Autoridades definiram as zonas de maior risco, conforme quem saia vencedor do encontro
A PSP anunciou esta 5.ª feira um "policiamento dinâmico" para o dérbi entre Sporting e Benfica deste sábado, da 33.ª jornada da Primeira Liga, que poderá decidir o campeão nacional de futebol em 2024/25.
"O que está previsto é um policiamento dinâmico, em função da avaliação de riscos que será feita no final do jogo e, conforme, adotaremos ou um policiamento orientado para o Estádio da Luz ou um policiamento orientado para o Estádio José Alvalade, porque, obviamente, será desse local que a equipa do Sporting sairá caso se se sagrar campeã. Neste contexto, haverá constrangimentos de trânsito, que serão temporários em alguns locais", anunciou o superintendente Manuel Gonçalves, em conferência de imprensa realizada no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
Ao seu lado, o superintendente-chefe Luís Elias reconheceu que, apesar de a avaliação de risco ser a mesma relativamente a anteriores clássicos, a operação a montar será mais complexa visto concentrar, em simultâneo, atenções em dois estádios separados por poucos quilómetros e ainda a praça do Marquês de Pombal, onde poderá existir uma concentração muito grande de público caso Sporting ou Benfica conquistem o título nacional e até eventual cruzamento de adeptos rivais em função do resultado da partida poder vir a ser equilibrado e até ditar um desfecho do campeonato nos minutos finais.
"Será um jogo de risco elevado, mas num contexto diferente", assegurou Luís Elias sobre a particularidade que distinguirá o procedimento efetuado neste jogo em concreto, relativamente a outros que envolvem os 'grandes' de Lisboa, sempre de "risco elevado".
Relacionadas
Os dois graduados policiais anunciaram ainda "cortes progressivos" em diferentes artérias da capital, com especial incidência para o Marquês de Pombal, onde será montado um recinto para eventuais festejos, pelo que o mesmo será fechado e será interdita a circulação nesse espaço a partir das 17h30.
Desta forma, a PSP evita que exista concentração de adeptos dentro ou em redor da rotunda da conhecida praça lisboeta, alertando que apenas após o término da partida os adeptos do clube que eventualmente vier a sagrar-se campeão poderão entrar no recinto improvisado para as celebrações, caso aconteçam.
"Não haverá corte efetivo de trânsito durante um grande período de tempo, apenas à passagem. E, obviamente, há a chegada da equipa [o eventual campeão] ao recinto, improvisado no Marquês de Pombal. Aí, pois, obviamente, haverá já um policiamento efetivamente, apontado para garantir que as pessoas se acerquem em segurança e assim também ocorra com a equipa, quando chegar a hora e se tal acontecer", garante o superintendente Manuel Gonçalves.
A PSP recomendou ainda aos adeptos que cheguem ao estádio com a devida antecedência, preferencialmente utilizando a rede de transportes públicos -- comboio, autocarro e metro -- sendo que, no caso do metropolitano, apenas está previsto o encerramento das quatro estações localizadas nas imediações do Marquês de Pombal -- Marquês de Pombal, Avenida, Parque e Picoas -- no período entre a realização da partida e o final dos festejos, que deverá estender-se até ao habitual encerramento da rede, pela 1h.
Sporting e Benfica partilham a liderança do campeonato e defrontam-se este sábado, a partir das 18h00, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo da 33.ª jornada da Liga Betclic, que poderá definir o campeão nacional 2024/25, com arbitragem de João Pinheiro, da associação de Braga.
Central de 22 anos foi convocado na 1.ª jornada, mas não tinha espaço no plantel de Custódio Castro
Médio do Nacional ansioso para defrontar o antigo companheiro no sábado
Guarda-redes foi capitão frente ao Arouca
Estádio Aurélio Pereira vai ter novo tapete verde. UEFA oficializou jogo com o Kairat Almaty na casa das seleções nacionais
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense