_
O FC Porto questionou o Tribunal do Porto sobre a presença de Fernando Madureira na loja do clube, no Estádio do Dragão, no passado dia 11. Face ao facto do ex-líder dos Super Dragões estar sujeito à medida de coação de proibição de acesso e permanência a recintos desportivos, os azuis e brancos enviaram um relatório descritivo sobre a situação, questionando se a mesma coloca em causa o cumprimento da medida de coação.
Libertado a 6 de fevereiro por ter sido ultrapassado o prazo máximo de prisão preventiva no âmbito da Operação Pretoriano, Fernando Madureira esteve cerca de 5 minutos no interior da loja, informou o Jornal de Notícias, tendo passado mais 10 minutos no espaço exterior próximo. Segundo apurou Record, o FC Porto tem na sua posse as imagens de videovigilância que comprovam a presença de Fernando Madureira, cuja existência foi informada ao tribunal. No entanto, os dragões não enviaram as imagens e só o farão se o tribunal efetuar esse pedido. Os azuis e brancos avançaram com o procedimento com o intuito de, tendo conhecimento da situação, afastar o risco de contribuir para o incumprimento da medida de coação.
Na decisão de libertação, Fernando Madureira ficou sujeito às seguintes medidas de coação: termo de identidade e residência; apresentações no posto policial da sua área de residências duas vezes por semana; e proibição de aceder e permanecer em recintos desportivos onde se realizem espectáculos desportivos de qualquer modalidade e/ou escalão e/ou quaisquer acontecimentos relacionados com o fenómeno desportivo referentes ao FC Porto. É sobre o real limite desta última que os dragões pretendem que o Tribunal do Porto se pronuncie, sendo que o entendimento de Fernando Madureira, segundo as informações recolhidas, é de que a loja do clube não se enquadra na denominação de recinto desportivo nem, à altura, se realizavam espectáculos desportivos relacionados com o FC Porto.
Na comunicação feita ao Tribunal, o FC Porto enquadrou aquela que, segundo o Regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, é a definição de recinto desportivo, entendendo que a mesma se aplica a todas as infraestruturas do Estádio do Dragão. Os portistas notaram ainda que, apesar da deslocação à loja, Fernando Madureira não efetuou qualquer compra e que os mesmos artigos estão disponíveis tanto noutras lojas fora do estádio como através de venda online.
Na sua visita, Fernando Madureira esteve acompanhado por um outro homem, tendo-se encontrado, já no exterior, com mais um, além da sua esposa Sandra Madureira. Ainda segundo Record apurou, os advogados de Fernando Madureira já foram notificados esta quinta-feira do relatório enviado pelo FC Porto, assim como o próprio, já esta sexta-feira.