O processo de licenciamento dos clubes é "totalmente transparente", disse este segunda-feira à Lusa fonte oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), após uma providência cautelar interposta pelo Marítimo no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
"O processo de licenciamento é totalmente transparente e todos os clubes que assim o entendam têm a oportunidade de consultar os processos de candidatura. A Liga Portugal não faz comentários quanto às intenções de qualquer clube relativamente a este processo", afirmou fonte oficial da Liga, contactada pela agência Lusa.
O TAD publicou hoje o pedido de providência cautelar por parte do Marítimo contra LPFP, estando em causa o licenciamento do recém-promovido Estrela da Amadora para a época 2023/24, um pedido que deu entrada na passada sexta-feira.
Na base do pedido, os insulares defendem que o capital social do Estrela da Amadora, formação que derrotou os madeirenses no playoff de acesso à Liga Betclic e os relegou para o segundo escalão, não cumpre os requisitos do regime jurídico das Sociedades Desportivas.
De acordo com o esclarecimento prestado pelo organismo que tutela o futebol profissional, "todos os processos de candidatura foram analisados e validados por uma Comissão de Auditoria, criada por imposição legal decorrente da Portaria 50/2013, de 13 de Fevereiro, que valida os pressupostos de licenciamento técnico de forma totalmente autónoma e independente".
"A mesma é composta por técnicos altamente qualificados nomeados não apenas pela Liga Portugal, mas também pela Federação Portuguesa de Futebol, pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol e pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, cabendo apenas à Liga Portugal dar deferimento a esse parecer", adiantou a mesma fonte.
Com esta ação, o emblema madeirense procura impedir a presença do Estrela da Amadora nas competições profissionais, mesmo depois de os tricolores terem sido licenciados pela LPFP, que incluiu o clube agora promovido ao principal escalão nos sorteios da Liga Betclic e da Taça da Liga.
O primeiro jogo oficial previsto do Estrela da Amadora é no terreno do Portimonense, no dia 23 de julho, para a primeira fase da Taça da Liga, sendo que, na jornada inaugural do campeonato, prevista para o fim de semana de 12 e 13 de agosto, o clube lisboeta recebe o Vitória de Guimarães.
O Marítimo estreia-se na Taça da Liga em 22 de julho, em Vizela, antes de iniciar a Liga Sabseg na casa do rival Nacional.
O novo regime jurídico das Sociedades Desportivas foi aprovado pelo Governo, em janeiro último, e, mais recentemente, em junho, pela Assembleia da República.
Sócio do FC Porto apontou baterias ao administrador responsável pela pasta das finanças e assumiu que votou contra o prejuízo
Jovem avançado, que está emprestado pelo Benfica ao Nordsjaelland, esteve em grande destaque na goleada nórdica
Treinador foi aconselhado a estacionar num lugar que, afinal, era reservado a deficientes, junto ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto
Líder da Associação Nacional de Agentes avisa para a 'fuga' de jovens talentos
Antigo jogador do Paris SG diz que o argentino mudou e se está a revelar
Antigo avançado do Sporting não consegue estar afastado das polémicas
Treinador português orienta o Al Gharafa desde outubro do ano passado