A Associação Nacional dos Agentes de Futebol (ANAF) manifestou este domingo "sentido pesar" pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, lembrando o "inquestionável legado" deixado pelo antigo presidente do FC Porto.
"A ANAF manifesta sentido pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa e envia as suas condolências à família e amigos, bem como a todos os adeptos do Futebol Clube do Porto. Pinto da Costa elevou o FC Porto e a sua cidade ao mais alto patamar de destaque mundial. O Presidente deixa um inquestionável legado de serviço ao desporto nacional e ao País", refere a nota enviada à agência Lusa.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
O funeral do antigo dirigente azul e branco vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11H, após o velório, que vai iniciar-se durante a tarde de hoje, partir das 18 horas, na Igreja das Antas.
Por LusaAssociação Portuguesa de Defesa do Adepto exige esclarecimentos
José Manuel Neves falou na homenagem aos cinco dragões campeões do Mundo sub-17 por Portugal
Médios do FC Porto cumpriram tradição antiga e anteciparam o Natal aos pacientes
"Acordo amigável" com o Estado fecha diferendo, segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos