Presidente da MAG faz ponto de situação sobre ato eleitoral
Em declarações aos jornalistas na sala de imprensa do Estádio da Luz, José Pereira da Costa fez um ponto de situação sobre o ato eleitoral, afirmando que "não falta muito" para que os resultados finais sejam conhecidos. Além disso, o presidente da MAG do Benfica disse que "é provável" que haja segunda volta entre os candidatos das listas G e F, ou seja, entre Rui Costa e João Noronha Lopes.
"O último voto foi contado na segunda secção de Lisboa já perto das 10h e o último voto da primeira secção foi contado perto das 8h30. Houve uma operação logística grande nas duas secções de Lisboa que envolveu a contagem de cerca de 50 urnas, cada uma com votos de quatro órgãos diferentes. Foi uma operação de grande complexidade, mas que terminou e terminou bem. Estou a dizer-vos o que partilhei com os mandatários das listas", começou por referir aos jornalistas
É aceitável esta demora quando muito se falou do voto eletrónico? Houve a possibilidade de uma eventual renúncia de Noronha Lopes? "Vamos por partes. Foram contados cerca de 350 mil votos para quatro órgãos com vários valores de voto. Em 106 secções fora de Lisboa e duas em Lisboa. Cada urna foi tratada como uma secção. No âmbito do que foi combinado e aquilo que os estatutos impõem, face à recusa do voto eletrónico, todo o processo foi manual. Acabou por ser quase voto a voto e a inserção dos dados nas atas e nas folhas do sistema foi feita à mão para os delegados assinarem. Foi um processo extraordinário de cooperação em que os delegados de todas as secções assinaram as atas. Depois do encerramento, teve de se proceder ao apuramento".
Falta quanto tempo? "Não falta muito tempo. Durante a tarde hoje certamente... à medida em que estamos a falar estão a sair secções que resultam das atas do estrangeiro ou das atas enviadas nas secções periféricas. Vão sendo apuradas e ditas. É uma operação de grande envergadura. Trabalhares do Benfica e da Multicert viajaram pelo mundo, ilhas e por Portugal Continental. As atas tiveram de chegar, assinadas pelos delegados, verificadas".
Já tem noção dos resultados? "Os resultados que posso dar são os que estão a ser publicados. Assim que o resultado é conhecido e verificado dentro do sistema é introduzido e dado a conhecer aos sócios. É provável que haja segunda volta entre as listas G e F. Quero saudar todos os que participaram neste processo. Sócios, órgãos de comunicação social e candidatos".
Relacionadas
Águias com recorde mundial de votantes: 85.422 sócios exerceram o seu direito este sábado
Após ter ficado no segundo lugar nas eleições
Veja aqui os dados de todas as secções de voto
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS