_
António Silva Tiago, presidente da CM Maia, usou da palavra na Assembleia Municipal desta segunda-feira para reafirmar a lisura de todo processo de venda dos terrenos em hasta pública para a academia do FC Porto.
"Tudo é enquadrado na revisão do PDM que já está na sua fase final. Tudo isto está alinhado. Com esta visão, bem projetada, não pode haver preocupações, uma vez que tudo está a ser feito com rigor com as maiores preocupações de transparência e de defesa do interesse público. Nós não pretendemos dar nada a ninguém, estes terrenos custaram-nos dinheiro. Nós mandamos avaliar os terrenos, por uma entidade certificada, e depois os nossos próprios serviços avaliaram tudo isto, não chegou nada aqui de pára-quedas. As avaliações foram feitas por quem de direito. Isto é uma análise puramente técnica", afirmou, apresentando outros exemplos do passado como contexto: "Não somos de candidaturas nem de clube nenhum, somos uma Câmara Municipal, com as coisas de decorrer no seu curso normal e natural. Mesmo relativamente aos valores posso dizer a esta Assembleia Municipal que comprámos, não estes 14 hectares, mas cerca de 71 hectares, em 2003 por 11,3 euros, por m2. Foi quanto custou cada metro quadrado nesta área. Portanto, estamos a vender por mais do dobro. Depois, a título de exemplo, compramos a 12 de maio de 2023, compramos, na Quinta do Mosteiro, em Moreira da Maia, 28.780 m2 por 720 mil euros, o que dá um valor de 25,01 euros por m2. Na mesma área, em 2020, comprámos ao BCP 64.477 m2 por 420 mil euros, a 6,51 euros o m2. Não vejo onde esteja a dúvida dos valores."
O edil lembrou ainda que o projeto urbanístico do Parque Metropolitano da Maia foi realizado por Manuel Salgado: "Este projeto, atendendo à sua magnitude, engloba 380 hectares, é do tamanho do parque da Expo, que deu lugar ao Parque das Nações e é hoje uma freguesia em Lisboa. Este espaço foi mandado estudar por este executivo, por um grande arquiteto português, Manuel Salgado, um grande urbanista que foi vereador da CM Lisboa pelo PS."
Por José Miguel MachadoMédio assistiu para dois dos três golos do extremo. E o polaco também já deu um golo a marcar ao dinamarquês. Jovens dão frutos
Médio do FC Porto compareceu, nesta segunda-feira, no Quartel do Viso, no Porto
Central convocado para defrontar a Turquia, no dia 31 deste mês
Turco Atakan Karazor assume que a vitória frente ao RB Leipzig, para o campeonato, deu moral à equipa
Adeptos do Valerenga deixaram este domingo mensagem de contestação contra a federação e o emblema de Bodo
Em comunicado, organismo que tutela o futebol europeu diz que AFA rejeitou as três propostas alternativas apresentadas
Antigo jogador do FC Porto foi alvo de mais de 50 queixas entre 2019 e 2023
Através de uma publicação nas redes sociais
Encontro será disputado no estádio de la Cerámica, em Villarreal, durante a próxima pausa internacional, entre 23 e 31 de março
Gigantes turcos vão avançar pelo avançado polaco do Barcelona