 10 dias, se algum clube quisesse Mourinho teria sempre de pagar os 15 milhões. Esse acordo era só entre as duas partes. Essa cláusula servia para isso e nenhum de nós estaria à espera que não houvesse uma continuidade. Que fique claro: qualquer clube que quisesse Mourinho, teria de pagar sempre os 15 milhões. Os 7 M€ seriam só para o Benfica e para Mourinho".

18:11 há 1 horas

«Ainda não recebemos os 15 milhões por Mourinho mas estão garantidos e a chegar a qualquer momento»

Quando apresentou a proposta de renovação a Mourinho, este já lhe tinha comunicado algo do Real Madrid? Quando é que contam receber os 15 milhões?

"Vamos por partes. Os acordos estão todos feitos. Ainda não recebemos os 15 milhões mas estão garantidos e a chegar a qualquer momento. Faz parte das burocracias. Proposta? Basta lembrar a última conferência de imprensa de Mourinho, que disse que tinha 99% de chances de ficar porque tinha uma proposta boa. Vamos pôr de parte a situação de termos apresentado uma proposta de renovação porque sabíamos que Mourinho ia para o Real Madrid. A primeira vez que me é perguntado se Mourinho fica no Benfica, é no sentido inverso. É depois do jogo com o Casa Pia. E naquela semana, antes do jogo em Alvalade, assumi que Mourinho era o meu treinador no ano a seguir".

Pub
18:09 há 1 horas

«Vídeo de Mourinho no Real Madrid em IA? Fiquei [incomodado] mas recebemos uma justificação clara depois»

José Mourinho, ainda enquanto treinador do Benfica, surgiu com a camisola do Real Madrid com recurso a IA. Ficou incomodado?

"Na primeira situação fiquei, mas recebemos uma justificação clara de como isso se tinha processado. Internamente ficou resolvido. Da parte de José Mourinho? Claro, obviamente".

18:09 há 1 horas

«Não ficámos na mão de ninguém, controlámos sempre a situação»

Que resposta dá aos críticos que dizem que Rui Costa ficou nas mãos de Mourinho? Este período de indecisão pode criar maiores dificuldades?

"O Benfica apenas teve de aguardar o desfecho do processo eleitoral do Real Madrid por via do que acabei de dizer. Assumiu que seria treinador do Real Madrid caso Florentino ganhasse as eleições. Não ficámos na mão de ninguém, controlámos sempre a situação. Todos os cenários foram previstos e analisados e estávamos prontos para qualquer cenário do lado de lá. O facto de ter estado em silêncio e de termos aguardado essas eleições não fez com que o clube estivesse parado. Não se pode confundir esta espera com o clube estar bloqueado. O clube trabalhou para poder estar pronto no início da temporada, sabendo que a única coisa que muda em relação às expectativas era que a primeira competição seria o campeonato e, depois da Taça, passou a ser a pré-eliminatória da Liga Europa. Entre o primeiro dia do plano A para aquele que temos hoje, tira-nos 18 dias. Tivemos de mexer na pré-temporada, mas isto é uma garantia: nada deste processo atrasou o nosso processo. Estamos mais do que a tempo. Não ficámos parados, trabalhámos, programámos e vamos entrar com tudo preparado na pré-eliminatória. Temos ainda de esperar que os nossos jogadores que estão no Mundial cheguem, mas nada disto atrasou a preparação".

18:06 há 1 horas

«Mourinho sabia perfeitamente que era o treinador que eu queria para a próxima época. Mas o Real Madrid apareceu pelo meio e tomou outra opção»

Por que motivo apresentou uma proposta de renovação a Mourinho? Marco Silva é o seu 6.º treinador em 5 anos...

"O sucesso de Marco Silva será fundamental para o sucesso do Benfica e é isso que esperamos. Proposta de renovação? Fizemo-la na altura em que entendemos e fomos conversando sobre isso. Mourinho sabia perfeitamente que era o treinador que eu queria para a próxima época. Tinha contrato até final da época e não o deixaríamos começar o seu último ano de contrato estando a um ano do fim. Foi o que fizemos, mas a escolha de José Mourinho foi outra. O Real Madrid apareceu pelo meio e tomou outra opção".

Pub
18:05 há 1 horas

«Acreditamos que Marco Silva é o treinador ideal para o Benfica»

O que espera de Marco Silva?

"O que todos os benfiquistas esperam. Que consiga trazer os título que tanto ambicionamos. Acreditamos que é o treinador ideal para o Benfica. A sua experiência em Inglaterra e aquilo que tem feito dá-nos essa esperança. Estou muito satisfeito com esta escolha e muito ambicioso para o futuro do Benfica com um treinador que, acredito, nos traga o que desejamos".

18:05 há 1 horas

«Mourinho assumiu que queria aceitar a proposta caso Florentino ganhasse, precisámos de ser prudentes, mais pacientes e ter a situação sob controlo»

Qual a explicação para falar só agora?

"Boa tarde e todos e obrigado pela vossa presença. A seguir à final da Taça feminina prometi falar durante aquela semana, mas como todos sabem, e creio que está toda a gente a par dos motivos que me levaram a falar só agora... Como se lembram, depois do jogo com o Estoril, José Mourinho disse que iria decidir o seu futuro naquela semana e, a partir do momento em que se meteram eleições no Real Madrid e Mourinho assumiu que queria aceitar a proposta caso Florentino ganhasse, precisámos de ser prudentes, mais pacientes e ter a situação sob controlo, aguardando o desfecho das eleições para, não só eu poder dar-vos explicações sobre a época, mas também sobre o futuro sem José Mourinho. Não podíamos ser levianos numa situação destas e agi da forma que julguei ser a melhor para o Benfica. E esta paciência veio dar-nos razão. Lamento só falar agora, mas foi um processo que demorou muito mais do que estávamos à espera e obrigou-nos a ser prudentes e gerir a situação para não cometermos um erro. Pelo meio havia uma cláusula que representaria muito e o Benfica não poderia dar o primeiro passo, arriscando a cometer algum erro. Essa paciência levou-nos até aqui. Demorou mais tempo do que era previsto e do que queríamos, mas surtiu o efeito que conhecem".

15:50 há 3 horas

Rui Costa explica-se hoje

Acabou a espera para os benfiquistas, que ouvirão hoje as explicações de Rui Costa. O presidente das águias vai responder às perguntas dos jornalistas em conferência de imprensa, a partir das 18h no Estádio da Luz. Pretende encerrar o tema José Mourinho, além de falar pela primeira vez do substituto Marco Silva. O dirigente prometeu um balanço para a semana seguinte ao final da temporada, mas o impasse em torno do comando técnico atrasou esse momento. Rui Costa quer fazer, agora, os esclarecimentos antes da apresentação do novo treinador, o que acontecerá amanhã. Como tal, quer encerrar esta quinta- feira tudo o que a 2025/ 26 diz respeito.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas