Farense, Rio Ave, Boavista e Portimonense entram de calculadora na mão
Com as contas na frente do campeonato resolvidas, ainda restam as lutas pelos lugares de acesso às competições europeias e pela permanência no principal escalão do futebol português. Aqui vamos focar-nos naqueles que entram para a derradeira jornada do campeonato com a ‘corda na garganta’.
O Nacional já está despromovido, mas ainda há dois lugares por preencher. O penúltimo posto, atualmente ocupado pelo Farense dá direito a uma viagem direta para a 2.ª divisão. Enquanto, o 16.º classificado, neste momento o Rio Ave, vai ter de disputar um playoff com o terceiro da Liga 2 Sabseg que pode ser o Vizela ou o Arouca.
Relacionadas
Somando a estes dois clubes, o Boavista e o Portimonense temos as quatro equipas que vão tentar manter-se na Liga NOS para a edição 2021/22.
Algarvios com tarefa mais complicada
A última ronda da liga portuguesa é decisiva para estas quatro equipas e as do Algarve têm, teoricamente, os jogos mais complicados. Mas, a tarefa mais árdua será, certamente, para o Farense, já que tem pela frente uma viagem aos Açores para medir forças com o Santa Clara que só pensará na vitória à procura de garantir presença nas pré-eliminatórias da nova prova da UEFA – Conference League.
Os homens de Portimão, orientados por Paulo Sérgio, entram na derradeira jornada na posição mais confortável, pois são 14.º com 34 pontos, sendo que um empate, em casa, com o Sp. Braga será suficiente. No entanto, o adversário é poderoso e vai querer ganhar para ‘limpar’ um pouco a imagem menos boa que deixou neste final de época, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos.
O Rio Ave tem uma deslocação complicada à Madeira para defrontar o Nacional que já está despromovido. Porém, a equipa de Miguel Cardoso vai ter de lidar com o orgulho dos homens de Manuel Machado que vão tentar despedir-se com um triunfo. Os vila-condenses têm, obrigatoriamente, de ganhar e ainda esperar pelos resultados de Boavista e Portimonense.
Já o Boavista, do professor Jesualdo Ferreira, tem 33 pontos e uma vitória na visita a Barcelos para jogar com o Gil Vicente dá a permanência aos axadrezados. A equipa de Ricardo Soares está tranquila na tabela e joga sem pressão, enquanto os boavisteiros vão com a calculadora na mão, mas com o pensamento nos três pontos que salvam a temporada.
Cálculos agridoces
A época 2020/21 está a chegar ao fim e nada como umas ‘continhas’ para animar a malta! Os cenários são vários e vamos tentar ser o mais rigorosos possível.
Começando pelos mais simples, ou seja, as quatro equipas obterem os mesmos resultados (todas ganham, todas empatam, todas perdem). Assim, tudo ficaria tal como está com o Farense a ser despromovido diretamente e com o Rio Ave a ter de disputar um playoff.
Como já referimos, ao Portimonense basta empatar com o Sp. Braga e o Boavista tem de vencer o Gil Vicente para selarem o destino das outras duas equipas.
Depois temos os cenários, realmente, complicados e como o futebol nos tem ensinado tudo pode acontecer. Vamos tentar explicar os possíveis empates com três equipas envolvidas e ainda há mesmo a possibilidade de as quatro terminarem com os mesmos pontos (34).
Se o Portimonense cumprir o seu objetivo e o Boavista empatar, com Farense e Rio Ave a ganharem, há um empate entre estas últimas três. Neste caso, o ‘mini-campeonato’ entre elas ditaria que os axadrezados desciam, os algarvios iam ao playoff e os vila-condenses ficariam na Liga NOS.
Agora, se o Boavista vencer e o Portimonense perder, com mesmo e único cenário para as restantes duas, o empate seria entre Farense, Rio Ave e Portimonense. Assim, os pontos conquistados entre todos ditariam que os homens de Faro desciam, os de Portimão iam ao playoff e o Rio Ave garantia, novamente, a permanência.
O último cenário implica uma derrota do Portimonense, em casa, com o Sp. Braga, um empate do Boavista, fora, com o Gil Vicente, e as vitórias fora de Farense (Santa Clara) e Rio Ave (Nacional). Isto implica que as quatro equipas terminariam com os mesmos 34 pontos e as contas ditariam que Rio Ave e Boavista ficariam na primeira liga, o Portimonense descia diretamente e o Farense iria disputar o playoff para tentar continuar no principal escalão do futebol nacional.
Confira os jogos desta quarta-feira:
FC Porto-Belenenses SAD, 18h00
Moreirense-Famalicão, 20h00
Vitória de Guimarães-Benfica, 20h00
Nacional-Rio Ave, 20h00
Santa Clara-Farense, 20h00
Gil Vicente-Boavista, 20h00
Portimonense-Braga, 20h00
Sporting-Marítimo, 21h45
Candidato à presidência do Benfica considera o médio "uma referência do Benfica" e "um talento da formação" do clube
Jornalista Rafael Soares no programa Record na Hora
Jovem talento elogia Farioli e diz que está "muito feliz no FC Porto"
Declarações no programa de Record na Hora
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro