O FC Porto-Estoril do último domingo terminou com uma vitória azul e branca por 1-0, mas o jogo ficou, sobretudo, marcado pelas declarações de Ian Cathro, após o apito final do árbitro.
Em conferência de imprensa, Cathro afirmou que foi intimidado por alguém e que Francesco Farioli, treinador do FC Porto, lhe tinha tocado na cara, algo que o desagradou. Ora, segundo apurámos, o alvo das palavras do treinador dos canarinhos será Henrique Monteiro, gestor executivo do futebol profissional do FC Porto e delegado nos jogos dos azuis e brancos.
Ao que foi possível apurar, esta não foi a primeira vez que o escocês foi alvo deste tipo de comportamentos no Estádio do Dragão. O mesmo aconteceu na temporada passada, quando o FC Porto goleou os estorilistas por 4-0, em novembro de 2024, quando Vítor Bruno ainda era treinador dos azuis e brancos.
Desta feita, e como se tratou de uma reincidência, Cathro não se ficou e tomou uma posição na conferência de imprensa. Segundo apurámos, André Villas-Boas, presidente do FC Porto, marcou presença na zona que dá acesso à sala de conferências de imprensa do estádio, mas nenhum destes incidentes consta no relatório dos delegados ao jogo, nem do árbitro, André Narciso.
Esta não é a primeira vez que Henrique Monteiro, de 31 anos, se vê envolvido numa polémica. Em novembro, foi suspenso durante 10 dias pelo Conselho de Disciplina, depois de ter sido expulso por Fábio Veríssimo, no FC Porto-Sp. Braga, que os dragões venceram por 2-1, devido a ter dito ao quarto árbitro que "ele (Veríssimo) já vinha para me expulsar."
Monteiro foi general-manager da Sanjoanense, em 2022/2023, e diretor financeiro do Académico de Viseu, em 2023/2024. Está no FC Porto desde a última temporada.
Em causa o polémico final de jogo no Dragão, onde o escocês afirmou que foi alvo de intimidação
Avançado vai representar a Argélia na Taça Árabe
Treinador do Estoril deixou ainda um recado aos comentadores após a derrota pela margem mínima no Dragão (0-1)
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de André Narciso
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central