Sérgio Conceição elogiou o Liverpool mas salientou que não falta motivação ao FC Porto para inverter a eliminatória e passar às meias-finais da Liga dos Campeões. O treinador do FC Porto sublinhou a necessidade de a equipa ser equilibrada.
Elogios ao Liverpool
"É uma equipa muito forte nas saídas rápidas para o ataque. É preciso esse equilíbrio no processo ofensivo que vai ser fundamental para não sofrermos golos. O adversário tem uma dinâmica coletiva muito interessante, uma equipa forte com constantes trocas posicionais e soluções que dão ao homem da bola. O controlo desse espaço vai ser fundamental. E depois sermos eficazes. Aproveitar as ocasiões, o que não aconteceu há uma semana."
Noite épica?
"Quando era jogador, respeitava o que me diziam e dava o máximo para que o caminho que o treinador me mostrou fosse percorrido da melhor forma. Aqui a equipa técnica mostra o caminho, a estratégia de jogo, como posicionar-nos… tudo isso trabalhamos, depois cabe aos jogadores interpretar, são eles os obreiros de tudo o que de bom tem acontecido. É assim em todo o lado. Os treinadores treinam a estratégia para o jogo, quem a executa são os jogadores. Não posso ir lá para dentro meter a bola na baliza. Se os jogadores não fazem mais, não é porque não querem, é porque às vezes a bola bate no poste."
Motivação
"Baseamo-nos na qualidade dos jogadores que tenho, na grande ambição que têm em cada jogo. A nível emocional, de motivação, não há maior do que disputar os 'quartos' de uma Champions e poder fazer uma reviravolta histórica. A prova por si só já dá essa motivação a este grupo, que não precisa dela."
Liverpool tem o melhor futebol na Europa?
"É uma equipa que vai muito ao encontro do que penso que é o futebol. Gosto da dinâmica, do modelo de jogo, da forma como jogam e como estão com e sem bola. Na minha opinião, em muitos desses momentos é talvez a melhor equipa do Mundo."
Palavra aos adeptos do Liverpool
"Gostava de dar uma palavra a todos os adeptos de futebol, que gostam de futebol, e em especial aos do Liverpool porque fez ontem 30 anos de uma tragédia, um momento negro no futebol. Comparar isto a qualquer jogo é incomparável."
Receita
"Temos de ser uma equipa forte no plano defensivo e ofensivo, equilibrada, focada, fazer um jogo como já fizemos alguns, jogos de referência, como o Leipzig o ano passado em casa e este ano com a Roma nos 'oitavos'. Se estivermos a esse nível vamos criar dificuldades ao Liverpool e ter uma palavra a dizer nesta eliminatória."
Que tipo de resposta tem visto de Brahimi?
"Durante o jogo exatamente igual. Antes do jogo um bocadinho mais de azia, mas isso é normal. Faz parte do que são os grupos de trabalho. Não gostava de ver era um jogador que ficasse de fora a sorrir. Tem dado uma resposta fantástica, sente a profissão e gosto desse tipo de jogadores, com uma grande vontade de cada dia ser melhor do que foi ontem. Depois o estado de espírito não cria qualquer atrito no balneário, antes pelo contrário. É de louvar."
Por Luís Miroto SimõesSeleção dos jogdores do FC Porto em 2.º lugar no grupo com os mesmos pontos da Holanda
Brasileiro está encantado com a fase que vive no FC Porto, mas promete mais
Okan Buruk assumiu que o guarda-redes português esteve na agenda dos turcos
Já Eustáquio realizou tratamento e treino de recuperação após ter regressado da seleção canadiana com problema no joelho esquerdo
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995