O FC Porto foi multado pela FIFA no valor de 44 mil euros e recebeu ainda uma advertência por infrações relativas a passes tripartidos - "influência dos fundos", como se poder ler no comunicado do organismo que rege o futebol mundial - e por prestar informações incorrectas junto do Transfer Matching System (TMS), onde todas as transferências são registadas.
O Comité de Disciplina da FIFA considera que os dragões infringiram o regulamento relativo a transferências ao registar contratos que "permitiram que os fundos influenciassem a independência do clube nessas matérias". "O Comité de Disciplina da FIFA considerou que o clube violou o art. 18, alínea 1, da edição de 2012 das 'Normas para o estatuto e transferências dos jogadores' por ter celebrado contratos que permitiram que uma terceira parte influenciasse a independência e as políticas do clube em assuntos relacionados com transferências", pode ler-se no comunicado.
Relativamente ao segundo ponto, sobre informações incorretas colocadas no TMS no que toca a uma transferência, não é especificado qual foi o negócio. Apenas que foi violado o artigo 4, parte 2, do anexo 3 das "Normas para o estatuto e transferências dos jogadores", onde se lê que "no caso de uma transferência internacional ambos os clubes devem, de forma independente, submeter a informação e, se for caso disso, fazer o upload de certa documentação sobre a transferência no TMS assim que o acordo seja formalizado."
O FC Porto foi notificado esta terça-feira, depois de uma investigação da FIFA TMS, a entidade responsável por supervisionar o funcionamento das transferências mundiais, que decretou então uma multa e uma advertência aos campeões nacionais. (notícia atualizada às 16h18)
Responsável garante que foram destruídas oito viaturas. Só os passageiros de duas foram detidos...
Dragões deixaram dois pontos em Famalicão na temporada passada
Extremo vai a jogo no dia 15, frente à Palestina
Americanos não acionaram cláusula de compra mas fizeram um novo acordo com os dragões para a compra de 50% do passe do criativo
Antigo internacional português será a estrela dos El Barrío, no próximo domingo
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Alejo Ciganotto cometeu uma loucura para acompanhar o seu Racing frente ao Flamengo, na primeira mão das 'meias' da Libertadores
Avançado tem 20 participações em golo em 25 jogos disputados pelo Midtjylland
Há ainda o ex-sportinguista Viktor Gyokeres nos nomeados
Prémio é referente ao ano de 2025