Sérgio Conceição 'convocado' para a... turma dos óculos
A turma dos arranjou um improvável novo membro #TaçadePortugal pic.twitter.com/YTjU3KFpws
Dragões bateram o Sporting por 2-1
A turma dos arranjou um improvável novo membro #TaçadePortugal pic.twitter.com/YTjU3KFpws
Após a habitual paragem no Santuário de Fátima, Sérgio Conceição fez um curta declaração à comunicação social que acompanha a viagem do autocarro do FC Porto de regresso à cidade Invicta após a conquista da Taça de Portugal: "Somos uns privilegiados pelo que temos, quem tem saúde tem tudo. Temos de agradecer", começou por dizer o técnico portista, que de seguida foi confrontado com uma questão: "Se gostaria de voltar aqui com o FC Porto? [Risos] Um abraço a todos."
"É o jogo mais importante da minha carreira e estou muito feliz. É um prémio muito importante. Esta é a minha primeira época aqui e não sabia a importância que tinha este jogo. É uma festa incrível para todo o futebol português e poder ganhar aqui, contra o Sporting, que foi a melhor equipa no campeonato, é muito especial."
Sérgio Conceição
Ele tem contrato e espero que fique, porque é um grande treinador e, pessoalmente, ajudou-me a crescer imenso como jogador e como pessoa. Estarei sempre muito agradecido por esta época ao Sérgio.
Foi uma época difícil para mim, mas é importante para um jogador jovem como eu. Cresci muito esta época e estou muito feliz por isso.
Próxima época
Queremos ganhar o primeiro jogo que vai ser contra o Sporting na Supertaça. Depois temos que dar o máximo na Liga, porque, como disse após o jogo com o Casa Pia, somos a melhor equipa e temos que demonstrá-lo em todos os jogos.
O que guarda mais de Sérgio Conceição caso ele saia?
É um treinador muito importante para o FC Porto. Foi muito importante para eu crescer, exigiu muito desde o primeiro dia e isso é importante para um jogador jovem.
Que jogador do FC Porto mais te surpreendeu?
Há muita qualidade aqui. Podia falar de Evanilson, Pepê, Galeno, os brasileiros jogam muito, mas talvez tenha de falar com o Pepe, porque é incrível que com 41 anos jogue assim. Espero chegar aos 41 anos a conseguir jogar futebol profissional. Estive no Barcelona e o nível do FC Porto não fica a dever em nada ao Barcelona. Tem um grande plantel e jogadores que jogam muito.
Sérgio Conceição abordou em conferência de imprensa a expulsão na final da Taça de Portugal, considerando que foi exagerada a decisão de Fábio Veríssimo.
Algumas dezenas de adeptos do FC Porto juntaram-se na Avenida dos Aliados, o habitual palco de celebração portista, para assinalar a conquista da Taça de Portugal.
(Falou abraçado à avó): Para mim é o mais especial poder partilhar estes momentos com as pessoas que eu mais gosto. Não há explicação para isto. Nem nos meus melhores sonhos, imaginava poder viver estas coisas junto das pessoas que mais amo. Mais do que ganhar é sentir o apoio dele nos momentos mais difíceis e nos melhores. São as pessoas a quem devo tudo.
Título
Muito importante, por tudo o que passámos, por todo o processo que tivemos de ultrapassar. É um troféu especial, porque foi o último jogo da época e tem muitos aspetos especiais para nós enquanto clube. É um bom prognóstico para aquilo que vem para o próximo ano, porque temos muito para ganhar.
Isto é algo que só mesmo nos meus melhores sonhos. Vivi muitas finais ali nas bancadas e hoje estar no relvado foi muito especial. Tornou-se ainda mais especial e inesquecível com a conquista. Sinto-me completamente realizado.
Trabalhamos muito. Sabíamos os pontos que queriam explorar, já os tínhamos defrontado duas vezes e sabíamos dos pontos fortes. Estávamos avisados para isso mesmo, trabalhámos bastante no que eles poderiam fazer e ficou mais fácil com o plano que traçámos. Felizmente saímos vencedores.
Importância do título para a próxima época
Todos os títulos são importantes no FC Porto. Jogamos sempre para ganhar e por isso os títulos são sempre um objetivo. Acabar bem a época, para agora descansar, boa sorte para quem vai para as seleções, o restante pessoal é descansar e revitalizar a mente, porque teremos uma Supertaça para conquistar.
Temporada de afirmação, o que espera da próxima?
Espero dar continuidade. Foram muitos anos de trabalho para ter um dia como este, uma conquista do título com o meu clube do coração, que era um grande sonho e acho que ainda não estou bem em mim.
É a minha primeira vez aqui, sem dúvida que é um dia muito especial, a festa da Taça, ainda melhor porque a conseguimos conquistar, que era o mais importante. É um dia que vai ficar marcado na minha vida.
Adeptos
São o 12º jogador. O ambiente estava fantástico e ainda bem que lhe conseguimos dar esta vitória e a Taça.
Transição para a equipa principal
Foi importante. Passar da equipa B para a A é reconhecimento de mérito e fico muito feliz por ter sido aposta de Sérgio Conceição.
É um orgulho grande ganhar o primeiro título no clube do coração. Agora é aproveitar
Afirmação na próxima época
Não sabemos. Esperemos que sim. Só o futuro dirá
Primeiro título
Significa muito, primeiro título de sempre. Nunca ganhei na formação e estou muito feliz.
Importância da conquista
Obviamente todos os títulos são importantes. Como disse o Nico, o campeonato não foi muito bom, tivemos muitos deslizes, mas soubemos dar a volta e ganhámos esta final
Adaptação ao futebol português
Com a qualidade dos jogadores, torna-se tudo mais fácil. Tenho companheiros de muita qualidade e isso ajuda a adaptarmo-nos muito mais rápido
Opinião sobre Nico
É um jogador muito bom e muito bom companheiro. Admiro muito a sua qualidade e a sua entrega. Vejo como treina e é incrível. É um grande profissional e no campo mostra em todos os jogos como é.
Primeiro título
Estou muito feliz, é o meu primeiro título. Levo três anos de futebol profissional e trabalho muito para conquistar títulos. Estou muito feliz
Memória do percurso até ao título
Lembrava sobretudo ao ganhar o jogo e o título é toda esta época que não foi fácil para ninguém na equipa, especialmente para mim. Teve momentos bons e outros nem tanto. Tem mais valor ainda
Aposta ganha
No campeonato devemos fazer uma época melhor, mas no resto acho que estivemos bem. Na Champions e na Taça. O objetivo da próxima época tem de ser ganhar o campeonato. Já falei depois do Casa Pia que somos a melhor equipa de Portugal e temos de demonstrá-lo.
Ficou provado?
Acho que fomos melhores do que o Sporting, neste jogo merecemos ganhar
Opinião sobre Alan Varela:
Para mim, o Alan é um jogador top. Sabes que quando lhe dás a bola não a vai perder, vai jogar bem. Tem muita garra, muito trabalho, é um grandíssimo jogador e estou seguro de que vai ser muito importante para o FC Porto e para a Argentina
"Estávamos a precisar. Sabíamos que tinha sido uma época complicada, apesar de termos feito uma boa prestação na Liga dos Campeões e termos tido resultados interessantes no campeonato, precisávamos desta vitória para suavizar o que foi a época. Trabalhámos para isso, contra um adversário extremamente forte, que neste momento é o campeão nacional, mas penso que fomos superiores. Fomos superiores durante grandes momentos das épocas, mas pecámos em vários momentos e por isso ficámos no lugar que ficámos, mas estou feliz por terminar a época com a Taça."
Conquista importante para o futuro?
"Vamos ter uma Supertaça com o Sporting e aqui demonstramos que fomos e acredito que somos mais fortes que o Sporting e isto dá-nos confiança para começar a próxima época com a Supertaça, que é o que queremos, tentando igualar o que foi a época anterior, com três taças, juntando a isso o campeonato. É muito difícil, mas o FC Porto luta por todos os títulos."
Homenagem dos colegas
"Passo mais tempo com eles do que com a minha família. Tinha um apoio super forte em casa e o nascimento da minha filha também me deu muita força. Os meus colegas deram-me muita força, passo muito tempo com ele e o futebol é o que me leva para a frente. A partir do momento em que a família está bem, foquei-me em dar o máximo, em tentar terminar a época o melhor possível, ganhar esta Taça. "
"Uma palavra para o Franco, Jorge, Iván Jaime e para o Toni, porque ponderei muito, nunca o fiz, fi-lo pela primeira vez na carreira e custou-me muito e disse-o ainda hoje aos jogadores, mas tinha de ser porque eu vejo a equipa sempre, mas que tínhamos de dar um sinal forte. O Franco, o Iván e o Toni tiveram sempre um respeito máximo por mim e pelo FC Porto. Foram opções que eu tinha de tomar porque chamar os jogadores da equipa B, que não iam ser convocados, e perante algum mau humor tomei essa decisão".
"Sou a mesma pessoa, com o mesmo brilho que tinha quando cheguei ao FC Porto. Sete anos maravilhosos no meio de muita dificuldade, este foi o ano mais difícil, com um grupo muito jovem. Todos os anos vamos perdendo alguma daquela qualidade, o que eu acho normal, se o planeamento pode ser feito de outra forma? Sim. Mas para um grupo que não faz parte dos top da Europa, é normal. Foi tudo fruto de muita dedicação e paixão. Queria ter ganho mais, mas fomos sempre muito competitivos. Trouxémos isso de volta ao clube. Vínhamos de quatro anos em que não tínhamos ganho nada. Não foi fácil. Uma palavra também para a minha equipa técnica, que tem muito valor. Agora, com muita tranquilidade, voltar ao Porto. Na minha cabeça está muito claro o que eu vou fazer. Na próxima semana saberão a minha decisão."
Tudo em si é cansaço?
"Quando se é apaixonado pelo que se faz, independentemente do cansaço e do desgaste, a paixão é capaz de superar. A minha família pagou muito daquilo que foi a minha ausência. Uma caminhada que não foi nada fácil. Ainda hoje, acabo por não fechar esta época junto da equipa como gosto de estar. Isto também cansa. Ouvir o nosso nome todos os dias, e não pelos melhores motivos, não é fácil. Para mim, que já tenho uma carapaça... agora para a minha família é mais difícil."
Eleição para treinador
"Importante é ver a forma como eu olho para os adeptos. Vejo sempre uns adeptos apaixonados, com uma exigência incrível por títulos. E eu cresci nessa exigência e paixão, com sentimentos muito marcados pelo que é o respeito, a exigência e a gratidão. Para muita gente não foi eticamente correto eu assinar a renovação a dois dias da eleição. O Ivo, na sua questão, está a dar a resposta. Se eu era o treinador dos três candidatos, por que não? Queria dar essa imagem para o povo. Era dar força para um dos candidatos. Mas para mim foi importante. Se um dia o presidente me deixar partilhar muito do que foi dito naquela hora e meia de conversa que eu tive com ele naquela sala, as pessoas metem a viola no saco como se costuma dizer porque acredito que quem tem esses valores de paixão e gratidão entende que não podia abandonar assim o barco. Nunca serei um entrave para o FC Porto. Nunca estive agarrado a nada nem nunca estarei. Sou de família muito humilde e com esses valores bem vincados."
Vitória:
É uma grande vitória para a massa associativa do FC Porto, para quem trabalha diariamente no FC Porto. É uma vitória indiscutível, onde o FC Porto mostrou toda a sua força. Jogou sempre bem e é uma vitória que muito nos orgulha por ser uma vitória de despedida do presidente Pinto da Costa. Agradecimento especial a ele, por tudo o que representa para todos nós. Que seja o arranque de uma nova era igualmente vitoriosa, que é o que pretendemos.
Pinto da Costa
Nasci um pouco antes de começar a presidência de Pinto da Costa e partir de quando começo a ganhar memórias só me lembro de um FC Porto vencedor, que foi ele que construiu. Foi um abraço sentido de agradecimento, não de despedida, porque estará sempre connosco
Próxima época:
São muitos desafios pela frente que tentaremos ultrapassar. Em primeiro lugar é preciso construir equipas competitivas que permitam conquistar o campeonato. Depois organizar o clube, estruturá-lo e levá-lo para a sua sustentabilidade
Sensações
Dia muito feliz para todos nós. Foi uma época difícil e acabar a ganhar este título ao campeão nacional tem um gosto maior. Estamos felizes por acabar a época em grande. Agora é descansar para depois preparar a próxima
Título:
Muito importante. A partir do momento em que sabíamos que não tínhamos hipóteses de ser campeões, que era o primeiro objetivo, sabíamos que tínhamos a Taça e íamos fazer tudo para a conquistar.
Primeiro título
"O primeiro título pela equipa A significa muito. Vai ficar marcado para a vida toda e espero ganhar muitos mais"
Presença no Jamor
"Foi incrível, os adeptos todos a vibrar, nós também. É uma sensação única"
Presenças na Equipa A
"Gosto do apoio dos adeptos, quero sentir que querem que jogue mais vezes a titular e quero seguir esse caminho para subir na carreira"
Evolução
"O objetivo principal é tentar evoluir mais um bocado"
Título
"É sempre bom conquistar títulos pelo clube. Estou muito feliz"
Época difícil
"Não há que esconder, quando o FC Porto não ganha o campeonato é sempre uma temporada não tão boa. A equipa foi feita para ganhar. Este título é o último da época e tem um significado especial. Conta tanto como os outros. O importante foi feito, ganhámos e agora é festejar. Espero, como portista, que seja o início já da próxima época"
Época
"Foi uma época difícil para mim, aconteceu. Agora tenho de olhar para a frente."
Título
"Muito orgulho com este título. Acabámos bem. Importante para pensarmos na próxima época"
Recuperação
"Chame o Nélson Puga, pergunta-lhe a ele. Não sei nada da recuperação, só sei que estou melhor"
"Foi uma final bem disputada. Ficámos com mais um jogador, mas se isso às vezes até é mais difícil porque o Sporting fechou-se mais e procurou as transições e as bolas paradas. Fomos bastante competentes e a vitória peca só por escassa, porque com mais calma podíamos ter feito mais golos e conseguir uma vitória mais tranquila. Sabe sempre bem, é mais um título e agora é descansar bem e preparar, daqui a mês e meio, a próxima temporada."
"Neste clube é sempre importante vencer. Temos perfeita noção que a época não correu como nós queríamos, como merecíamos, mas temos de olhar para nós, para o que podemos fazer mais, a nível individual e coletivo, e trabalhar para voltar a conquistar o campeonato o mais rápido possível. Queremos vencer, estamos habituados a vencer e queremos continuar a cultivar essa cultura."
"É um sentimento agridoce, porque provámos hoje que somos a melhor equipa, contra o campeão nacional. A época não foi como queríamos, mas houve muita coisa que não ajudou. Pelo trabalho, merecemos esta Taça para melhorar a época."
"Este clube vive de títulos e este dá-nos uma alegria que necessitávamos. Estes são os melhores adeptos do mundo e fazemos tudo por nós, pelo clube e pelos adeptos sempre."
Melhor forma de terminar a época?
"Sem dúvida. Pelo que a gente passou desde o início, pecámos em muitos jogos e isso acabou por nos prejudicar durante a época. Merecíamos acabar com um título, pelo trabalho que fizemos durante a época, pela união que construímos, apesar das muitas coisas que aconteceram."
Importância da Taça para a próxima época?
"É muito importante, porque o FC Porto vive de títulos e isto dá muito força para nós."
Fechar a época a ganhar
"Muito feliz. É muito gratificante. Desde que cheguei o grupo tem-me apoiado bem. Pelo trabalho que fizemos merecíamos um título. Tive a felicidade de ver esse estádio cheio com os adeptos a puxarem pelas equipas. Foi um grande jogo"
Título
"Que seja o primeiro de muitos. Vai ficar marcado na minha carreira para sempre. Tive de mudar o meu jeito de jogar e tive de mudar rápido. Aprendi muito com o Pepe, com o míster sempre a ajudar. Só tenho a agradecer e isso para mim foi muito gratificante."
Família
"É importante ter a minha família aqui. Morava longe da família desde os 14 anos e quando vim para aqui e tive oportunidades de os trazer não pensei duas vezes."
"Estou muito feliz por acabar a época com esse título. Foi uma época difícil, tivemos altos e baixos, mas o mais importante é acabar com este título"
Sérgio Conceição:
"Não sabemos de nada, o que queremos é que fique. É um grande treinador, eu falo por mim. Desde a minha chegada evoluí muito com ele. Sou muito grato a ele por tudo o que fez por nós. Todo o plantel espera que ele continue"
Convencer o técnico
"É com o pessoal da direção e o com o míster. Temos de esperar"
"Significou muito porque lutámos todos os dias por este clube para conquistar títulos. Aqui está a recompensa por tudo o que fizemos durante o ano, mesmo não correndo como queríamos. Demos a volta e acabámos em grande. Fomos justos vencedores."
Época tumultuosa
"Foi difícil para nós porque nós, que sentimos o clube, sabemos que passou momentos difíceis. Cabe-nos não baixar a guarda e tentar todos os dias trabalhar por este clube. Acabámos a época com esta conquista da Taça, que é muito saborosa."
Futuro do pai:
"Não sei como vai ser o futuro, nem ele me disse. Disse-me para me concentrar no trabalho e fazer o que sei. Tenho muito orgulho nele"
Desejo pessoal para o futuro de Sérgio Conceição:
"Enquanto jogador do FC Porto quero que os melhores fiquem. Sei que é um grande treinador e gostava que continuássemos a ganhar e com ele estamos mais perto. Mas só ele sabe o futuro dele"
"Mesmo não sendo um grande campeonato, fechar com título é importante. Fizemos uma grande competição e merecemos esse título. Fico feliz por isso"
Golo numa final. O 'nunca' já morreu?
"Já morreu. Ainda mais num clássico. Fico feliz por ter ajudado a equipa a sair com o título"
Penálti que deu a reviravolta:
"Só ter conseguido o penálti e ter dado a remontada, já fico feliz. Mesmo estando com o ombro todo enjeitado"
Coisas a retirar da época:
"Temos de tirar muita coisa boa desta época. Podemos tirar muita coisa boa, da Taça de Portugal fizemos uma competição muito boa. No campeonato e Champions tivemos jogos excelentes. Agora temos de relaxar, quem for de férias, procurar o que temos de melhorar para que possamos fazer uma grande temporada em 2024/25."
Vitória sobre o Sporting:
"Num clássico é sempre melhor. Fico feliz por ter marcado e pelo título. Sabíamos da dificuldade, o Sporting é uma grande equipa e fico feliz por isto."
Adeptos e festejo:
"Deu para ver que encheram o estádio, apoiaram até ao fim e isso ajudou bastante."
Dedicatória aos presidentes:
"Dedicamos para os dois presidentes. É muito importante para os dois."
Seleção do Brasil:
"Ir à seleção é um sonho de criança. Sempre quis vestir a amarelinha. Fico feliz por ter sido convocado e vou aproveitar no máximo."
"Muita alegria e sobretudo quero felicitar a equipa, os jogadores, o plantel, equipa técnica e médicas e Pinto da Costa. Para mim, que seja o início de muitas, de um longo percurso no FC Porto e de sucesso"
Análise do jogo
"Foi um jogo bem conseguido do FC Porto, uma vitória com todo o mérito. Ganhou o melhor"
Estar na tribuna com Pinto da Costa
"Muita emoção. É um sentimento de alegria enorme. Sofre-se de forma diferente enquanto presidente, mas o objetivo foi atingido."
O que esperar do novo FC Porto
"Continuar a vencer, que é o mais importante e um FC Porto novo, organizado, com uma nova equipa. Mas jamais esqueceremos o ADN"
Futuro de Sérgio Conceição
"Vamos ver. Cada coisa na sua altura. Hoje é dia de celebrar"
Sérgio Conceição deixa o Jamor com a conquista da Taça de Portugal e muito emocionado, após um jogo em que foi expulso. Aliás, o técnico começou a sua intervenção junto da comunicação social explicando tudo o que aconteceu no momento em que viu o cartão vermelho junto à linha lateral após o choque entre Evanilson e Diogo Pinto na área do Sporting.
Jogo e título
"É uma honra estar aqui, ser parte deste grupo por quatro anos. Foi incrível, foi fantástico. Tive muito boas memórias com o FC Porto. Hoje foi incrível, marquei, ganhámos. O mais importante é sempre ganhar. Jogámos para os adeptos, jogámos pelo clube e conseguimos o título. É uma honra"
Época menos boa
"Este ano tive a Taça da Ásia e a minha cabeça estava lá. Era o meu país e não pude jogar tão bem pelo FC Porto. Tentei sempre o meu melhor. Peço desculpa aos adeptos. Fiz o que pude. Foi um período difícil para o FC Porto e para mim, porque queria ajudar. Falou-se muito das coisas à volta do futebol. Fiz o melhor que pude. Peço desculpa por esta época, sei que os adeptos queriam que fizesse mais pela equipa. Peço desculpa por isso"
Palavras aos adeptos:
"Boa sorte para todos. Sou um super dragão daqui para a frente, como sempre fui."
Especialistas em arbitragem de Record, Marco Ferreira e Jorge Faustino, avaliam desempenho de Anzhony Rodrigues e seus pares
Gabri Veiga foi a figura maior do triunfo por 3-0 em Vila do Conde
Médio do FC Porto realça importância das bolas paradas e considera que ainda há margem para crescer
As declarações do treinador do FC Porto após a vitória sobre o Rio Ave, em Vila do Conde
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Emblema mexicano exigiu ser ressarcido por "danos e prejuízos causados à instituição"
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais