Já era público que Pinto da Costa e Pepe tinham acordado a renovação do contrato do ex-defesa central por mais um ano, mas que o mesmo só seria registado no caso de o ex-presidente ganhar a eleições do FC Porto, realizadas no passado dia 27 de abril.
André Villas-Boas levou a melhor nas urnas e Pepe entendeu colocar um ponto final na carreira, apesar de sentir que ainda tinha condições para jogar por mais um ano.
Ora, na entrevista que deu à TVI e cuja primeira parte foi para o ar na noite de ontem, Pinto da Costa recordou esse episódio e aquele canal exibiu parte do documento que confirma esse acordo. Foi, por exemplo, mostrado que Pepe iria ganhar 129.583 euros liquidos por mês, num acordo que teria início a 1 de julho de 2024 e ficaria concluído a 30 de junho de 2025.
Até ao fim desse contrato, Pepe iria encaixar 1,554.996 euros, o que representaria um encargo na ordem dos 3 M€ para o FC Porto. Em suma, o ex-central manteria as condições que auferia em 2023/24 e, já na altura, não estava no pódio dos jogadores mais bem pagos do plantel azul e branco. Pepe era o 4.º classificado desse ranking, a par de outro colega.
"Tenho um contrato assinado com o Pepe para ele jogar por mais uma temporada. Eu tenho uma cópia e o Pepe tem o duplicado. Tenho fotografias dele a assinar. E, então, ele diz-me o seguinte: 'Eu assino. Se o presidente ganhar as eleições mete o contrato e eu jogo. Se não ganhar, eu acabo a minha carreira'", explicou Pinto da Costa.
Na época passada, Pepe participou em 34 dos 52 jogos realizados pelo FC Porto e a última vez que vestiu de azul e branco foi frente ao Casa Pia, no jogo imediatamente anterior ao do dia das eleições. Ainda assim foi convocado para o Campeonato da Europa e despediu-se após 120 minutos de grande nível contra a França.
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Lateral-esquerdo viaja para o Cairo no domingo
Avançado deverá optar por ser intervencionado na Holanda. Estrutura portista sente que merece a ampliação do vínculo por mais um ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana