_

Parceria entre FC Porto e Universidade do Porto para tratar dados do clube

Estádio do Dragão, casa do FC Porto, cheio de adeptos
• Foto: FC Porto

O FC Porto e a Universidade do Porto estabeleceram uma "parceria estratégica de Investigação e Desenvolvimento que ambiciona redesenhar o futuro dos dados no clube". O projeto, que passará sobretudo pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e em que participa também a DareData, uma empresa direcionada para o desenvolvimento de Inteligência Artificial, assume-se, dizem os dragões, como "componente central do Plano Estratégico do FC Porto e, em particular, do Programa de Transformação Digital da organização".

Numa nota publicada no seu site, o clube especifica um objetivo claro. "Consolidar as fundações tecnológicas da organização, desenhar um novo ecossistema de dados no plano desportivo e corporativo e elevar o FC Porto para um novo patamar de excelência que sustente a afirmação do Clube como uma organização data-driven de referência internacional. Em curso está o desenho de uma nova arquitetura tecnológica alinhada com as melhores práticas e preparada para o futuro. Com fundações de dados sólidas, o FC Porto poderá alavancar o uso de Inteligência Artificial em áreas como a Performance Desportiva, o Scouting ou a personalização da relação com sócios e adeptos, no sentido de aproximar ainda mais a comunidade portista", pode ler-se.

PUB

Assim, o FC Porto poderá criar "uma cultura organizacional em que os dados são um ativo estratégico vital, agregando valor e juntando profissionais de elite, alumni, docentes e estudantes da Universidade do Porto ao FC Porto e a novos parceiros". No futuro "perspetiva-se o desenvolvimento conjunto de trabalhos académicos no contexto de programas de ciclos de estudos avançados", assim como o alargamento da "colaboração a outras áreas do conhecimento, permitindo criar um polo de inovação multidisciplinar único no panorama desportivo internacional".

Noutro âmbito, o FC Porto informou também que a sua Loja do Associado no Estádio do Dragão e a FC Porto Store do Norte Shopping vão ser algo de profundas remodelações nas próximas semanas. Assim, a partir desta quarta-feira a primeira funcionará temporariamente na bilheteira nascente do estádio, ao passo que a loja será substituída por um outro ponto de venda em frente à loja original naquele espaço comercial.

Por André Monteiro
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB