Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
A pista sérvia no Benfica está a ficar mais fria a cada dia que passa. A mês e meio para o fecho do mercado de transferências, o contingente de futebolistas daquele país no plantel principal dos encarnados, que há um ano era constituído por seis elementos, está reduzido a metade e passará a dois dentro de poucos dias, quando se decidir o futuro de Filip Djuricic, que será, inevitavelmente, longe da Luz.
Além do clube de destino de Djuricic (Mainz é o único conhecido), importa saber o modelo de negócio seguido, pois, caso se trate de transferência a título definitivo, o médio ofensivo poderá ser o primeiro destes sérvios a dar prejuízo ao Benfica, embora o valor da perda não chegue para beliscar aquilo que se considera como acerto na aposta, feita em força no arranque para a temporada 2012/13.
Relacionadas
A 31 de janeiro de 2011, o Benfica concretizou a transferência de David Luiz para o Chelsea por 30 milhões de euros, cinco dos quais representados pelo passe de Nemanja Matic, médio que estava ao serviço do Vitesse e por lá haveria de ficar até final da temporada 2010/11.
Os benfiquistas pouco conheciam de Matic e também pouco ficariam a conhecer pelo desempenho do gigante sérvio na sua temporada de estreia. Tapado pelo espanhol Javi García e pelo belga Axel Witsel, Matic aproveitou para aprender e para se adaptar ao que Jorge Jesus dele pretendia fazer: um médio defensivo, capaz de entrar na equipa na ausência de Javi García.
E assim foi. De tal forma que, ao mesmo tempo, o sérvio fez esquecer o espanhol e o belga -Javi García e Witsel foram transferidos no verão de 2012. Assim, entre agosto de 2012 e janeiro de 2014, o sérvio destruiu e construiu como ninguém no meio campo do Benfica, levando o antigo clube a abrir os cordões à bolsa para o reaver.
A 15 de janeiro deste ano, mandatado por José Mourinho, o Chelsea pagou 25 milhões de euros para o voltar a ter, mesmo sabendo que não o podia utilizar na Liga dos Campeões, onde acabaria por fazer tanta falta no onze do treinador português.
Mais ou menos um ano antes deste acontecimento, o Benfica tinha já alinhavado o acordo com o Heerenveen para a transferência de Djuricic, que, contudo, só seria anunciado como reforço do Benfica ao mesmo tempo que os compatriotas Lazar Markovic (Partizan Belgrado), Miralem Sulejmani (Ajax) e Stefan Mitrovic (Kortrijk), no início de julho de 2013.
Ljubomir Fejsa (Olympiacos) veio mais tarde, já no final de agosto de 2013, como que a avisar que Matic podia sair, como se concretizaria quatro meses e meio depois. No arranque para 2013/14, o Benfica tinha seis sérvios vinculados ao plantel principal, acabando por emprestar Mitrovic ao Valladolid.
Excluindo o investimento de Matic, ao todo o Benfica gastou aproximadamente 17 milhões de euros, tendo Djuricic sido o mais caro, representando um investimento superior a 6 milhões de euros (imprensa holandesa aponta para 8 milhões) - Markovic custou 5 milhões (50 por cento do passe), Fejsa, 4,5 milhões, Mitrovic 1,1 milhões, enquanto Sulejmani, em final de contrato com o Ajax, veio a custo zero.
Na altura de sair, os 50 por cento de Markovic renderam 12,5 milhões ao Benfica na venda ao Liverpool (total de 25 milhões), enquanto Mitrovic acabou no Friburgo a troco de 1,8 milhões. Ou seja, contas feitas, os encarnados lucraram 7,5 milhões com o primeiro e 700 mil euros com o segundo.
São 8,2 milhões de euros que, somados aos 20 milhões que rendeu a transferência de Matic - descontados os cinco milhões da "compra" - dá 28,2 milhões de lucro com estes futebolistas sérvios.
É agora a vez de Djuricic, numa operação que, em teoria, se afigura mais complicada, uma vez que o médio ofensivo de 22 anos fez 22 jogos (11 na Liga), nos quais foi titular em apenas 14 (cinco na Liga), tendo marcados dois golos, ficando longe da cativantes e prometedoras exibições do compatriota Markovic.
Lateral do Barcelona falou também de timings, dinheiro e... salário
Bild diz que representantes do jogador já terão iniciado conversas com um dos clubes
Avançada mostra-se focada no hexacampeonato antes da receção ao Torreense, que até pode terminar em festa
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos