Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Em 6 das últimas 10 épocas o comandante por esta altura acabou por ganhar a liga...
Se a estatística da última década se mantiver na época 2013/14, então é caso para os adeptos do Sporting encomendarem as faixas de campeão. Em seis das últimas dez temporadas o clube que comandava a liga portuguesa à 12.ª jornada acabaria por se sagrar campeão nacional.
Neste período, três das quatro exceções tiveram o Benfica como protagonista. Em 2004/05 o FC Porto comandava a prova na ronda 12 mas acabaria por perder a corrida para a equipa da Luz. Os encarnados, por seu lado, comandavam a prova nas épocas 2008/09, 2011/12 e 2012/13 mas acabariam sempre por ser ultrapassados pelo FC Porto.
Relacionadas
Em todas as outras seis temporadas, o clube que comandava à ronda 12 acabaria por se sagrar campeão no fecho da prova. Foi assim com o FC Porto em 2003/04, 2005/06, 2006/07, 2007/08 e 2010/11, bem como como o Benfica na época 2009/10, embora neste caso, os encarnados partilhassem o comando à 12.ª jornada com o Sp. Braga.
Os leões somam 29 pontos, um registo que iguala o que fizeram Benfica e Sp. Braga na época 2009/10. Com menos pontos na mesma altura estava o FC Porto em 2004/05 (25 pontos) e 2005/06 (27 pontos) e o Benfica em 2008/09 (26 pontos).
O Sporting tem 2 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o que iguala as vantagens mais magras dos comandantes à 12.ª jornada na última década. Em 2004/05 o FC Porto tinha os mesmos 2 pontos de avanço sobre o Boavista e em 2008/09 era o Benfica a ter 2 pontos a mais que FC Porto e Leixões. Na época 2011/12 Benfica e FC Porto tinham os mesmos 30 pontos, mais 4 que o Sporting.
A vantagem mais dilatada nesta década foi conseguida pelo FC Porto na época 2010/11, quando somava 8 pontos a mais que o Benfica. Em duas outras ocasiões, 2003/04 e 2007/08, o FC Porto teve 7 pontos de avanço sobre Boavista e Benfica, respetivamente.
Nas contas após a ronda 12, o Sporting surge ainda como o terceiro mais concretizador dos comandantes da liga por esta altura na última década. A equipa de Leonardo Jardim soma 30 remates certeiros e só é batida pelo Benfica do ano passado, com 32 golos, e da época 2009/10, quando somava 35.
Avançado segue nas celebrações em Kinshasa a poucos dias de visitar o Sp. Braga na Liga Europa
Dois dias depois apitar o Sporting-Santa Clara, o árbitro falou a Record durante o Torneio da Pontinha
Treinador do Nottingham deixou mensagem antes da 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, frente ao FC Porto
Extremo do Famalicão contrariou versão do lateral portista
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão