Identidade fica para segundo plano e mercado é o importante
Se estivéssemos nos Estados Unidos, tudo bem. Aliás, lá as equipas não são clubes, mas sim “franchises”, com o olho muito posto na componente comercial.Na Europa, é bem diferente.Os clubes têm identidade e são parte integrante das comunidades onde se inserem. Daí que mexer na cor dos equipamentos pode ser algo, digamos, difícil de digerir. A razão é simples: o marketing assume neste tipo de equipamentos uma cada vez maior força.
Por exemplo, o FC Porto, este ano, tem como cor primordial do terceiro equipamento o rosa, num claro piscar de olho ao público feminino – a modelo portuguesa Sara Sampaio, adepta dos dragões, publicou uma foto nas redes sociais com a camisola, provando esta teoria. As marcas que patrocinam os clubes portugueses são muitas, mas o processo de criação dos equipamentos é semelhante. E, para que conste, caro leitor, antes de criticar duramente a marca que patrocina o seu clube pelo equipamento “horrível” que fez o favor de produzir, saiba que na fase de criação há uma sinergia entre o próprio clube e a marca, como explica a Record Patrícia Soares, diretora comercial da Lacatoni, empresa nacional que é parceira de quatro clubes da 1.ª Liga: “É definido um conceito central, que pode partir da história, da tradição ou de elementos gráficos associados ao clube, como são as cores, o emblema, a mascote, etc., a partir do qual a nossa equipa de design de produto e moda se inspira para desenvolver propostas criativas.”
Relacionada
As tendências de moda são ponto de partida. A Warrior, marca que trabalha com oFC Porto, tem por hábito criar lemas (“Sempre Prontos”, no caso dos dragões) e um conceito exclusivo.
Ponta-de-lança voltou a trabalhar com o grupo após ausência devido a lesão
Antigo jogador do Real Madrid defende que a Dinamarca precisa de médios que recuperem a bola
Avançado colombiano tinha alinhado nos últimos dois jogos com essa zona ligada
Seleção Nacional goleia Arménia e está no Mundial'2026
Record esteve na edição de Lisboa e conta-lhe tudo sobre esta forma de atuar no mercado de transferências
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra