Relatório ainda não contempla vendas de Luiz Júnior, Francisco Moura e Jhonder Cádiz
O Famalicão divulgou, em comunicado, que a SAD teve um lucro líquido de 8 milhões de euros à custa das transferências de Alexandre Penetra (AZ Alkmaar), Iván Jaime (FC Porto) Otávio Ataíde (FC Porto) e Puma Rodríguez (Estrela Vermelha).
Resultado positivo que não contempla a alienação dos direitos de Luiz Júnior ao Villarreal (com 10% de uma futura transferência), Francisco Moura ao FC Porto (com 10% de uma futura transferência) e de Jhonder Cádiz ao Club Léon.
Leia o comunicado dos minhotos na íntegra:
"A Futebol Clube Famalicão – Futebol SAD apresenta os principais indicadores económico-financeiros referentes à época desportiva 2023/24. A temporada ficou marcada pela estabilidade desportiva e pelo crescimento económico da SAD, que logrou atingir um lucro EBITDA de 14 milhões de euros e um resultado líquido de 8 milhões de euros.
O sucesso desportivo, legitimado por mais uma temporada da equipa principal no escalão maior do campeonato português, aliado à potenciação do talento de vários jogadores permitiram um ligeiro aumento das principais rubricas de rendimento, entre as quais se destacam as transferências de Alexandre Penetra (AZ Alkmaar) Iván Jaime (FC Porto) Otávio Ataíde (FC Porto) e Puma Rodríguez (Estrela Vermelha).
O aumento significativo nas infraestruturas do Centro de Treinos, dotando de melhores condições a equipa principal e as equipas de formação, assim como o aumento de colaboradores de staff a todas as equipas da Sociedade, a elaboração de contratos com jovens jogadores, a substituição da equipa técnica e o reforço da equipa no mercado de inverno foram as principais rubricas de custo.
O capital próprio da sociedade, embora apresente um valor negativo, teve uma melhoria significativa e os resultados da época acabaram por ser superiores a 8 milhões de euros.
A alienação dos direitos de Luiz Júnior ao Villarreal (com 10% de uma futura transferência), Francisco Moura ao FC Porto (com 10% de uma futura transferência) e de Jhonder Cádiz ao Club Léon foram factos relevantes após o termo do exercício. A isso se juntam a celebração de contrato com os jogadores Rodrigo Pinheiro, Diogo Rocha, Gil Dias, Van de Looi, Ibrahima Ba, Gabriel Cabral, Mathias de Amorim, Lazar Carevic, Yassir Zabiri e Rafael Soares.
A evolução previsível, com a alienação de direitos económicos de jogadores, o valor do plantel, que se cifra em mais de 40 milhões de euros, o facto de ser o quinto clube português com maior valor de mercado e a contínua aposta e valorização dos jogadores "made in Famalicão" criam expectativas muito positivas para o futuro.
Um desejo de trajetória ascendente suportado ainda pelas intervenções no Centro de Treinos com o intuito de capacitar o equipamento de melhores condições para a equipa principal e os escalões de formação, às quais se junta o importante e constante apoio da Quantum Pacific Management Limited, que tornam possível prever uma evolução económica positiva no futuro".
Equipa orientada por Hugo Oliveira triunfou 4-1, num teste que se prolongou por 120 minutos
FC Porto e Sp. Braga gastaram como nunca
Médio de 19 anos chega ao Minho e assina um contrato válido até 2029
Médio espanhol tem 19 anos e pode ser mais uma aposta jovem para os minhotos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United