Os sinais de que este FC Porto está uns furos abaixo das equipas portistas de André Villas-Boas e Vítor Pereira foram novamente ativados este domingo, com a derrota dos dragões no clássico com o Benfica, algo que, para o campeonato, não acontecia desde dezembro de 2009.
Esta temporada, os campeões nacionais já sofreram duas derrotas na principal prova a nível interno, quando nas três últimas épocas apenas perderam por uma vez... em todo esse período (2011/12, frente ao Gil Vicente, sendo que nas restantes temporadas terminaram invictos). Contratempos decisivos para que os dragões terminem a primeira volta no 3.º lugar, um posto certamente estranho para o tricampeão - não acaba um campeonato no último lugar no pódio desde... 2009/10.
Nessa época, o FC Porto terminou com quatro desaires, três deles na primeira volta (Sp. Braga, Marítimo e Benfica). Em 2013/14, para além da derrota na Luz os portistas caíram igualmente em Coimbra, diante da Académica. A isso somam-se três empates, o que significa que a formação de Paulo Fonseca não venceu um terço dos 15 encontros da primeira volta...
Dificuldades a sul
O FC Porto realizou o seu 6.º encontro de Coimbra para baixo, contabilizando todas as provas nacionais. E o registo não é famoso. Os números dos seis jogos já disputados tanto no Centro como no Sul de Portugal revelam os obstáculos que os tricampeões têm enfrentado: uma vitória apenas, na 1.ª jornada da Liga, em Setúbal, à qual sucederam três empates e duas derrotas.
A realidade atual não encontra paralelo nas campanhas mais recentes, nem sequer na época de estreia de Vítor Pereira ou a última de Jesualdo Ferreira, manifestamente as mais infelizes neste capítulo, com duas derrotas e outros tantos empates.